O Estado de S. Paulo

Tropas de Assad cercam última cidade sob controle do EI

Al Bukamal está isolada de um lado por tropas leais ao regime sírio e de outro por aliança árabecurda iraquiana

- DAMASCO

O Exército da Síria e seus aliados cercaram e começaram a entrar em Al Bukamal, na Província de Deir es-Zor, a maior cidade ainda dominada pelo Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque, com apoio de aliados russos, iranianos e da milícia xiita libanesa Hezbollah.

Os jihadistas do EI estão cercados por duas ofensivas na Síria e no Iraque – a do Exército sírio de Bashar Assad e a da coalizão árabe-curda apoiada pelos Estados Unidos. Eles perderam nos últimos meses grande parte do controle que mantinham em Deir es-Zor, além de terem sido expulsos de Raqqa, sua capital administra­tiva, e Mossul, a capital religiosa do “califado” proclamado por Abu Bakr al-Baghdadi em meados de 2014.

Deir es-Zor, capital da província de mesmo nome, foi tomada no começo do mês, o que deixou Al Bukamal como o último território urbano sob controle do EI na Síria. Apoiadas por bombardeio­s de caças russos, as tropas de Assad avançaram pelo sul e oeste da cidade, enquanto a aliança árabe-curda atacou pelo lado da fronteira com o Iraque.

O EI conquistou a província rica em petróleo ainda em 2014, quando se valeu do caos criado pela guerra civil entre tropas leais a Assad e grupos radicais e moderados sunitas na Síria. Restam pequenos povoados e apenas um campo de petróleo sob controle do grupo na província, segundo o Observatór­io Sírio de Direitos Humanos (OSDH) – ONG de oposição a Assad que monitora o conflito no país. O EI já sofreu derrotas que lhe custaram o controle sobre Rawa, no Iraque, e parte do deserto da Província de Al-Anbar, na fronteira com a Síria. Apesar das derrotas recentes no campo militar, o EI continua capaz de cometer atentados na Síria e no Iraque.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil