Se­tor au­to­mo­ti­vo de­ve cres­cer mais em 2018

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA GERAL - Agên­cia Es­ta­do eco­no­mia@odi­a­rio.com

An­fa­vea pro­je­ta que a in­dús­tria au­to­mo­bi­lís­ti­ca cres­ce­rá no pró­xi­mo ano aci­ma dos 7,3% que são es­ti­ma­dos pa­ra 2017

Que­da dos ju­ros e do de­sem­pre­go jus­ti­fi­cam oti­mis­mo

A in­dús­tria au­to­mo­bi­lís­ti­ca es­tá em re­cu­pe­ra­ção e vai ace­le­rar o rit­mo de cres­ci­men­to no ano que vem, es­ti­mou on­tem, An­to­nio Me­ga­le, pre­si­den­te da An­fa­vea, en­ti­da­de que abri­ga as mon­ta­do­ras ins­ta­la­das no País. Ele evi­tou an­te­ci­par nú­me­ros so­bre o de­sem­pe­nho do se­tor em 2018, o que só de­ve ser fei­to pe­la An­fa­vea em ja­nei­ro. Mas dis­se que o cres­ci­men­to do mer­ca­do de­ve­rá ser su­pe­ri­or ao des­te ano, quan­do as pre­vi­sões da en­ti­da­de apon­tam a um avan­ço de 7,3% das ven­das de veí­cu­los.

Re­ve­lan­do con­fi­an­ça num au­men­to dos em­pla­ca­men­tos su­pe­ri­or a 10%, o exe­cu­ti­vo as­si­na­lou que a ten­dên­cia é que o se­tor vol­te a se apro­xi­mar de ní­veis pró­xi­mos de dois dí­gi­tos de cres­ci­men­to no pró­xi­mo ano.

Me­ga­le ci­tou in­di­ca­do­res econô­mi­cos co­mo a que­da dos ju­ros, a re­du­ção do de­sem­pre­go e o fim da re­ces­são ao jus­ti­fi­car sua vi­são de que o pi­or mo­men­to da cri­se fi­cou pa­ra trás. “To­dos es­ses in­di­ca­do­res es­tão nos dan­do a con­fi­an­ça de que a re­to­ma­da co­me­çou e que o fim da cri­se es­tá pró­xi­mo”, co­men­tou o pre­si­den­te da An­fa­vea.

Ele dis­se que es­tá che­gan­do o mo­men­to de re­no­va­ção da fro­ta de car­ros co­mer­ci­a­li­za­dos em 2013, quan­do os brasileiros com­pra­ram mais de 3,7 mi­lhões de veí­cu­los - 68% a mais do que o pre­vis­to a es­te ano - e ob­ser­vou que a eco­no­mia vem se des­co­lan­do da po­lí­ti­ca, de for­ma que as elei­ções de 2018 não de­vem con­ta­mi­nar o am­bi­en­te de ne­gó­ci­os.

Se­gun­do ele, a pro­du­ção, em­ba­la­da não só pe­la re­cu­pe­ra­ção do con­su­mo in­ter­no, mas tam­bém pe­las ex­por­ta­ções, de­ve ul­tra­pas­sar a mar­ca de 3 mi­lhões de veí­cu­los em um ou dois anos, saindo de 2,7 mi­lhões de uni­da­des pre­vis­tas pa­ra 2017. Es­sa re­to­ma­da de ati­vi­da­de vai aju­dar o se­tor a usar me­lhor sua ca­pa­ci­da­de ins­ta­la­da, que mos­tra oci­o­si­da­de ao re­dor de 50%. Me­ga­le dis­se que as mon­ta­do­ras de­vem vol­tar a apre­sen­tar aber­tu­ra de no­vas va­gas de tra­ba­lho nes­te mês, após fe­char agos­to com a cri­a­ção de 1,1 mil pos­tos de tra­ba­lho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.