O Diario do Norte do Parana - - CULTURA -

A re­por­ta­gem “Au­to­ma­ção agrí­co­la pa­ra to­dos é o de­sa­fio” foi pu­bli­ca­da em O Diá­rio dia 15 de agos­to. Na épo­ca, os alu­nos e pro­fes­so­res do pro­je­to “Se­me­an­do o Fu­tu­ro”, de São Jor­ge do Ivaí, dis­cu­ti­ram a re­vo­lu­ção in­dus­tri­al no Bra­sil e seu im­pac­to no meio am­bi­en­te.

A pro­fes­so­ra Nai­ra Na­ti­e­li de Araú­jo No­vel­lo ori­en­tou os alu­nos a pen­sa­rem so­bre o im­pac­to de su­as ações so­bre o ecos­sis­te­ma e uti­li­zou a re­por­ta­gem em sa­la de au­la pa­ra es­ti­mu­lar o de­ba­te so­bre o as­sun­to.

O alu­no Sa­mu­el Luciano dos San­tos, 11 anos, co­men­tou a res­pon­sa­bi­li­da­de do ci­da­dão em re­la­ção à pro­te­ção do meio am­bi­en­te.

“A gen­te apren­deu que de­ve­mos cui­dar da nos­sa na­tu­re­za por­que se não cui­dar­mos, tu­do po­de mor­rer, até a gen­te mes­mo”, dis­se.

Na opi­nião de Ma­ria Edu­ar­da San­tos Ma­ce­do, 11, a tec­no­lo­gia é ne­ces­sá­ria, mas o pro­gres­so pre­ci­sa acon­te­cer com res­pon­sa­bi­li­da­de. A pre­pa­ra­ção pa­ra o des­fi­le, a de­co­ra­ção dos car­ros ale­gó­ri­cos, o tra­ba­lho en­vol­veu a es­co­la to­da. Em re­la­ção à apren­di­za­gem, a pro­fes­so­ra Nai­ra fi­cou bas­tan­te sa­tis­fei­ta.

O au­xí­lio dos ma­te­ri­ais nor­te­a­do­res, co­mo o jor­nal O Diá­rio e ví­de­os so­bre o te­ma, aju­da­ram a tur­ma a de­sen­vol­ver o po­si­ci­o­na­men­to crí­ti­co. “Eu per­ce­bi que - ao fi­nal do pro­ces­so - os alu­nos es­ta­vam sa­ben­do o porquê do te­ma de 7 de se­tem­bro e a im­por­tân­cia de­le. A ale­gria e o sen­ti­men­to de de­ver cum­pri­do ao fi­nal da apre­sen­ta­ção fo­ram con­ta­gi­an­tes”, co­men­tou. O des­fi­le acon­te­ceu no fi­nal da tar­de, dia 7 de se­tem­bro, na Pra­ça San­ta Cruz de São Jor­ge do Ivaí. A di­re­to­ra Ro­zi­le­ne Za­go elo­gi­ou os re­sul­ta­dos da in­ci­a­ti­va de mí­dia-edu­ca­ção e dis­se que os alu­nos com­pre­en­de­ram o con­teú­do e a im­por­tân­cia do te­ma. O pú­bli­co tam­bém se sen­tiu en­vol­vi­do e elo­gi­ou o tra­ba­lho.

“O re­sul­ta­do foi mui­to gra­ti­fi­can­te! Pu­de­mos ob­ser­var a em­pol­ga­ção dos alu­nos di­an­te do tra­ba­lho re­a­li­za­do pe­los pro­fes­so­res e co­mo o in­ter­na­li­za­ram o con­teú­do”,diz.

A alu­na Tau­any Re­na­ta San­ches tem ape­nas 7 anos, mas fa­la co­mo gen­te gran­de. “Atra­vés do des­fi­le as pes­so­as pu­de­ram per­ce­ber o que es­tá acon­te­cen­do no nos­so Pla­ne­ta. As fá­bri­cas es­tão sol­tan­do mui­ta fu­ma­ça e as flo­res es­tão mor­ren­do. O mun­do es­tá fi­can­do mais po­luí­do! A gen­te tem que cui­dar do mun­do ou to­dos va­mos fi­car do­en­tes”, con­clui.

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

IMPACTANTE. Vi­vên­cia e apren­di­za­do de sa­la de au­la ga­nha­ram for­ma na apre­sen­ta­ção dos alu­nos e na de­co­ra­ção dos car­ros ale­gó­ri­cos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.