O Estado de S. Paulo

Querétaro

- RUTH MANUS E-MAIL: RUTH.MANUS@ESTADAO.COM RUTH MANUS ESCREVE AOS DOMINGOS

–Tem certeza de que vai dar certo essa história de alugar carro na Cidade do México para ir viajar?

– É claro que vai, quem dirige em São Paulo dirige em praticamen­te qualquer lugar do mundo.

– É né?

– É. Tá bom.

E assim foi. Carro alugado. Bagagem no porta malas. Rádio ligado. Garrafinha de água gelada para a viagem encaixada no compartime­nto lateral da porta. Óculos escuros. Tudo em ordem. Vamos? Vamos. Maravilha.

Pode ligar o GPS e colocar “San Miguel de Allende” no destino. Que GPS? Como assim? O carro não tem GPS?! E agora? Não se preocupe, podemos usar o do celular. Boa. Vamos.

Ela foi colocar “San Miguel de Allende” no destino do GPS do celular e reparou que eles não tinham internet no celular. Olhou para ele desnortead­a. Não temos GPS, não temos internet, não temos mapas. Estamos em uma das maiores cidades do mundo. E nos perder no interior do México não deve ser como nos perder em Portugal, onde você encontra um galinheiro e uma senhora gorducha preparando um cozido. Pelo amor de Deus, isso vai acabar mal.

“Fique tranquila. Eu tenho uma noção. Meu Deus. “Uma noção”, ninguém atravessa o México com uma noção. A gente tá lascado! Espera. Encosta aí no posto, que eu vou perguntar o caminho para alguém.

Ela desce no posto, gasta o portuñol, demora alguns minutos e volta confiante como um copo de geleia de mocotó. É assim: temos que pegar essa avenida da frente, virar à direita, seguir adiante na direção da rodovia 57D e começar a seguir as placas para Queretaro. Tem que ser Queretaro e nunca Texcoco, ok? Ok. Vamos.

Olha aí, já tem placa indicando a 57D. Viu? Tá tudo certo. Beleza, mas a gente não pode errar e pegar a direção Texcoco. Vai tirando umas fotos. Mas essa saída da cidade tá mais feia que Osasco. É né. Melhor não. Será que é essa placa “dirección Toluca-Pachuca”? Não, é dirección Quezetaro. Não era Queretaro? Isso, era. Mas não tem placa. Então é melhor seguir reto sem pegar nenhuma saída por enquanto. (5 minutos)

É Zumpango né? O quê? A direção. Não meu Deus, é Queretaro. Isso, Zeretaro. Confundi com Zumpango. Continuara­m em frente. Onde estamos? T..lal..ne...pan...tla. Tlalnepant­la. Acho que é isso. Tlalnepant­la. Onde estamos agora? Tepotzolan. E agora? Cauatitlan Izcalli. Agora? Huehuetoca. Não vire para Tequixquia­c. Nem para Atitalaqui­a. Siga em frente na direção de San Francisco Soyaniquil­pan. Não pegue a saída para Chapantong­o. Passa pela Lagune de Zumpango.

Estou ficando craque em ler essas placas. Olha! Essa que tá vindo é bem difícil. Conlluviad­isminuyala­veloci-dad. Ah. Não é uma cidade. É um aviso. Olha, aí tá dizendo que em 2km vai ter caseta de cobro hahaha. Caseta de cobro! Muito melhor que pedágio! Onde estamos? Deixa eu ver... Chichimequ­illas.

Falta muito? Mais ou menos. Vamos parar um pouco? Vamos. Preciso comer alguma coisa. Eu também. (pararam, fizeram xixi, entraram no restaurant­e do posto) No menu: pozoles, gorditas, enchiladas, cochinitas, elotes, epazotes, totopos, huaraches. Fizeram o mesmo que vinha fazendo naqueles cinco primeiros de México: pediam qualquer coisa. Era sempre bom e muito picante. Não se mexe em time que está ganhando. Voltaram para o carro, andaram mais 15 minutos.

Até que não nos saímos tão mal. Nem um pouco. Onde estamos agora? Juriquilla. Devemos estar chegando. Zumpango ou Texcoco? Huarache. Não, Huarache é comida. É Querache. Não Texetaro. Como chamava a cidade? Tem uma placa para Atotonilco. Não? Acho que não. Será que passamos pela cidade e não vimos? Talvez. Olha, outra placa. Para El Pájaro Bobo hahaha. El Pájaro Bobo hahaha, que beleza. Vamos pra lá? E Queret... Enfim e o caminho para San Miguel de Allende, como fica? Depois a gente se vira. Só não podemos perder uma cidade chamada El Pájaro Bobo. Ah, isso não mesmo.

Estou ficando craque em ler essas placas. Olha! Essa que tá vindo é bem difícil...

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil