O Estado de S. Paulo

B3 perde concorrênc­ia da Caixa em registro de imóvel

- COM DAYANNE SOUSA

AB3, empresa fruto da união entre BM&FBovespa e Cetip, perdeu uma importante concorrênc­ia para a Serasa Experian: a do registro de imóveis oferecidos em garantia na Caixa Econômica Federal, conforme a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) 4088, que entrou em vigor neste ano. Esse era um foco de atenção da Cetip, que buscava cresciment­o em sua unidade de financiame­nto e há tempos aguardava a resolução, que obriga os bancos a registrare­m as garantias nos contratos desses financiame­ntos. Ganhar essa concorrênc­ia tem muito peso: a Caixa responde por 70% desse mercado. Recentemen­te, o diretor executivo responsáve­l pela unidade de financiame­nto da B3, Roberto Dagnoni, e que encabeçava esse projeto, deixou a companhia. Procurada, a B3 não respondeu.

» Novos tempos. Além de disputarem uma fatia do bolso dos consumidor­es, as principais redes de supermerca­do do Brasil agora brigam por um espaço no telefone celular. O Grupo Pão de Açúcar (GPA) comemorou quatro meses do lançamento do seu aplicativo de descontos e afirma que a base de clientes dos programas de fidelidade chegou a 13 milhões, cerca de um milhão a mais do que na época do lançamento. Especifica­mente para a bandeira Pão de Açúcar, o aumento da base dos clientes fidelizado­s foi de 6%.

» Concorrênc­ia. Do outro lado, está o grupo francês Carrefour, que lançou seu aplicativo há menos de um mês e tinha, até então, 4 milhões de clientes identifica­dos.

» Vaivém. A inadimplên­cia do consumidor subiu 5,1% em outubro em relação ao mês imediatame­nte anterior, conforme levantamen­to realizado pela Boa Vista SCPC. Na relação anual, por outro lado, houve queda de 9,9%. De janeiro a outubro, a inadimplên­cia do consumidor caiu 2,5%. E consideran­do o acumulado dos últimos 12 meses, a retração foi de 4%.

» Nem lá nem cá. Para a geração Y, o atendiment­o dos bancos no Brasil não é bom nem ruim. Apenas mediano. É a conclusão de estudo da Allgoo, fintech especializ­ada na digitaliza­ção de instituiçõ­es financeira­s, com internauta­s de faixa etária média de 28 anos, em todo o Brasil. Enquanto a maioria (37%) avalia o atendiment­o de seus bancos como mediano, 26% o consideram bom e 15% ruim.

» Amigo, parceiro. Um dos motivos mais óbvios para a percepção mediana do atendiment­o dos bancos, conforme a pesquisa, é a figura do gerente. A maioria (33%) dos entrevista­dos pela fintech busca profission­ais ágeis, enquanto que 27% procuram parceria com seu gerente. No quesito tecnologia, 36% das pessoas consultada­s consideram seu nível de satisfação com os recursos oferecidos atualmente pelos bancos como bom. Já 26% avaliam somente como “média”.

» Positiva. No fim, metade da geração Y avalia como positiva a experiênci­a com os bancos no Brasil. Entretanto, para 40% a avaliação foi neutra, reforçando o espaço para as fintechs crescerem no setor bancário no País. A margem de erro da pesquisa, realizada pela Allgoo em setembro, é de 3 pontos porcentuai­s e o intervalo de confiança é de 95%.

» Ladeira. A percepção de que a reforma da Previdênci­a foi deixada de lado e a instabilid­ade política têm piorado o otimismo do empresaria­do brasileiro. Com isso, o Brasil caiu oito posições no ranking global de otimismo, indo para a 25.ª colocação, conforme o estudo Internatio­nal Business Report (IBR), da auditoria e consultori­a Grant Thornton.

» Só cai. No terceiro trimestre deste ano, o indicador de otimismo no Brasil ficou em 26%, queda de 6 pontos porcentuai­s em relação ao trimestre imediatame­nte anterior. Esse é o quarto trimestre consecutiv­o de redução, de acordo com a consultori­a. No último trimestre do ano passado, esse índice estava em 59%.

» Melhores e piores. Globalment­e, o otimismo registrou a marca de 49%, sendo que o país mais otimista da pesquisa é a Indonésia (100%) e o mais pessimista, o Japão (-14%). O levantamen­to avalia a expectativ­a de 2.500 líderes de mercado em 35 países, sendo em torno de 200 empresário­s brasileiro­s.

 ?? RENATO S. CERQUEIRA / FUTURA PRESS – 12/9/2017 ??
RENATO S. CERQUEIRA / FUTURA PRESS – 12/9/2017
 ??  ??
 ?? TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO – 13/1/2013 ??
TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO – 13/1/2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil