Ban­co quer mu­dar fo­co

O Estado de S. Paulo - - Primeira Página - Re­nan Truf­fi / BRA­SÍ­LIA

• Sem aban­do­nar a in­fra­es­tru­tu­ra, in­ten­ção é fi­nan­ci­ar pro­je­tos de tec­no­lo­gia e de for­ma­ção de pes­so­as.

En­vol­vi­do em apu­ra­ções de du­as CPIs no Con­gres­so Na­ci­o­nal, o Ban­co Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co e So­ci­al (BNDES) vai mu­dar sua pos­tu­ra em re­la­ção às ope­ra­ções de em­prés­ti­mo e in­ves­ti­men­to re­a­li­za­das no pas­sa­do e as­su­mir uma au­to­crí­ti­ca. A ava­li­a­ção da di­re­ção, sob o co­man­do de Pau­lo Ra­bel­lo de Cas­tro, é que o ban­co de fo­men­to pre­ci­sa ad­mi­tir os er­ros e sair da con­di­ção de ape­nas se de­fen­der.

O ca­so JBS é a mai­or in­fluên­cia por trás des­sa mu­dan­ça. As in­for­ma­ções que vi­e­ram à to­na com a de­la­ção de ex-exe­cu­ti­vos da em­pre­sa ace­le­ra­ram o pro­ces­so.

O pon­to de vis­ta que de­ve nor­te­ar es­sa au­to­crí­ti­ca é de que o ban­co pre­ci­sa aban­do­nar seu mo­do fi­nan­cis­ta, pa­ra tam­bém se cer­car de me­ca­nis­mos e re­gras em re­la­ção ao que acon­te­ce com o ca­pi­tal in­ves­ti­do pe­lo BNDES de­pois que o di­nhei­ro che­ga aos be­ne­fi­ci­a­dos.

Es­se dis­cur­so de­ve fi­car mais evi­den­te nas pró­xi­mas se­ma­nas, qu­an­do su­per­vi­so­res do ban­co de­ve­rão pres­tar in­for­ma­ções às co­mis­sões de inqué­ri­to aber­tas no Con­gres­so. Tan­to a CPI do BNDES, no Se­na­do, quan­to a CPI Mis­ta da JBS, no Con­gres­so, bus­cam in­ves­ti­gar, en­tre ou­tras coi­sas, os sub­sí­di­os con­ce­di­dos pe­la ins­ti­tui­ção à JBS, dos ir­mãos Ba­tis­ta.

Du­ran­te o go­ver­no Lu­la, o ban­co in­ves­tiu cer­ca de R$ 10 bi­lhões na hol­ding J&F – que con­tro­la a JBS, do­na da Fri­boi. O pró­prio pre­si­den­te do BNDES já co­me­çou a dar de­cla­ra­ções nes­se sen­ti­do.

O sub-re­la­tor da CPMI da JBS, o de­pu­ta­do De­le­ga­do Fran­cis­chi­ni (So­li­da­ri­e­da­dePR), pre­pa­ra ago­ra um re­que­ri­men­to que tem o ob­je­ti­vo de ras­tre­ar o “ca­mi­nho do di­nhei­ro” in­ves­ti­do pe­lo ban­co na aqui­si­ção de em­pre­sas nos Es­ta­dos Uni­dos, du­ran­te a cha­ma­da po­lí­ti­ca dos “cam­peões na­ci­o­nais”.

O pe­di­do de­ve ser apre­sen­ta­do na pró­xi­ma reu­nião da co­mis­são, mar­ca­da pa­ra a pró­xi­ma ter­ça-fei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.