Kas­sab quer dis­pu­tar o go­ver­no de São Pau­lo

O Estado de S. Paulo - - Política - ANDREZA MATAIS MAR­CE­LO DE MO­RA­ES COLUNADOESTADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/CO­LU­NA-DO-ESTADAO/

De­pois de lan­çar a pré-can­di­da­tu­ra pre­si­den­ci­al do mi­nis­tro da Fa­zen­da, Hen­ri­que Mei­rel­les, o PSD já faz no­vo e im­por­tan­te mo­vi­men­to es­tra­té­gi­co. Pa­ra in­ter­lo­cu­to­res, o mi­nis­tro das Co­mu­ni­ca­ções, Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia, Gil­ber­to Kas­sab, afir­mou que se­rá can­di­da­to ao go­ver­no de São Pau­lo. Em con­ver­sas com ali­a­dos, Kas­sab tem di­to que só há du­as hi­pó­te­ses que po­dem mu­dar seu pla­no: se o se­na­dor Jo­sé Ser­ra, de quem é mui­to ami­go, for can­di­da­to; ou se o pre­fei­to João Do­ria, que con­si­de­ra mui­to com­pe­ti­ti­vo, de­ci­dir dis­pu­tar o car­go.

» Al­ter­na­ti­va. Se al­gu­ma des­sas du­as si­tu­a­ções se con­fir­mar, Kas­sab, que dei­xa­rá o mi­nis­té­rio em abril, vai con­cor­rer ao Se­na­do ou po­de com­por co­mo vi­ce-go­ver­na­dor em ou­tra cha­pa.

» Pro­ble­ma. O Fis­co pau­lis­ta en­trou com ação pa­ra anu­lar as de­ci­sões to­ma­das pe­la Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da do Es­ta­do de São Pau­lo nos úl­ti­mos 12 me­ses que ti­ve­ram par­ti­ci­pa­ção de Ro­dri­go Gou­vêa. Ele te­ria exer­ci­do o car­go de che­fe de ga­bi­ne­te in­for­mal­men­te.

» Com a pa­la­vra. A se­cre­ta­ria diz que “Gou­vêa é em­pre­ga­do da Com­pa­nhia de Se­gu­ros do Es­ta­do de São Pau­lo (Co­sesp), da qual ela de­tém con­tro­le aci­o­ná­rio”.

» Mais. E con­fir­ma que Gou­vêa foi con­vi­da­do pa­ra o no­vo pos­to, mas de­cli­nou do con­vi­te. “Ele nun­ca pra­ti­cou qual­quer ato, de fa­to ou de di­rei­to, pró­prio da Che­fia de Ga­bi­ne­te, não ha­ven­do usur­pa­ção ou des­vio de fun­ções”, diz.

» Gu­er­ra ju­rí­di­ca. A de­fe­sa de Wes­ley e Jo­es­ley Ba­tis­ta não de­sis­tiu do pe­di­do de ha­be­as cor­pus, mas já tem uma al­ter­na­ti­va em cur­so na ten­ta­ti­va de li­be­rá-los da pri­são. Ti­ci­a­no Fi­guei­re­do, Pe­dro Ivo Vel­lo­so e Ka­kay in­gres­sa­ram com reclamação no STJ.

» Pe­la or­dem. Ale­gam que o juiz de pri­mei­ro grau que au­to­ri­zou as pri­sões vi­o­lou a com­pe­tên­cia, já que um dos re­pre­sen­ta­dos pe­la PF tem prer­ro­ga­ti­va de fo­ro.

» Ve­ja bem. Tra­ta-se da cri­mi­na­lis­ta Fer­nan­da Tór­ti­ma, que é de­sem­bar­ga­do­ra elei­to­ral no Rio. O juiz ne­gou bus­ca na ca­sa de­la.

» Co­fri­nho va­zio. Do­no “no pa­pel” da co­ber­tu­ra vi­zi­nha à do ex-pre­si­den­te Lu­la, o em­pre­sá­rio Glau­cos da Cos­ta­mar­ques é al­vo de exe­cu­ções ban­cá­ri­as e fis­cais. Pa­ra o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, ele é la­ran­ja do pe­tis­ta, que se­ria o ver­da­dei­ro do­no do imó­vel. Lu­la ne­ga.

» Des­ca­pi­ta­li­zou. Em en­tre­vis­ta ao Es­ta­do, em mar­ço de 2016, Glau­cos dis­se ter com­pra­do o imó­vel co­mo in­ves­ti­men­to por su­ges­tão do ad­vo­ga­do Roberto Tei­xei­ra, com­pa­dre do pe­tis­ta. Pro­cu­ra­do, diz que não fa­la mais no as­sun­to. » Vem cá. Após fa­zer um dis­cur­so em de­fe­sa de Ro­dri­go Ja­not, o mi­nis­tro Cel­so de Mel­lo ou­viu do co­le­ga Gil­mar Men­des que ao dar aval mo­ral ao pro­cu­ra­dor po­de­ria es­tar en­vol­ven­do a Cor­te em pro­ble­mas.

» Fa­tor Mil­ler. Men­des aler­tou o de­ca­no de que Ja­not po­de ser atin­gi­do por Mar­cel­lo Mil­ler, o ex-pro­cu­ra­dor que es­tá na mi­ra da Po­lí­cia Fe­de­ral acu­sa­do de ter ori­en­ta­do a de­la­ção da JBS.

» Fi­la. Vá­ri­os mi­nis­tros do Su­pre­mo fi­ca­ram ali­vi­a­dos com a pos­se de Ra­quel Dod­ge ser na PGR. Se o even­to fos­se no Pla­nal­to, não iri­am.

COM ANA POMPEU. COLABORARAM RENATA AGOSTINI E BE­A­TRIZ BULLA

» SI­NAIS PAR­TI­CU­LA­RES. Gil­ber­to Kas­sab, mi­nis­tro de Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia

DIVULGAÇÃO

» CLICK. Um dia an­tes de a PF fa­zer bus­ca em seus en­de­re­ços, o mi­nis­tro Blai­ro Mag­gi e o de­pu­ta­do Eze­qui­el Fonseca re­ce­be­ram jun­tos po­lí­ti­cos de Cá­ce­res (MT).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.