Ín­di­os de­so­cu­pam Pi­co do Ja­ra­guá; par­que re­a­bre

In­dí­ge­nas afir­mam que pro­tes­to foi sus­pen­so após acor­do com go­ver­no do Es­ta­do que pre­vê, en­tre ou­tros pon­tos, re­a­li­za­ção de reu­nião ama­nhã

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - Pau­la Fe­lix

Os ín­di­os da et­nia gua­ra­ni de­so­cu­pa­ram na noi­te de an­te­on­tem a área de an­te­nas do Pi­co do Ja­ra­guá, de­pois de te­rem im­pe­di­do a en­tra­da de vi­si­tan­tes no Par­que Es­ta­du­al do Ja­ra­guá, na zo­na nor­te de São Pau­lo, e in­ter­rom­pi­do o si­nal de te­le­co­mu­ni­ca­ções pa­ra 600 mil pes­so­as. Os in­dí­ge­nas de­ci­di­ram sus­pen­der o pro­tes­to após reu­nião com re­pre­sen­tan­tes das Se­cre­ta­ri­as Es­ta­du­ais do Meio Am­bi­en­te, da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e da Jus­ti­ça e da De­fe­sa da Ci­da­da­nia.

Os ín­di­os gua­ra­ni con­fir­ma­ram a de­so­cu­pa­ção do par­que por meio de no­ta pu­bli­ca­da no Fa­ce­bo­ok. De acor­do com o tex­to, o gru­po fe­chou um acor­do com o go­ver­no do Es­ta­do, que te­ria se com­pro­me­ti­do em não con­ce­der o par­que à ini­ci­a­ti­va pri­va­da e não cri­mi­na­li­zar as li­de­ran­ças que par­ti­ci­pa­ram dos atos, além de cri­ar uma co­mis­são pa­ra de­ba­ter a ques­tão.

Em no­ta pu­bli­ca­da em seu si­te, a Se­cre­ta­ria de Es­ta­do do Meio Am­bi­en­te in­for­mou ape­nas que o lo­cal foi de­so­cu­pa­do após um acor­do pa­ra a cri­a­ção de uma co­mis­são for­ma­da pe­las pas­tas de Meio Am­bi­en­te, Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e Jus­ti­ça e De­fe­sa da Ci­da­da­nia, pa­ra tra­tar das rei­vin­di­ca­ções de qua­tro al­dei­as in­dí­ge­nas que fi­cam lo­ca­li­za­das den­tro no par­que. A no­ta não ci­ta o te­ma da con­ces­são do par­que à ini­ci­a­ti­va pri­va­da.

O pro­tes­to dos ín­di­os pe­la re­to­ma­da da de­mar­ca­ção de uma área de 532 hec­ta­res no par­que co­me­çou na ter­ça da se­ma­na pas­sa­da. Os in­dí­ge­nas rei­vin­di­cam a re­vo­ga­ção da Por­ta­ria 683/2017, as­si­na­da pe­lo mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Tor­qua­to Jar­dim, em 15 de agos­to. Ne­la, Jar­dim anu­la ou­tra por­ta­ria, a 581, do pró­prio mi­nis­té­rio, de 29 de maio de 2015, que pre­via a ex­pan­são do ter­ri­tó­rio in­dí­ge­na de 3 pa­ra 512 hec­ta­res.

Na oca­sião, o mi­nis­tro sus­ten­tou que hou­ve er­ro no pro­ce­di­men­to e, con­si­de­ran­do a abran­gên­cia da re­ser­va so­bre o par­que, a de­mar­ca­ção de­ve­ria ter en­vol­vi­do o Es­ta­do de São Pau­lo. O go­ver­no Ge­ral­do Alck­min (PSDB) tem a in­ten­ção de con­ce­der o par­que à ini­ci­a­ti­va pri­va­da e, por is­so, os ín­di­os tam­bém que­rem di­a­lo­gar com a ges­tão.

Os ín­di­os che­ga­ram a su­bir o Pi­co do Ja­ra­guá, ocu­par an­te­nas de te­le­co­mu­ni­ca­ções e in­ter­rom­per o fun­ci­o­na­men­to da es­tru­tu­ra en­tre a ma­dru­ga­da e a ma­nhã de an­te­on­tem, fa­zen­do com que mo­ra­do­res da zo­na nor­te da ca­pi­tal e de ci­da­des da Gran­de São Pau­lo fi­cas­sem sem si­nal de TV. Se­gun­do a As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Emis­so­ras de Rá­dio e Televisão (Abert), 600 mil pes­so­as fo­ram afe­ta­das. O par­que já foi re­a­ber­to.

TIAGO QU­EI­ROZ / ESTADÃO

An­tes. Gru­po der­ru­bou si­nal de an­te­nas de TV e ce­lu­lar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.