Mor­re o jor­na­lis­ta Mar­ce­lo Re­zen­de

O Estado de S. Paulo - - Política -

O jor­na­lis­ta e apre­sen­ta­dor Mar­ce­lo Re­zen­de, que lu­ta­va con­tra um cân­cer no pân­cre­as nos úl­ti­mos me­ses, mor­reu aos 65 anos na tar­de de on­tem. A mor­te ocor­reu às 17h45, no Hos­pi­tal Mo­ri­ah, na zo­na sul de São Pau­lo.

Após ter ini­ci­a­do sua car­rei­ra co­mo re­pór­ter es­por­ti­vo na mí­dia im­pres­sa, Re­zen­de te­ve ex­pe­ri­ên­cia mar­can­te co­mo jor­na­lis­ta in­ves­ti­ga­ti­vo.

Foi de Re­zen­de a re­por­ta­gem vei­cu­la­da no dia 31 de mar­ço de 1997 pe­lo Jor­nal Na­ci­o­nal, da TV Glo­bo, que re­ve­lou o ca­so da Fa­ve­la Na­val, em Di­a­de­ma. A re­por­ta­gem mos­trou ses­sões de tor­tu­ra, es­pan­ca­men­to e fu­zi­la­men­to du­ran­te abor­da­gens de po­li­ci­ais mi­li­ta­res na pe­ri­fe­ria da ci­da­de do ABC pau­lis­ta.

O jor­na­lis­ta tam­bém atu­ou co­mo apre­sen­ta­dor do pro­gra­ma Li­nha Di­re­ta, da TV Glo­bo, ao fim da dé­ca­da de 1990. Em se­gui­da, acu­mu­lou pas­sa­gens por Re­deTV!, Ban­dei­ran­tes e Re­cord TV, úl­ti­ma emis­so­ra na qual tra­ba­lhou e on­de co­man­da­va o te­le­jor­nal Ci­da­de Aler­ta. Na televisão, Re­zen­de fi­cou co­nhe­ci­do por seus bor­dões, o prin­ci­pal de­les é o “cor­ta pra mim”.

A na­mo­ra­da do jor­na­lis­ta, Luciana La­cer­da, es­cre­veu uma men­sa­gem na ma­dru­ga­da de quin­ta-fei­ra pas­sa­da que ha­via si­do in­ter­pre­ta­da por al­guns fãs e se­gui­do­res do apre­sen­ta­dor co­mo um in­dí­cio de seu de­li­ca­do es­ta­do de saú­de: “Que­ri­do Deus, cui­da de quem eu não pos­so cui­dar, obri­ga­da!”. Já an­te­on­tem, ela pos­tou ou­tra men­sa­gem: “Que Deus se­gu­re nas mi­nhas mãos e na sua, meu amor”, com a hash­tag #jun­tos­so­mos­mais­for­tes.

No co­me­ço des­te mês, o jor­na­lis­ta ha­via pu­bli­ca­do um ví­deo fa­lan­do so­bre sua lu­ta con­tra a do­en­ça: “O que eu te­nho é cân­cer. É co­mo uma mon­ta­nha­rus­sa: ho­ra eu es­tou lá em ci­ma, ho­ra eu es­tou lá em bai­xo”.

Re­zen­de com­ple­ta­ria 66 anos em 12 de no­vem­bro e dei­xa cin­co fi­lhos e du­as ne­tas. O ve­ló­rio se­rá re­a­li­za­do ho­je na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do de São Pau­lo (Alesp) a par­tir das 10 ho­ras.

A Re­cord TV não di­vul­gou on­tem in­for­ma­ções so­bre o se­pul­ta­men­to do apre­sen­ta­dor.

EDU MO­RA­ES/RE­CORD/DIVULGAÇÃO-11/7/2013

Televisão. Car­rei­ra foi mar­ca­da no jor­na­lis­mo in­ves­ti­ga­ti­vo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.