Mar­cha con­tra o cha­vis­mo lo­ta ru­as de Ca­ra­cas; opo­si­ção con­vo­ca ‘lu­ta fi­nal’

O Estado de S. Paulo - - Internacional -

A co­a­li­zão opo­si­to­ra ve­ne­zu­e­la­na Me­sa de Uni­da­de De­mo­crá­ti­ca (MUD) reu­niu on­tem cen­te­nas de mi­lha­res de pes­so­as nas ru­as de Ca­ra­cas no mai­or pro­tes­to de mas­sa em anos con­tra o cha­vis­mo. Os ma­ni­fes­tan­tes pe­di­ram ra­pi­dez na con­vo­ca­ção de um re­fe­ren­do re­vo­ga­tó­rio do man­da­to do pre­si­den­te Ni­co­lás Ma­du­ro e re­cla­ma­ram da fal­ta de ali­men­tos, re­mé­di­os e da in­fla­ção ga­lo­pan­te no país.

Di­an­te do su­ces­so da mar­cha, que se­gun­do a MUD reu­niu 1 mi­lhão de pes­so­as, no­vos pro­tes­tos fo­ram con­vo­ca­dos pa­ra os di­as 7 e a 14. A ma­ni­fes­ta­ção ocor­reu pa­ci­fi­ca­men­te, com ex­ce­ção de epi­só­di­os es­po­rá­di­cos de vi­o­lên­cia en­tre a po­lí­cia e mi­li­tan­tes. O cha­vis­mo se reu­niu em um pon­to da ci­da­de, em me­nor nú­me­ro. Ali, Ma­du­ro vol­tou a fa­zer ame­a­ças con­tra a opo­si­ção. ( mais in­for­ma­ções nes­ta pá­gi­na)

“Mos­tra­mos ao mun­do o ta­ma­nho da Ve­ne­zu­e­la que qu­er mu­dan­ças. Con­vo­ca­mos uma no­va mo­bi­li­za­ção pa­ra o dia 7”. dis­se o se­cre­tá­rio-exe­cu­ti­vo da MUD, Je­sús “Chúo” Tor­re­al­ba. Ele tam­bém pe­diu que os ve­ne­zu­e­la­nos ade­ris­sem a um pa­ne­la­ço pro­gra­ma­do pa­ra a noi­te de on­tem.

Ou­tro pro­tes­to foi con­vo­ca­do pa­ra o dia 14 – es­tá pre­vis­to pa­ra ocor­rer em to­das as ca­pi­tais dos 24 Es­ta­dos ve­ne­zu­e­la­nos. Se­gun­do a co­a­li­zão da opo­si­ção os ma­ni­fes­tan­tes de­vem to­mar as ru­as des­sas ci­da­des por ao me­nos 12 ho­ras.

“Ho­je é o co­me­ço de uma eta­pa de­fi­ni­ti­va de lu­ta”, acres­cen­tou Tor­re­al­ba. “To­dos os ve­ne­zu­e­la­nos es­ta­mos mo­bi­li­za­dos pa­ra exer­cer nos­so di­rei­to cons­ti­tu­ci­o­nal de pro­tes­tar pa­ra mu­dar de ma­nei­ra pa­cí­fi­ca e de­mo­crá­ti­ca.”

A MUD pres­si­o­na o Con­se­lho Na­ci­o­nal Elei­to­ral (CNE) a fi­xar a da­ta da se­gun­da fa­se do re­fe­ren­do re­vo­ga­tó­rio. Se­gun­do o cro­no­gra­ma di­vul­ga­do pe­lo Tri­bu­nal, cu­jos juí­zes fo­ram no­me­a­dos pe­lo cha­vis­mo, a vo­ta­ção só ocor­re­ria em 2017. Com is­so, mes­mo em ca­so de vi­tó­ria da opo­si­ção, pe­la Cons­ti­tui­ção, Ma­du­ro se­ria subs­ti­tuí­do pe­lo vi­ce, tam­bém cha­vis­ta.

Após ter si­do acu­sa­do pe­la MUD de in­ti­mi­da­ção nos úl­ti­mos di­as, o cha­vis­mo ten­tou di­mi­nuir o im­pac­to da mar­cha opo­si­to­ra. Ma­du­ro de­cla­rou que os opo­si­to­res reu­ni­ram “ape­nas” 30 mil pes­so­as.

Pres­são. Ves­ti­dos de bran­co e can­tan­do “Vai cair, vai cair, es­se go­ver­no vai cair” mi­lha­res de ve­ne­zu­e­la­nos to­ma­ram pon­tos es­tra­té­gi­cos da ca­pi­tal. To­das as prin­ci­pais li­de­ran­ças da MUD apoi­a­ram a mar­cha e par­ti­ci­pa­ram de­la – em uma ra­ra de­mons­tra­ção de união dos opo­si­to­res – , en­tre eles o pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Henry Ra­mos Al­lup, o go­ver­na­dor de Mi­ran­da, Hen­ri­que Ca­pri­les, a mu- her de Le­o­pol­do Ló­pez, Li­li­an Tin­to­ri e a ex-de­pu­ta­da Ma­ria Co­ri­na Ma­cha­do.

“A res­pos­ta foi con­tun­den­te”, dis­se Ca­pri­les. “Vi­mos a ma­ni­fes­ta­ção mais con­tun­den­te da his­tó­ria da Ve­ne­zu­e­la.”

Mui­tos ma­ni­fes­tan­tes saí­ram de Es­ta­dos dis­tan­tes de Ca­ra­cas, co­mo Bo­lí­var, Zu­lia, Ará­gua e Ca­ra­bo­bo. A po­lí­cia ten­tou fe­char o aces­so às en­tra­das da ca­pi­tal, mas mui­tos opo­si­to­res con­se­gui­ram en­trar.

“Der­ro­ta­re­mos a fo­me, a vio- lên­cia, a in­fla­ção e a cor­rup­ção”, dis­se Nat Gutierrez. “Der­ru­ba­re­mos Ma­du­ro.”

O ato reu­niu tam­bém ve­ne­zu­e­la­nos mais hu­mil­des, que ao lon­go dos anos cos­tu­ma­vam apoi­ar o cha­vis­mo. “To­dos eles só es­tão in­te­res­sa­dos em con­ti­nu­ar no po­der”, dis­se o pe­drei­ro Luis Pa­la­ci­os, mo­ra­dor da fa­ve­la de Pe­ta­re.

“Te­mos de sair e lu­tar por uma Ve­ne­zu­e­la li­vre. Não po­de­mos mais aguen­tar is­so”, dis­se Eli­za­beth De Ba­ron, se­cre­tá­ria

MIGUEL GUTIERREZ/EFE

Re­ca­do. Mul­ti­dão nas ru­as da ca­pi­tal ve­ne­zu­e­la­na; pa­ra opo­si­ção, iní­cio de uma ‘no­va eta­pa’

CRISTIAN HERNÁNDEZ/EFE

Po­li­ci­a­men­to. Gu­ar­da bo­li­va­ri­a­na avan­ça con­tra mar­cha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.