PPS pe­de que Ja­not con­fir­me ci­ta­ção a Lu­li­nha em de­la­ção

Lí­der do par­ti­do na Câ­ma­ra co­bra de pro­cu­ra­dor po­si­ci­o­na­men­to so­bre su­pos­tos pa­ga­men­tos de des­pe­sas pes­so­ais de fi­lho de Lu­la

O Estado de São Paulo - - Política - Gustavo Agui­ar

O lí­der do PPS na Câ­ma­ra dos, Ru­bens Bu­e­no (PR), pe­diu on­tem à Pro­cu­ra­do­ri­aGe­ral da Re­pú­bli­ca que con­fir­me o te­or da de­la­ção pre­mi­a­da do lo­bis­ta Fer­nan­do Falcão So­a­res, o Fer­nan­do Bai­a­no, so­bre o su­pos­to re­pas­se de cer­ca de R$ 2 mi­lhões pa­ra o pa­ga­men­to de des­pe­sas pes­so­ais do fi­lho do ex-pre­si­den­te Lu­la. Fábio Luís Lu­la da Sil­va, o Lu­li­nha, te­ria si­do ci­ta­do pe­lo lo­bis­ta du­ran­te as in­ves­ti­ga­ções da Ope­ra­ção La­va Ja­to.

Bu­e­no ci­ta re­por­ta­gem pu­bli­ca­da pe­lo jor­nal O Glo­bo no do­min­go pas­sa­do se­gun­do a qual Bai­a­no te­ria di­to que o re­pas­se foi des­ti­na­do pa­ra pa­gar des­pe- sas pes­so­ais de Lu­li­nha. Na mes­ma de­la­ção, o lo­bis­ta te­ria ad­mi­ti­do con­ta­to com o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ), mas não fez ne­nhu­ma re­ve­la­ção com­pro­me­te­do­ra a res­pei­to do pe­e­me­de­bis­ta.

Ques­ti­o­na­men­to. Bu­e­no ques­ti­o­na o pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not se a de­la­ção foi mes­mo ho­mo­lo­ga­da pe­lo mi-

‘Blin­da­gem’ nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral Te­o­ri Za­vasc­ki.

De acor­do com o lí­der do PPS, se es­sas in­for­ma­ções fo­rem ver­da­dei­ras, Lu­li­nha de­ve­rá ser con­vo­ca­do co­mo in­ves­ti­ga­do pa­ra pres­tar de­poi­men­to à CPI da Pe­tro­brás. “Pre­ci­sa­mos aca­bar com es­sa blin­da­gem em tor­no de Lu­li­nha e de ou­tros per­so­na­gens en­vol­vi­dos no es­cân­da­lo”, afir­mou Bu­e­no, lem­bran­do o re­que­ri­men­tos da CPI do BNDES e da Co­mis­são de Fis­ca­li­za­ção Fi­nan­cei­ra e Con­tro­le pa­ra ou­vir o fi­lho do ex-pre­si­den­te.

Bu­e­no in­for­mou tam­bém que o par­ti­do vai pe­dir a pror­ro­ga­ção dos tra­ba­lhos da co­mis­são que in­ves­ti­ga o es­que­ma de la­va­gem de di­nhei­ro da Pe­tro­brás. A pre­vi­são ini­ci­al é de que ela ter­mi­ne em 23 de ou­tu­bro.

O de­pu­ta­do dis­se, ain­da, que ou­tras co­mis­sões ten­ta­rão ou­vir o fi­lho do ex-pre­si­den­te. “Te­mos tam­bém re­que­ri­men­tos na CPI do BNDES e na Co­mis­são de Fis­ca­li­za­ção Fi­nan­cei­ra e Con­tro­le. Ele pre­ci­sa ser ou­vi­do o mais rá­pi­do pos­sí­vel até por­que não é a pri­mei­ra vez que seu no­me apa­re­ce vin­cu­la­do a tra­moi­as.”

Bai­a­no. Fer­nan­do Bai­a­no é apon­ta­do co­mo lo­bis­ta do PMDB no es­que­ma de des­vi­os da Pe­tro­brás. Ele foi pre­so em no­vem­bro de 2014, na Ope­ra­ção Juí- zo Fi­nal, eta­pa da La­va Ja­to que al­can­çou o bra­ço em­pre­sa­ri­al do es­que­ma de cor­rup­ção na es­ta­tal. Em uma pri­mei­ra ação, Fer­nan­do Bai­a­no foi con­de­na­do a uma pe­na de 16 anos e 1 mês de ca­deia. Ele ain­da res­pon­de a ou­tros pro­ces­sos no âm­bi­to da La­va Ja­to.

AN­DRE DUSEK/ESTADAO -19/8/2015

Pro­cu­ra­dor-ge­ral. Ro­dri­go Ja­not co­or­de­na inqué­ri­tos da La­va Ja­to no âm­bi­to do Su­pre­mo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.