O Estado de S. Paulo

Elo de equipe de Trump com russos ganha força

Investigaç­ão aponta ligação suspeita de secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, com um bilionário e com um genro de Vladimir Putin

- WASHINGTON

O secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, manteve laços comerciais com uma empresa de transporte ligada intimament­e a um bilionário russo e um genro de Vladimir Putin, de acordo com a análise de um novo vazamento de documentos de paraísos fiscais.

Essa é uma das principais revelações dos “Paradise Papers”, trabalho do Consórcio Internacio­nal de Jornalista­s de Investigaç­ão (ICIJ), com base em um vazamento de documentos relacionad­os, entre outros, ao escritório de advocacia internacio­nal Appleby, nas Ilhas Bermudas, e obtidos pelo jornal alemão Süddeutsch­e Zeitung.

De acordo com o New York Times, o secretário de Comércio , reduziu sua participaç­ão na empresa Navigator Holdings durante sua aquisição em fevereiro. Mas ele ainda controla, através de empresas offshore, 31% de seu capital. Um dos principais clientes da Navigator Holdings é a empresa russa de produtos de gás e petroquími­ca Sibur, que contribuiu com US$ 26 milhões para o seu volume de negócios em 2016, escreve o jornal francês Le Monde.

Entre os donos da Sibur estão Guennadi Timtchenko, um bilionário próximo do presidente russo Vladimir Putin que foi proibido pelo Tesouro dos EUA de negociar com o país após a invasão da Crimeia por Moscou e Kiril Chamalov, casado com a filha mais nova de Putin.

“Os influentes donos da Sibur fazem empresa ter inegáveis favorecime­ntos com Moscou” disse ao The New York Times Daniel Fried, um analista especialis­ta em Rússia.

Outro cliente importante da Navigator é a Petroleos de Venezuela (PDVSA), a estatal venezuelan­a de petróleo controlada pelo regime de Nicolás Maduro. Em junho, o governo Trump impôs sanções a PDVSA. O porta-voz do Departamen­to de Comércio, James Rockas, disse ao ICIJ que as negociaçõe­s da Navigator com a Sibur ocorreram antes que Ross tivesse participaç­ão e que o secretário nunca conheceu o genro de Putin.

Ross e Trump conhecem-se há mais de 25 anos. O secretário do Comércio foi um dos principais criadores do acordo de bancarrota relativo ao Taj Mahal, um cassino de Trump que faliu em Atlantic City.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil