Con­gres­so con­fir­ma cláu­su­la de bar­rei­ra

O Diario do Norte do Parana - - EGCEORNAOLMIA - Agên­cia Es­ta­do ge­ral@odi­a­rio.com

O pre­si­den­te do Con­gres­so, se­na­dor Eu­ní­cio Oli­vei­ra (PMDB-CE), pro­mul­gou on­tem a emen­da cons­ti­tu­ci­o­nal que aca­ba com as co­li­ga­ções a par­tir de 2020 e ado­ta a cláu­su­la de de­sem­pe­nho a par­ti­dos, que já va­le­rá a par­tir do ano que vem. A pro­mul­ga­ção foi fei­ta em ses­são so­le­ne.

As emen­das fo­ram apro­va­das em vo­ta­ção re­lâm­pa­go, em me­nos de meia ho­ra, na noi­te des­ta ter­ça-fei­ra, pe­lo Se­na­do. O pla­car no Se­na­do, que não mo­di­fi­cou o tex­to apro­va­do pe­la Câ­ma­ra na se­ma­na pas­sa­da, foi unâ­ni­me em dois tur­nos: 62 a 0 no pri­mei­ro e 58 a 0 no se­gun­do.

O tex­to da Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) já ha­via si­do apro­va­do pe­los se­na­do­res em no­vem­bro do ano pas­sa­do, mas co­mo foi mo­di­fi­ca­do pe­la Câ­ma­ra, pre­ci­sou pas­sar por no­va vo­ta­ção no Se­na­do. Na prá­ti­ca, co­mo o fim das co­li­ga­ções va­le­rá so­men­te a par­tir de 2020, a úni­ca me­di­da que te­rá im­pac­to nas elei­ções do ano que vem é a cláu­su­la de de­sem­pe­nho, tam­bém cha­ma­da de cláu­su­la de bar­rei­ra. Pe­la pro­pos­ta que foi apro­va­da na Câ­ma­ra, es­se pa­ta­mar vai au­men­tan­do pro­gres­si­va­men­te. Em 2018, se­rá de 1,5% dos vo­tos vá­li­dos a de­pu­ta­do fe­de­ral, dis­tri­buí­dos em pe­lo me­nos um ter­ço dos Es­ta­dos.

Já o ple­ná­rio da Câ­ma­ra apro­vou on­tem em vo­ta­ção sim­bó­li­ca, o pro­je­to do de­pu­ta­do Vi­cen­te Cân­di­do (PT-SP) que es­ta­be­le­ce re­gras pa­ra a dis­tri­bui­ção do fun­do pú­bli­co pa­ra fi­nan­ci­a­men­to de cam­pa­nha. De úl­ti­ma ho­ra, o re­la­tor in­cluiu uma emen­da pa­ra proi­bir a pos­si­bi­li­da­de de can­di­da­tu­ra avul­sa, te­ma em dis­cus­são no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.