‘Re­vi­são se­rá efei­to co­la­te­ral da CPMI’

O Estado de S. Paulo - - Política - Car­los Ma­run (PMDB-MS), de­pu­ta­do fe­de­ral e re­la­tor da CPMI da JBS / T.F. e R.T.

• Co­mo a CPMI po­de tra­tar das re­gras das de­la­ções pre­mi­a­das? Não qu­e­ro an­te­ci­par uma si­tu­a­ção co­mo es­sa pa­ra evi­tar a crí­ti­ca de que a CPMI só exis­te pa­ra rever de­la­ções, mas, em sen­do com­pro­va­do que o ins­ti­tu­to da co­la­bo­ra­ção pre­mi­a­da é vul­ne­rá­vel a si­tu­a­ções co­mo a de um ban­di­do li­vre e su­per-be­ne­fi­ci­a­do, acho que en­tão de­ve ser apri­mo­ra­do. Nes­se ca­so da JBS, eu ve­jo co­mo prin­ci­pal pro­ble­ma a fal­ta de trans­pa­rên­cia. Acho até a fal­ta de trans­pa­rên­cia e o ex­ces­so de po­der os prin­ci­pais pro­ble­mas das de­la­ções. Is­so é o que le­vou a es­se acon­te­ci­men­to (res­ci­são do acor­do).

• O se­nhor pre­ten­de co­lo­car es­sas pro­pos­tas em seu re­la­tó­rio fi­nal da CPMI?

Meu re­la­tó­rio po­de pro­por al­te­ra­ções na lei, mas ain­da não te­nho a con­di­ção de di­zer se se­rá pro­pon­do um pro­je­to ou ape­nas re­co­men­da­ções aos ór­gãos com­pe­ten­tes. Na ver­da­de, no iní­cio, qu­an­do aju­dei a co­le­tar as­si­na­tu­ras pa­ra a CPMI, eu que­ria pro­var o que já es­tá pro­va­do: que ha­via uma re­la­ção não re­pu­bli­ca­na en­tre mem­bros da Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca e a JBS, o que trans­for­ma­va es­se ca­so em uma ar­ma­ção. • En­tão, após a res­ci­são do con­tra­to, a CPMI per­deu o sen­ti­do? Não acho. Ago­ra pre­ci­sa­mos sa­ber a ver­da­de. Ca­da um tem a sua ver­da­de. A gen­te tem mui­tas sus­pei­tas de ile­ga­li­da­de no acor­do as­si­na­do com a JBS. En­tão, es­sa CPMI po­de che­gar a uma con­clu­são e des­co­brir se es­sas sus­pei­tas são só sus­pei­tas ou se são ver­da­des. A par­tir daí, po­de-se pro­por me­di­das que apri­mo­rem o ins­ti­tu­to da de­la­ção e não nos dei­xem vul­ne­rá­veis a si­tu­a­ções co­mo es­sa. Se­rá um efei­to co­la­te­ral da CPMI.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.