Nas fe­de­rais, 3 em ca­da 10 já pro­cu­ra­ram psi­có­lo­go

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - / L.F.T. e F.C.

Três em ca­da dez es­tu­dan­tes de uni­ver­si­da­des fe­de­rais bra­si­lei­ras (30,45%) já bus­ca­ram aten­di­men­to psi­co­ló­gi­co ao me­nos uma vez na vi­da. Des­ses, 6,86% fre­quen­ta­ram o ser­vi­ço nos úl­ti­mos 12 me­ses e 4,73% es­tão sob acom­pa­nha­men­to.

Os da­dos são de um am­plo le­van­ta­men­to di­vul­ga­do em 2016 pe­la As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos Di­ri­gen­tes das Ins­ti­tui­ções Fe­de­rais de En­si­no Su­pe­ri­or (An­di­fes), fei­to por meio de en­tre­vis­tas e ques­ti­o­ná­ri­os com 939,6 mil alu­nos de to­do o País.

O es­tu­do apon­ta que as mu­lhe­res pro­cu­ra­ram mais o ser­vi­ço do que os ho­mens – 33,8% dis­se­ram ter bus­ca­do aten­di­men­to psi­co­ló­gi­co, an­te 26,69% no pú­bli­co mas­cu­li­no. O le­van­ta­men­to apon­tou ain­da que 8,9% já to­ma­ram al­gu­ma me­di­ca­ção psi­quiá­tri­ca.

A bus­ca por tra­ta­men­to po­de evi­tar que o alu­no aban­do­ne o cur­so. É o que apon­ta ou­tro es­tu­do, tam­bém de 2016, da Fa­cul­da­de de Ci­ên­ci­as Mé­di­cas da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Cam­pi­nas (Uni­camp), que ana­li­sou o per­fil de 1.237 pa­ci­en­tes que pas­sa­ram pe­lo aten­di­men­to psi­co­ló­gi­co e psi­quiá­tri­co pa­ra alu­nos da ins­ti­tui­ção, o Sap­pe.

“Já sa­bía­mos que trans­tor­nos men­tais têm im­pac­to ne­ga­ti­vo no de­sem­pe­nho aca­dê­mi­co. Mas ago­ra iden­ti­fi­ca­mos que, em­bo­ra o alu­no que bus­ca aju­da de­mo­re mais pa­ra con­cluir o cur­so, as chan­ces de eva­são são me­no­res até mes­mo em re­la­ção à po­pu­la­ção em ge­ral”, diz a co­or­de­na­do­ra do ser­vi­ço, Tania Ma­ron, que tam­bém foi co-ori­en­ta­do­ra do es­tu­do.

A ta­xa de con­clu­são de cur­so foi mai­or en­tre os aten­di­dos (67,3%, an­te 59,9%), com me­nor eva­são. Já o co­e­fi­ci­en­te mé­dio de ren­di­men­to (CR) foi con­si­de­ra­do in­fe­ri­or.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.