In­de­pen­dên­cia po­de ser de­cla­ra­da na 2ª

O Diario do Norte do Parana - - EGCEORNAOLMIA - Das Agên­ci­as ge­ral@odi­a­rio.com

O par­ti­do de ex­tre­ma-es­quer­da CUP afir­mou que o Par­la­men­to re­gi­o­nal da Catalunha con­si­de­ra­rá uma de­cla­ra­ção de in­de­pen­dên­cia da Es­pa­nha na pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra. In­te­gran­te do Par­la­men­to e do CUP, Mi­reia Boya dis­se que o go­ver­no ca­ta­lão pla­ne­ja apre­sen­tar os re­sul­ta­dos do ple­bis­ci­to do do­min­go na se­gun­da­fei­ra, o que le­va­rá à de­cla­ra­ção de in­de­pen­dên­cia.

Os re­sul­ta­dos pro­vi­só­ri­os do ple­bis­ci­to apon­tam que 90% dos 2,3 mi­lhões de vo­tos fo­ram pe­la se­ces­são. O go­ver­no es­pa­nhol e o Ju­di­ciá­rio do país di­zem que a vo­ta­ção foi ile­gal. Não hou­ve uma cam­pa­nha or­ga­ni­za­da pe­lo “não” e o pro­ces­so ha­via si­do sus­pen­so pe­lo prin­ci­pal tri­bu­nal do país. No do­min­go, hou­ve for­te re­pres­são po­li­ci­al aos que que­ri­am vo­tar.

Boya dis­se que “9 de ou­tu­bro se­rá a ses­são pa­ra de­cla­rar a in­de­pen­dên­cia da Catalunha”. O CUP não é, po­rém, par­te do go­ver­no lo­cal, for­ma­do por dois par­ti­dos se­pa­ra­tis­tas mais re­pre­sen­ta­ti­vos.

O go­ver­no re­gi­o­nal ava­lia quan­do de­cla­rar a in­de­pen­dên­cia. Pre­si­den­te re­gi­o­nal, Car­les Puig­de­mont afir­mou que a de­cla­ra­ção de in­de­pen­dên­cia po­de vir em al­guns di­as.

Nes­ta quar­ta-fei­ra, o tri­bu­nal na­ci­o­nal es­pa­nhol dis­se que ques­ti­o­na­rá du­as gra­du­a­das au­to­ri­da­des da po­lí­cia re­gi­o­nal ca­ta­lã e lí­de­res de gru­pos cí­vi­cos pe­la in­de­pen­dên­cia da Catalunha, in­ves­ti­ga­dos pe­lo cri­me de se­di­ção.

O pre­si­den­te do Go­ver­no da Catalunha, Car­les Puig­de­mont, dis­se em uma en­tre­vis­ta pu­bli­ca­da on­tem pe­lo jor­nal ale­mão Bild que vê co­mo “pos­sí­vel” a sua pri­são, que no seu en­ten­der se­ria um “pas­so sel­va­gem”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.