Fi­cha Lim­pa va­le pa­ra ca­sos an­te­ri­o­res à lei

O Diario do Norte do Parana - - EGCEORNAOLMIA - Agên­cia Bra­sil ge­ral@odi­a­rio.com

O Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) de­ci­diu on­tem a fa­vor da apli­ca­ção re­tro­a­ti­va da Lei da Fi­cha Lim­pa, nor­ma que en­trou em vi­gor em 2010 pa­ra bar­rar a can­di­da­tu­ra de con­de­na­dos por ór­gãos co­le­gi­a­dos. Por 6 vo­tos a 5, a Cor­te foi fa­vo­rá­vel à ine­le­gi­bi­li­da­de por oi­to anos de con­de­na­dos an­tes da pu­bli­ca­ção da lei.

O en­ten­di­men­to que pre­va­le­ceu é no sen­ti­do de que é no mo­men­to do re­gis­tro de can­di­da­tu­ra na Jus­ti­ça Elei­to­ral que se ve­ri­fi­ca os cri­té­ri­os da ele­gi­bi­li­da­de do can­di­da­to. Des­sa for­ma, quem foi con­de­na­do por abu­so po­lí­ti­co e econô­mi­co, mes­mo que an­te­ri­or à lei, es­tá ine­le­gí­vel por oi­to anos e não po­de­rá par­ti­ci­par das elei­ções do ano que vem.

O jul­ga­men­to co­me­çou na se­ma­na pas­sa­da e foi re­to­ma­do na ses­são des­ta tar­de pa­ra a to­ma­da de vo­tos dos mi­nis- tros Mar­co Au­ré­lio, Cel­so de Mel­lo e da pre­si­den­te da Cor­te, Cár­men Lú­cia. Os de­mais vo­ta­ram na ses­são da se­ma­na pas­sa­da. An­tes do iní­cio da ses­são, o pla­car an­te­ri­or era de 5 vo­tos a 3 pe­la apli­ca­ção re­tro­a­ti­va.

A fa­vor da apli­ca­ção da Fi­cha Lim­pa an­tes de 2010 vo­ta­ram Fux, Ed­son Fa­chin, Luís Ro­ber­to Bar­ro­so, Ro­sa We­ber, Di­as Tof­fo­li e Cár­men Lú­cia. No sn­ti­do con­trá­rio vo­ta­ramRi­car­do Lewan­dows­ki, Gil­mar Men­des, Ale­xan­dre de Mo­ra­es, Mar­co Au­ré­lio Mel­lo e Cel­so de Mel­lo.

O pro­ces­so, que tem re­per­cus­são ge­ral, e cu­ja te­se se apli­ca­rá a cen­te­nas de ca­sos que se acu­mu­lam na Jus­ti­ça Elei­to­ral, foi mo­ti­va­do pe­lo re­cur­so do ve­re­a­dor Di­ler­man­do So­a­res, de No­va Sou­re, na Bahia, que foi con­de­na­do por abu­so de po­der econô­mi­co e com­pra de vo­tos em 2004, quan­do fi­cou ine­le­gí­vel por três anos, con­for­me a re­gra vi­gen­te à épo­ca. Após a Fi­cha Lim­pa, en­tre­tan­to, ele te­ve seu re­gis­tro ne­ga­do nas elei­ções de 2012.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.