Mo­ra­do­res co­bram pos­to de saúde no Con­jun­to Pau­li­no

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Luiz de Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com

A As­so­ci­a­ção de Mo­ra­do­res do Con­jun­to Re­si­den­ci­al Pau­li­no Car­los Fi­lho, zo­na nor­te de Ma­rin­gá, vai in­sis­tir com a pre­fei­tu­ra pa­ra que se­ja cons­truí­da uma Uni­da­de Bá­si­ca de Saúde (UBS) no bair­ro. Um ter­re­no já foi des­ti­na­do pe­la pre­fei­tu­ra pa­ra uma UBS há oi­to anos.

De acor­do com o pre­si­den­te da en­ti­da­de, o re­pre­sen­tan­te co­mer­ci­al Eder Mar­cos Gon­çal­ves de Sou­za, o pos­to de saúde é atu­al­men­te o mai­or plei­to do bair­ro e há 12 anos os mo­ra­do­res lu­tam pe­lo be­ne­fí­cio, já que as uni­da­des de saúde mais pró­xi­mas são as do Jar­dim Pi­nhei­ros e a do Jar­dim Pi­a­tã, to­das dis­tan­tes do Pau­li­no Car­los, di­fi­cul­tan­do o aten­di­men­to de pes­so­as com mo­bi­li­da­de re­du­zi­da, ido­sos, cri­an­ças de co­lo e ou­tras si­tu­a­ções de di­fi­cul­da­des.

Atu­al­men­te, o bair­ro con­ta com um am­bi­en­te do Pro­gra­ma Saúde da Fa­mí­lia, na Rua Rio Aqui­dau­a­na, uma ex­ten­são da UBS Pi­nhei­ros, mas o es­pa­ço é pe­que­no e os ser­vi­ços ofe­re­ci­dos são pou­cos, mais vol­ta­dos à aten­ção a ido­sos e de­fi­ci­en­tes fí­si­cos. Há qua­tro anos, os mo­ra­do­res se uni­ram, bus­ca­ram apoio dos co­mer­ci­an­tes do bair­ro, de al­guns ve­re­a­do­res e dos Con­se­lhos Lo­cal e Mu­ni­ci­pal de Saúde pa­ra im­pe­dir que a pre­fei­tu­ra in­ter­rom­pes­se o pou­co ser­vi­ço ofe­re­ci­do. O ob­je­ti­vo da pre­fei­tu­ra na épo­ca era trans­fe­rir o Saúde da Fa­mí­lia pa­ra uma UBS no­va cons­truí­da no con­jun­to Pi­a­tã/Campos Elí­se­os, po­rém, sem fa­zer ne­nhum avi­so aos mo­ra­do­res e ig­no­ran­do a von­ta­de de pa­ci­en­tes que mo­ram no lo­cal.

“Faz uns oi­to anos que a pre­fei­tu­ra anun­ci­ou que nos­sa UBS se­ria cons­truí­da na Rua Rio Pa­ra­gua­çu, ao la­do da se­de do Cen­tro Co­mu­ni­tá­rio, uma lo­ca­li­za­ção es­tra­té­gi­ca pa­ra o aten­di­men­to de mo­ra­do­res de vá­ri­os bair­ros pró­xi­mos, mas tu­do fi­cou na pro­mes­sa, até ago­ra”, diz Mar­cos.

Se­gun­do ele, já acon­te­ce­ram con­ver­sas in­for­mais com o pre­fei­to Ulis­ses Maia (PDT) so­bre o as­sun­to e ele te­ria se com­pro­me­ti­do a ana­li­sar a ques­tão.

Se­gun­do a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saúde, já hou­ve o com­pro­mis­so no pas­sa­do de se cons­truir uma UBS no Con­jun­to Pau­li­no Car­los, mas a ad­mi­nis­tra­ção an­te­ri­or não dei­xou previsão de re­cur­sos pa­ra a obra. O Gru­po Edu­ca­ci­o­nal Bom Je­sus, de Cu­ri­ti­ba, vai as­su­mir a ges­tão ad­mi­nis­tra­ti­va e pe­da­gó­gi­ca do Co­lé­gio Car­los Dé­mia, da Con­gre­ga­ção das Ir­mãs de São Car­los de Lyon, a par­tir de 1º de ja­nei­ro de 2018. Re­pre­sen­tan­tes do gru­po es­ti­ve­ram em Ma­rin­gá se­gun­da-fei­ra (23), pa­ra anun­ci­ar a par­ce­ria. A no­va uni­da­de se­rá in­ti­tu­la­da Bom Je­sus Car­los Dé­mia.

O Gru­po Bom Je­sus foi fun­da­do por fra­des fran­cis­ca­nos, e tem mais de 120 anos de tra­di­ção. Atu­al­men­te, são 36 uni­da­des no Pa­ra­ná, em San­ta Ca­ta­ri­na, no Rio Gran­de do Sul, em São Pau­lo e no Rio de Ja­nei­ro. A re­de con­ta com 120 pro­fis­si­o­nais de­di­ca­dos à pro­du­ção de ma­te­ri­al di­dá­ti­co pró­prio.

De acor­do com a ge­ren­te pe­da­gó­gi­ca do Bom Je­sus, Gi­sel­li Hüm­mel­gen, a au­la de em­pre­en­de­do­ris­mo é um dos di­fe­ren­ci­ais da ins­ti­tui­ção. “Se­gui­mos a ma­triz cur­ri­cu­lar bá­si­ca, mas ao Fun­da­men­tal II, do 6º ao 8º ano, se­rá ins­ti­tuí­da a dis­ci­pli­na de em­pre­en­de­do­ris­mo. Os alu­nos vão apren­der a tra­ba­lhar com ma­te­má­ti­ca fi­nan­cei­ra, sus­ten­ta­bi­li­da­de e li­de­ran­ça. Ma­rin­gá tem um pú­bli­co vol­ta­do a ne­gó­ci­os e em­pre­en­di­men­tos.”

Au­las de idi­o­mas se­rão ou­tro di­fe­ren­ci­al do Bom Je­sus Car­los Dé­mia. “As ir­mãs já tra­ba­lha­vam com o fran­cês. Ago­ra, tam­bém va­mos ofe­re­cer in­glês e es­pa­nhol. Va­mos in­ves­tir em lín­gua es­tran­gei­ra mo­der­na, com au­las de três idi­o­mas.”

As ma­trí­cu­las co­me­çam se­gun­da-fei­ra (30) e po­dem ser fei­tas pe­lo si­te www.bom­je­sus.br. Pa­ra a Edu­ca­ção In­fan­til e Fun­da­men­tal I, as au­las co­me­çam em 5 de fe­ve­rei­ro. Pa­ra o Fun­da­men­tal II e En­si­no Mé­dio, no dia 6.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.