Ex-as­ses­sor sai da ca­deia

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Taís Na­ka­ku­ra tais­na­ka­ku­ra@odi­a­rio.com Pri­são

O ex-as­ses­sor par­la­men­tar Van­der­ley Bor­gert, 35 anos, que foi pre­so em fla­gran­te na quin­ta-fei­ra (19), em Ma­rin­gá, foi sol­to na se­gun­da-fei­ra (23), após pa­gar fi­an­ça. O va­lor es­ti­pu­la­do pe­lo juiz, na au­di­ên­cia de cus­tó­dia, foi de R$ 5 mil.

Bor­gert é sus­pei­to de ter ex­tor­qui­do pre­fei­tos e ges­to­res de pre­fei­tu­ras da Co­mar­ca de Lo­an­da. Se­gun­do o de­le­ga­do Alys­son Ti­no­co, que in­ves­ti­ga o ca­so, ele te­ria co­bra­do pro­pi­na pa­ra fa­ci­li­tar a li­be­ra­ção de do­a­ções da Re­cei­ta Fe­de­ral às pre­fei­tu­ras.

O ad­vo­ga­do Char­les William Me­dei­ros, do es­cri­tó­rio que faz a de­fe­sa de Bor­gert, afir­ma que o cri­me de cor­rup­ção pas­si­va foi des­car­ta­do pe­lo juiz, pois o ex-as­ses­sor não era fun­ci­o­ná­rio da Re­cei­ta Fe­de­ral.

Me­dei­ros diz tam­bém que “o que es­tá no pro­ces­so, até ago­ra, não apon­ta ne­nhum cri­me”. A de­fe­sa aguar­da a con­clu­são do inqué­ri­to e, se­gun­do o ad­vo­ga­do, até o mo­men­to, não há pro­vas de ilí­ci­to co­me­ti­do por Bor­gert. “Ele [o ex-as­ses­sor] afir­ma que foi um mal-en­ten­di­do. Ele es­ta­va lá [no lo­cal on­de foi pre­so] pa­ra uma si­tu­a­ção e o as­ses­sor [su­pos­ta ví­ti­ma de ex­tor­são] en­ten­deu ou­tra coi­sa. Foi uma con­fu­são de en­ten­di­men­to”, de­fen­de.

Na au­di­ên­cia de cus­tó­dia, o juiz con­ce­deu li­ber­da­de pro- vi­só­ria a Bor­gert por­que, se­gun­do Me­dei­ros, ele pre­en­che os re­qui­si­tos le­gais pa­ra o be­ne­fí­cio. “Tem re­si­dên­cia fi­xa, ocu­pa­ção lí­ci­ta e bons an­te­ce­den­tes”, ex­pli­ca. Bor­gert foi pre­so após se en­con­trar com um ges­tor que, sus­pei­tan­do da ati­tu­de do ex-as­ses­sor, avi­sou a po­lí­cia so­bre as su­pos­tas ten­ta­ti­vas de ex­tor­são. O ges­tor mar­cou um en­con­tro com Bor­gert pa­ra en­tre­gar a pri­mei­ra par­ce­la da pro­pi­na, mas o en­con­tro era mo­ni­to­ra­do pe­la Po­lí­cia Ci­vil.

O ex-as­ses­sor foi pre­so em fla­gran­te, em pos­se do di­nhei­ro, na saí­da de uma chur­ras­ca­ria on­de se en­con­trou com o ges­tor, e foi en­ca­mi­nha­do até a 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al (SDP) de Ma­rin­gá, on­de per­ma­ne­ceu por cin­co di­as.

Bor­gert foi exo­ne­ra­do do car­go de as­ses­sor do de­pu­ta­do es­ta­du­al Már­cio Nu­nes (PSD) um dia após a pri­são.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.