Opo­si­ção ten­ta im­pe­dir vo­ta­ção da 2ª de­nún­cia

O Diario do Norte do Parana - - EGCEORNAOLMIA - Agên­cia Es­ta­do ge­ral@odi­a­rio.com

Em boi­co­te, lí­de­res par­ti­dá­ri­os anun­ci­a­ram que não vão re­gis­trar pre­sen­ça na ses­são ple­ná­ria da Câ­ma­ra de ho­je

Ob­je­ti­vo é pro­lon­gar a “lu­ta” do pre­si­den­te e dos mi­nis­tros

Lí­de­res da opo­si­ção na Câ­ma­ra anun­ci­a­ram que não vão re­gis­trar pre­sen­ça na ses­são ple­ná­ria de ho­je, quan­do es­tá mar­ca­da a vo­ta­ção da de­nún­cia da Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca (PGR) con­tra o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer e os mi­nis­tros Eli­seu Pa­di­lha (Ca­sa Ci­vil) e Mo­rei­ra Fran­co (Se­cre­ta­ria-Ge­ral da Pre­si­dên­cia). O ob­je­ti­vo é ten­tar im­pe­dir que a vo­ta­ção ocor­ra, dei­xan­do Te­mer “san­gran­do” por mais tempo.

Pa­ra que o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEMRJ), pos­sa co­me­çar os pro­ce­di­men­tos da vo­ta­ção, é ne­ces­sá­rio que pe­lo me­nos 342 dos 513 de­pu­ta­dos re­gis­trem pre­sen­ça no ple­ná­rio. Es­se é o mes­mo quó­rum mí­ni­mo exi­gi­do pe­lo re­gi­men­to interno da Ca­sa pa­ra que a de­nún­cia da PGR se­ja acei­ta. Jun­tos, partidos da opo­si­ção reú­nem cer­ca de 100 de­pu­ta­dos, o que, so­ma­dos à ala opo­si­ci­o­nis­ta do PSB, po­de che­gar a 120 par­la­men­ta­res.

“A res­pon­sa­bi­li­da­de de dar quó­rum é do go­ver­no. Mas é cla­ro que, se o go­ver­no der quó­rum, nós va­mos pa­ra o em­ba­te”, afir­mou em en­tre­vis­ta co­le­ti­va o lí­der da mi­no­ria na Câ­ma­ra, de­pu­ta­do Jo­sé Gui­ma­rães (PT-CE). Ele afir­mou que os “da­dos” da opo­si­ção mos­tram que Te­mer po­de so­frer uma der­ro­ta na vo­ta­ção des­ta quar­ta-fei­ra. “A va­ca po­de ir pa­ra o bre­jo ama­nhã (ho­je)”, de­cla­rou o pe­tis­ta.

Ci­en­te des­se mo­vi­men­to da opo­si­ção, li­de­ran­ças go­ver­nis­tas na Câ­ma­ra ten­tam mo­bi­li­zar os de­pu­ta­dos da ba­se pa­ra que com­pa­re­çam a ses­são e mar­quem pre­sen­ça, mes­mo os que vão vo­tar con­tra o pre­si­den­te.

O lí­der da ban­ca­da do PMDB na Câ­ma­ra, o de­pu­ta­do Baleia Ros­si (SP) pre­gou on­tem que quem vo­tar con­tra o go­ver­no na apre­ci­a­ção da se­gun­da de­nún­cia con­tra Te­mer de­ve­rá ser tra­ta­do a par­tir de ago­ra co­mo opo­si­ção. “Quem vo­ta con­tra o pre­si­den­te já se po­si­ci­o­na co­mo opo­si­ção e tem de ser tra­ta­do co­mo opo­si­ção”, de­fen­deu.

Lei­tu­ra

Du­rou pou­co mais de uma ho­ra a lei­tu­ra no ple­ná­rio da Câ­ma­ra do pa­re­cer do de­pu­ta­do Bonifácio de An­dra­da (PSDB-MG) que pe­de o ar­qui- va­men­to da se­gun­da de­nún­cia con­tra Te­mer. A lei­tu­ra foi fei­ta pe­la se­gun­da se­cre­tá­ria da Ca­sa, Ma­ri­a­na Car­va­lho (PSDB-RO).

A lei­tu­ra é uma exi­gên­cia do re­gi­men­to interno da Ca­sa pa­ra dar co­nhe­ci­men­to ao ple­ná­rio do re­la­tó­rio que foi apro­va­do na se­ma­na pas­sa­da pe­la Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça (CCJ).

Mais tar­de, Te­mer e os mi­nis­tros fo­ram no­ti­fi­ca­dos da lei­tu­ra do pa­re­cer da de­nún­cia por obs­tru­ção à Jus­ti­ça e or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa.

O do­cu­men­to foi le­va­do ao Pa­lá­cio do Pla­nal­to pe­lo de­pu­ta­do Fer­nan­do Gi­a­co­bo (PR-PR), que é pri­mei­ro-se­cre­tá­rio da Câ­ma­ra. A no­ti­fi­ca­ção do mi­nis­tro Mo­rei­ra foi as­si­na­da às 15h30, a de Te­mer e Pa­di­lha, às 15h31 e 15h32 res­pec­ti­va­men­te.

STF

O mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) Mar­co Au­ré­lio ne­gou on­tem o pe­di­do fei­to por um de­pu­ta­do fe­de­ral do PC­doB pa­ra sus­pen­der e fa­ti­ar a vo­ta­ção na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. Na de­ci­são, o mi­nis­tro en­ten­deu que as­sun­to so­bre a vo­ta­ção de­ve ser tra­ta­do in­ter­na­men­te pe­la Câ­ma­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.