‘Co­reia do Nor­te se­rá des­truí­da se ame­a­ça con­ti­nu­ar’

O Diario do Norte do Parana - - EGCEORNAOLMIA - Agên­cia Bra­sil ge­ral@odi­a­rio.com

O pre­si­den­te Do­nald Trump dis­se on­tem, em seu pri­mei­ro dis­cur­so na As­sem­bleia Ge­ral da ONU. que se o re­gi­me de Py­non­gang não de­sis­tir de seu pro­gra­ma nu­cle­ar os Es­ta­dos Uni­dos não te­rão ou­tra es­co­lha a não ser “des­truir to­tal­men­te a Co­reia do Nor­te. Te­mos pa­ci­ên­cia, mas não te­mos ou­tra op­ção”, afir­mou.

Trump cha­mou o re­gi­me de Kim Jong-Un de “de­pra­va­do e res­pon­sá­vel pe­la mor­te, opres­são, tor­tu­ra e pri­são de mui­tos ci­da­dãos do país”. E afir­mou que a bus­ca da Co­reia do Nor­te por ar­ma­men­to nu­cle­ar é ir­res­pon­sá­vel e ame­a­ça o mun­do in­tei­ro com uma per­da “im­pen­sá­vel da vi­da hu­ma­na”. Ele dis­se que o lí­der nor­te-co­re­a­no es­tá em uma mis­são sui­ci­da pa­ra si mes­mo e o seu re­gi­me.

“Es­ta­mos dis­pos­tos e pre­pa­ra­dos pa­ra to­mar uma ação mi­li­tar, mas es­pe­ra­mos que is­so não se­ja ne­ces­sá­rio”, fri­sou Trump, ob­ser­va­do de per­to pe­lo re­pre­sen­tan­te nor­te-co­re­a­no, que acom­pa­nhou o dis­cur­so na pri­mei­ra fi­la, por cau­sa do sor­teio de lu­ga­res re­a­li­za­do pe­la or­ga­ni­za­ção dos de­ba­tes.

Trump tam­bém pe­diu que as Na­ções Uni­das pres­si­o­nem os paí­ses que fi­nan­ci­am a Co­reia do Nor­te pa­ra in­ter­rom­per os fi­nan­ci­a­men­tos que es­tão ali­men­tan­do o pro­gra­ma nu­cle­ar do país. Des­de que o mag­na­ta re­pu­bli­ca­no che­gou ao po­der, há oi­to me­ses, as ten­sões en­tre os Es­ta­dos Uni­dos e a Co­reia do Nor­te tem au­men­ta­do e Kim Jong Un e Trump têm tro­ca­do ame­a­ças em um tom ca­da vez mais agres­si­vo.

No mês pas­sa­do, o lí­der ame­ri­ca­no ame­a­çou de­sen­ca­de­ar um “fo­go e fú­ria co­mo o mun­do nun­ca viu” se a Co­reia do Nor­te não pa­ras­se de ame­a­çar o país. Dis­cur­so que, lon­ge de in­ti­mi­dar, pa­re­ce ter ser­vi­do de com­bus­tí­vel pa­ra Kim Jong Un: de­pois dis­so fo­ram fei­tos pe­lo me­nos qua­tro tes­tes com mís­seis, um de­les com uma bom­ba de hi­dro­gê­nio no co­me­ço de se­tem­bro, con­si­de­ra­da a mais po­de­ro­sa tes­ta­da até ago­ra pe­lo re­gi­me nor­te-co­re­a­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.