Pro­cu­ra­do­ria adia reu­nião que ne­go­ci­a­ria de­la­ção

En­con­tro de lo­bis­ta al­vo da Ope­ra­ção Ze­lo­tes foi can­ce­la­do após seu ad­vo­ga­do acu­sar de­le­ga­do de chan­ta­gem

O Estado de S. Paulo - - Política -

En­ti­da­des na­ci­o­nais de pro­cu­ra­do­res, ma­gis­tra­dos e juí­zes re­a­gem ao ma­ni­fes­to. “La­va Jato não cor­re frou­xa”, diz Antô­nio Cé­sar Bo­che­nek (fo­to), da Aju­fe. O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral des­mar­cou reu­nião com o lo­bis­ta Mau­ro Mar­con­des Ma­cha­do, acu­sa­do de “com­prar” me­di­das pro­vi­só­ri­as no go­ver­no fe­de­ral, na qual se­ria dis­cu­ti­do even­tu­al acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da. O en­con­tro es­ta­va agen­da­do pa­ra on­tem, na Pe­ni­ten­ciá­ria da Pa­pu­da, em Bra­sí­lia, mas a Pro­cu­ra­do­ria da Re­pú­bli­ca no Dis­tri­to Fe­de­ral o can­ce­lou após a de­fe­sa do réu de­nun­ci­ar su­pos­ta pres­são pa­ra que ele co­la­bo­ras­se com a Ope­ra­ção Ze­lo­tes.

Co­mo re­ve­lou o Es­ta­do no sá­ba­do, o lo­bis­ta re­ce­beu a vi­si­ta do de­le­ga­do Mar­lon Oli­vei­ra Ca­ja­do, da Po­lí­cia Fe­de­ral, em 11 de ja­nei­ro. O ad­vo­ga­do do lo­bis­ta, Ro­ber­to Pod­val, afir­mou que, no en­con­tro, o po­li­ci­al “chan­ta­ge­ou” seu cli­en­te pa­ra que fi­zes­se de­la­ção. Con­for­me o de­fen­sor, a co­la­bo­ra­ção foi pro­pos­ta Qua­tro di­as após o ma­ni­fes­to con­tra a La­va Jato ser di­vul­ga­do, o juiz Sér­gio Mo­ro, que con­duz as ações em 1ª ins­tân­cia, diz que ação “mar­cha pa­ra fren­te”. co­mo for­ma de evi­tar que a mu­lher de Mar­con­des, Cris­ti­na Mau­to­ni, fos­se da pri­são do­mi­ci­li­ar pa­ra re­gi­me fe­cha­do.

Di­as de­pois da vi­si­ta, a Jus­ti­ça pe­diu a trans­fe­rên­cia de Cris­ti­na. Ela foi de­ti­da an­te­on­tem em São Pau­lo. As­sim co­mo o ma­ri­do, fi­ca­rá pre­sa em Bra­sí­lia.

O de­le­ga­do não se pro­nun­ci­ou so­bre as de­cla­ra­ções de Pod­val. O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co in­for­mou que não se ma­ni­fes­ta so­bre de­la­ções pre­mi­a­das.

Con­for­me fon­te da in­ves­ti­ga­ção, a reu­nião foi des­mar­ca­da por­que a for­ça-ta­re­fa en­car­re­ga­da da Ze­lo­tes en­ten­deu, com ba­se nas de­cla­ra­ções do ad­vo­ga­do, que a de­fe­sa não quer, de fa­to, a de­la­ção. Não há pre­vi­são de tra­ta­ti­vas nos pró­xi­mos di­as.

Pod­val in­for­mou on­tem que, por ora, a de­fe­sa vai se con­cen­trar nos de­poi­men­tos à Jus­ti­ça Fe­de­ral, que co­me­çam a ocor­rer nos pró­xi­mos di­as. O ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va se­rá um dos in­qui­ri­dos, na con­di­ção de tes­te­mu­nha de um en­vol­vi­dos, o lo­bis­ta Ale­xan­dre Pa­es dos San­tos.

Sér­gio Mo­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.