Mais de 1,4 mi­lhão têm o CNPJ sus­pen­so

O Diario do Norte do Parana - - GERAL ECONOMIA - Agên­cia Bra­sil eco­no­mia@odi­a­rio.com

Mais de 1,435 mi­lhão de mi­cro­em­pre­en­de­do­res in­di­vi­du­ais ti­ve­ram o Ca­das­tro Na­ci­o­nal de Pes­soa Ju­rí­di­ca (CNPJs) sus­pen­so por 30 di­as, in­for­mou on­tem o Mi­nis­té­rio da In­dús­tria, Co­mér­cio Ex­te­ri­or e Ser­vi­ços. Os mi­cro­em­pre­en­de­do­res al­vos da sus­pen­são são aque­les que não en­tre­ga­ram a De­cla­ra­ção Anu­al Sim­pli­fi­ca­da (DASNSIMEI) re­fe­ren­te aos anos de 2015 e 2016 ou não cum­pri­ram com as con­tri­bui­ções men­sais du­ran­te os anos de 2015 a 2017.

Se­gun­do o mi­nis­té­rio, a me­di­da vi­sa pos­si­bi­li­tar a re­gu­la­ri­za­ção da si­tu­a­ção do MEI até o dia 22 de no­vem­bro. Ca­so con­trá­rio, após o pe­río­do, po­de­rá ocor­rer o can­ce­la­men­to de­fi­ni­ti­vo do CNPJ.

No Por­tal do Em­pre­en­de­dor, é pos­sí­vel fa­zer a bus­ca pe­lo CNPJ ou pe­lo Ca­das­tro de Pes­soa Fí­si­ca (CPF). Pa­ra re­gu­la­ri­zar a si­tu­a­ção, o microempreendedor po­de so­li­ci­tar o par­ce­la­men­to dos seus dé­bi­tos em até 60 me­ses, no si­te. Ca­so fa­ça al­gum dos pa­ga­men­tos pen­den­tes ou en­tre­gue al­gu­ma das de­cla­ra­ções atra­sa­das até o dia 22 de no­vem­bro, evi­ta­rá o can­ce­la­men­to, ex­pli- cou o mi­nis­té­rio.

O mi­nis­té­rio des­ta­cou ain­da que a bai­xa de­fi­ni­ti­va do CNPJ não po­de­rá ser re­ver­ti­da e os dé­bi­tos mi­gra­rão au­to­ma­ti­ca­men­te pa­ra o CPF vin­cu­la­do. Pa­ra con­ti­nu­ar a exer­cer al­gu­ma ati­vi­da­de econô­mi­ca for­mal­men­te, o MEI de­ve­rá ti­rar no­vo CNPJ.

O can­ce­la­men­to da ins­cri­ção do MEI é pre­vis­to no Es­ta­tu­to da Mi­cro­em­pre­sa e da Em­pre­sa de Pe­que­no Por­te e foi re­gu­la­men­ta­da por meio da Re­so­lu­ção n° 36/2016 do CGSIM, cri­a­da pa­ra tra­tar do pro­ces­so de re­gis­tro e de le­ga­li­za­ção de em­pre­sá­ri­os e de pes­so­as ju­rí­di­cas.

Pa­ra o pre­si­den­te do Co­mi­tê pa­ra Ges­tão da Re­de Na­ci­o­nal pa­ra Sim­pli­fi­ca­ção do Re­gis­tro e da Le­ga­li­za­ção de Em­pre­sas e Ne­gó­ci­os (CGSIM) e se­cre­tá­rio es­pe­ci­al da Mi­cro e Pe­que­na Em­pre­sa do Mi­nis­té­rio da In­dús­tria, Co­mér­cio Ex­te­ri­or e Ser­vi­ços (MDIC), Jo­sé Ri­car­do da Vei­ga, a sus­pen­são e o pos­te­ri­or can­ce­la­men­to dos ca­das­tros são im­por­tan­tes pa­ra a me­lho­ria da po­lí­ti­ca pú­bli­ca.

O mi­nis­té­rio res­sal­tou que, des­de maio des­te ano, cli­en­tes de 12 ban­cos pú­bli­cos e pri­va­dos pas­sa­ram a ca­das­trar a con­tri­bui­ção men­sal do MEI em dé­bi­to au­to­má­ti­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.