Alu­nos re­la­tam di­fi­cul­da­de pa­ra ob­ter au­xí­lio

Es­tu­dan­tes se sen­tem de­sam­pa­ra­dos por pro­fes­so­res qu­an­do en­fren­tam pro­ble­mas

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - Fa­bi­a­na Cam­bri­co­li Luiz Fer­nan­do To­le­do

Em­bo­ra es­te­jam au­men­tan­do seus pro­gra­mas de au­xí­lio psi­co­ló­gi­co, as uni­ver­si­da­des ain­da são al­vo de crí­ti­cas dos es­tu­dan­tes quan­to à pos­tu­ra no aco­lhi­men­to de alu­nos com pro­ble­mas men­tais. De acor­do com uni­ver­si­tá­ri­os ou­vi­dos pe­lo Es­ta­do, al­guns pro­fes­so­res e di­re­to­res de uni­da­des são in­sen­sí­veis ou in­fle­xí­veis, ou­tros des­qua­li­fi­cam e mi­ni­mi­zam os qu­a­dros do ti­po.

A es­tu­dan­te de Me­di­ci­na da USP Ka­ren Ma­ria Ter­ra, de 23 anos, re­la­ta que hou­ve fal­ta de aco­lhi­men­to por par­te de uma pro­fes­so­ra. No se­mes­tre pas­sa­do, com cri­ses de an­si­e­da­de e iní­cio de de­pres­são, ela te­ve de fal­tar em al­gu­mas au­las. “No se­gun­do se­mes­tre, co­men­tei com ela que pre­ci­sa­ria de aju­da por­que não ti­nha com­pre­en­di­do di­rei­to al­guns con­teú­dos, mas, na pri­mei­ra vez que dis­se que não es­ta­va en­ten­den­do um ca­so, ela me dis­se pa­ra ir pes­qui­sar em um li­vro por­que ela não ti­nha ca­ra de di­ci­o­ná­rio”, con­ta ela.

“Já ou­vi de um pro­fes­sor que, se não es­ti­vés­se­mos en­ten­den­do, era me­lhor pres­tar o vestibular de no­vo”, con­ta a alu­na da Es­co­la Po­li­téc­ni­ca da USP Be­a­triz Al­ves Bes­sa, de 21 anos.

A si­tu­a­ção tam­bém ocor­re em uni­ver­si­da­des par­ti­cu­la­res. Lo­go de­pois de co­me­çar um tra­ta­men­to pa­ra a sín­dro­me de bor­der­li­ne, trans­tor­no ca­rac­te­ri­za­do por mu­dan­ças sú­bi­tas de hu­mor, a es­tu­dan­te de Ve­te­ri­ná­ria da Uni­ver­si­da­de de So­ro­ca­ba (Uni­so) Ca­ro­li­na (no­me fic­tí­cio), de 25 anos, pro­cu­rou a co­or­de­na­ção do cur­so pa­ra pe­dir aju­da. Cri­ses de cho­ro e ma­les­tar cer­ta­men­te afe­ta­ri­am seu de­sem­pe­nho. “A sen­sa­ção era de um fu­ra­cão que pas­sa­va pe­la mi­nha ca­be­ça.” A pro­mes­sa foi de aco­lhi­men­to, mas, na prá­ti­ca, uma sé­rie de pro­ble­mas a le­va­ram a tran­car o cur­so.

O pri­mei­ro epi­só­dio foi no pri­mei­ro se­mes­tre do ano pas­sa­do. A es­tu­dan­te per­deu uma pro­va de­pois de ter cri­se de pâ­ni­co e, pa­ra não ze­rar, pe­diu à psi­có­lo­ga que lhe des­se um ates­ta­do mé­di­co pa­ra que pu­des­se fa­zer a ava­li­a­ção em ou­tro dia. O pe­di­do foi ne­ga­do, e ela re­pro­vou na dis­ci­pli­na.

“Dis­se­ram que um psi­có­lo­go não po­de dar ates­ta­do. Ten­tei até re­cor­rer ao rei­tor, mas não adi­an­tou.” Pou­co tem­po de­pois a alu­na le­vou uma car­ta de sua psi­qui­a­tra, na ten­ta­ti­va de abo­nar fal­tas que te­ve por cau­sa das cri­ses, mas a jus­ti­fi­ca­ti­va não foi acei­ta. Foi aí que de­ci­diu tran­car o se­mes­tre. Só re­to­mou os es­tu­dos ago­ra, em 2017.

Ações. Pro­fes­sor da Me­di­ci­na da USP e su­per­vi­sor do ser­vi­ço de apoio aos es­tu­dan­tes do cur­so, Fran­cis­co Lo­tu­fo Ne­to diz que a fa­cul­da­de tem dois psi­qui­a­tras e dois psi­có­lo­gos dis­po­ní­veis pa­ra aten­der os alu­nos e a uni­da­de ten­ta sen­si­bi­li­zar to­dos os mem­bros da co­mu­ni­da­de aca­dê­mi­ca pa­ra o te­ma. “Al­guns pro­fes­so­res pri­vi­le­gi­am o de­sem­pe­nho aca­dê­mi­co. Dis­cus­sões so­bre es­tig­ma em re­la­ção ao ado­e­cer men­tal e vi­si­tas aos de­par­ta­men­tos es­tão sen­do re­a­li­za­das.”

Di­re­tor da Es­co­la Po­li­téc­ni­ca da USP, Jo­sé Roberto Cas­ti­lho Pi­quei­ra afir­ma que a ins­ti­tui­ção en­ca­mi­nha os es­tu­dan­tes que pre­ci­sam de aju­da pa­ra os ins­ti­tu­tos de psi­co­lo­gia e psi­qui­a­tria da uni­ver­si­da­de e o te­ma é abor­da­do em pa­les­tras pa­ra es­tu­dan­tes. “Te­mos um gru­po de apoio aos alu­nos e even­tu­ais com­por­ta­men­tos ina­de­qua­dos de pro­fes­so­res de­vem ser tra­zi­dos à di­re­to­ria. Se os alu­nos não re­la­tam, não te­mos co­mo to­mar pro­vi­dên­ci­as”, afir­ma Pi­quei­ra.

A Pró-Rei­to­ria de Gra­du­a­ção da USP in­for­mou que a saú­de de seus es­tu­dan­tes é “te­ma pri­o­ri­tá­rio” e es­tá de­sen­vol­ven­do um pro­gra­ma-pi­lo­to de aco­lhi­men­to ao es­tu­dan­te, a ser im­ple­men­ta­do no pró­xi­mo mês. A Uni­so in­for­mou que dis­põe de clí­ni­ca de psi­co­lo­gia pa­ra alu­nos e de­ze­nas de ates­ta­dos são ri­go­ro­sa­men­te aten­di­dos, se­guin­do a le­gis­la­ção, que pre­vê apre­sen­ta­ção de ates­ta­do de pro­fis­si­o­nal mé­di­co.

EPITACIO PES­SOA/ESTADÃO

Quei­xa. ‘Ten­tei até re­cor­rer ao rei­tor’, diz es­tu­dan­te que per­deu pro­va após cri­se de pâ­ni­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.