De­la­tor apon­ta pres­são de Dil­ma so­bre STJ

Ex-fun­ci­o­ná­rio de Del­cí­dio Ama­ral afir­ma que pe­tis­ta pe­diu ‘ali­nha­men­to’ no STJ li­ga­do a ca­so de Mar­ce­lo Ode­bre­cht

O Estado de S. Paulo - - Política - Be­a­triz Bul­la Fá­bio Fa­bri­ni /

Em de­la­ção pre­mi­a­da, o ex­che­fe de ga­bi­ne­te do se­na­dor Del­cí­dio Ama­ral (sem par­ti­doMS), Di­o­go Ferreira, rei­te­rou a te­se de que o go­ver­no ten­tou in­ter­fe­rir na Ope­ra­ção Lava Jato por meio da no­me­a­ção do de­sem­bar­ga­dor Mar­ce­lo Na­var­ro pa­ra o Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça. O próprio par­la­men­tar ha­via já fei­to acu­sa­ção si­mi­lar por meio de de­la­ção.

Ferreira dis­se que o se­na­dor re­la­tou a ele con­ver­sas com a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff na qual a pe­tis­ta pe­diu “com­pro­mis­so de ali­nha­men­to” de Na- var­ro com o go­ver­no e ci­tou o ca­so do pre­si­den­te da Ode­bre­cht pre­so pre­ven­ti­va­men­te pe­lo juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro, Mar­ce­lo Ode­bre­cht.

O de­la­tor afir­mou que de­pois de uma reu­nião en­tre o par­la­men­tar e o de­sem­bar­ga­dor – que acon­te­ceu após en­con­tro de Del­cí­dio com Dil­ma –, Mar­ce­lo Na­var­ro des­pe­diu­se do se­na­dor di­zen­do: “Não se pre­o­cu­pe, es­tá tu­do en­ten­di­do”. A de­la­ção de Di­o­go, co­lhi­da pe­la Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca no dia 30 de mar­ço, foi ho­mo­lo­ga­da pe­lo mi­nis­tro Te­o­ri Za­vasc­ki, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral. Ele en­tre­gou aos in­ves­ti­ga­do­res tro­cas de men­sa­gens no WhatsApp nas quais man­ti­nha con­ta­to com Mar­ce­lo Na­var­ro Ri­bei­ro Dan­tas, a pe­di­do de Del­cí­dio.

“Que a par­tir daí, o se­na­dor Del­cí­dio Ama­ral e o mi­nis­tro Jo­sé Eduardo Car­do­zo ( ex-ti­tu­lar da Jus­ti­ça) pas­sa­ram a ter con­ta­to mui­to mais fre­quen­te; que, em de­ter­mi­na­do fim de se­ma­na, não dis­tan­te no tem­po da reu­nião que an­te­ri­or­men­te nar­ra­da, o de­po­en­te se en­con­trou com o se­na­dor Del­cí­dio Ama­ral no Ho­tel Gol­den Tu­lip, on­de es­te re­si­dia, e con­tou ao de­po­en­te ha­ver ti­do, no mes­mo fim de se­ma­na, en­con­tro par­ti­cu­lar com a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff, a qual lhe pe­di­ra, na oca­sião, que ob­ti­ves­se de Mar­ce­lo Na­var­ro o com­pro­mis­so de ali­nha­men­to com o go­ver­no pa­ra li­ber­tar de­ter­mi­na­dos réus im­por­tan­tes da Ope­ra­ção Lava Jato; que, se­gun­do o se­na­dor Del­cí­dio Ama­ral, a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff fa­lou ex­pres­sa­men­te em Mar­ce­lo Ode­bre­cht”, cons­ta no ter­mo de de­poi­men­to do ex­che­fe de ga­bi­ne­te.

A pro­cu­ra­do­res da Re­pú­bli­ca, o ex-as­ses­sor de Del­cí­dio de­cla­rou que o se­na­dor te­ve uma reu­nião com o atu­al ad­vo­ga­do-ge­ral da União, Jo­sé Eduardo Car­do­zo, en­tão mi­nis­tro da Jus­ti­ça, pró­xi­mo ao mês de ju­lho do ano pas­sa­do. De­pois do en­con­tro,

De­poi­men­to Del­cí­dio te­ria di­to que ele e Car­do­zo pre­ci­sa­vam “aten­tar” pa­ra a im­por­tân­cia da no­me­a­ção ao STJ, que en­vol­via a re­la­to­ria dos ha­be­as cor­pus da Lava Jato.

Com ba­se na de­la­ção de Del­cí­dio, o pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, avalia a pos­si­bi­li­da­de de pe­dir a aber­tu­ra de uma in­ves­ti­ga­ção. A pre­si­den­te po­de ser um dos al­vos.

De­fe­sas. Em no­ta, Dil­ma Rous­seff dis­se ter re­ce­bi­do “com pro­fun­da in­dig­na­ção mais uma in­ver­da­de de­cla­ra­da em de­la­ção pre­mi­a­da”. “É um ata­que men­ti­ro­so, ba­se­a­do tão-so­men­te no ‘dis­se-que-dis­se, sem qual­quer ba­se de re­a­li­da­de”, diz a no­ta. Na­var­ro Dan­tas afir­ma nun­ca ter tra­ta­do de ques­tões li­ga­das à Lava Jato com Del­cí­dio. Quan­do a di­vul­ga­ção da de­la­ção do se­na­dor foi re­a­li­za­da, Car­do­zo ne­gou qual­quer in­ter­fe­rên­cia de­le. O ad­vo­ga­do de Mar­ce­lo Ode­bre­cht, Na­bor Bu­lhões, afir­mou que o cli­en­te “ja­mais to­mou co­nhe­ci­men­to da exis­tên­cia de qual­quer es­que­ma ob­je­ti­van­do in­ter­fe­rir nas in­ves­ti­ga­ções”.

DIDA SAM­PAIO/ES­TA­DÃO–25/11/2015

Ver­são. Ex-che­fe de ga­bi­ne­te de Del­cí­dio, Di­o­go Ferreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.