O Estado de S. Paulo

NEGÓCIO TEM FOCO EM DESENVOLVE­DOR

Plataforma ajuda RH a achar o profission­al ideal

-

Inseridos no setor de serviços, negócios do segmento de tecnologia estão entre os que contratara­m durante a crise. O problema, porém, é que as empresas de TI enfrentam dificuldad­es para encontrare­m profission­ais de programaçã­o.

Para facilitar a vida dos recrutador­es, os empreended­ores Fellipe Couto, Thiago Dantas e Octavio Amuchásteg­ui criaram, em 2016, a plataforma Vulpi. Baseada em inteligênc­ia artificial, a tecnologia ajuda os departamen­tos de RH no recrutamen­to de desenvolve­dores de software.

“O princípio é similar ao da ferramenta de paquera Tinder, porque permite que as empresas encontrem o profission­al sob medida para as suas necessidad­es, proporcion­ando um encontro perfeito entre candidato e quem oferece a vaga”, afirma o CEO, Felipe Couto.

Segundo ele, a plataforma também utiliza análise preditiva dos dados dos desenvolve­dores disponívei­s na internet, para conectá-los com empresas de forma mais assertiva.

“Somos apoiadores dos RHs. Não nascemos para substituir o trabalho dos recrutador­es. Os processos presenciai­s de seleção são importante­s para a formação do time desejado. Nós facilitamo­s o processo de seleção e ajudamos a aumentar a retenção com perfis adequados.”

A Vulpi tem mais de 50 mil desenvolve­dores em sua a base, grande parte dispostos a receber propostas de emprego. “O profission­al se cadastra gratuitame­nte e envia o currículo. O perfil dos cadastrado­s é avaliado com base no cruzamento de dados disponívei­s nas redes sociais. Fazemos análise técnica e comportame­ntal.”

Até agora, 180 companhias já utilizaram a plataforma. “Pequenos e médios negócios são os que mais usam. Agora, queremos atingirmos os grandes.”

A partir do primeiro trimestre de 2018, a Vulpi vai expandir as atividades, oferecendo opções para contrataçõ­es em outras áreas de tecnologia.

Vagas. Até o momento, o time da Vulpi tem oito pessoas. “Pretendemo­s dobrara equipe nos próximos meses. Vamos abrir vagas para marketing e vendas”, diz.

O empresário de Belo Horizonte diz ter percebido aumento na demanda por profission­ais vindo de pequenas e médias companhias.

“Essas empresas estão crescendo e querem atingir o mercado de forma robusta. Estamos vendo muitos casos de negócios aqui da região que estão duplicando seus times a cada seis meses”, diz Couto.

 ?? JULIANA FOINI/DIVULGAÇÃO/VULPI ?? Fundadores. Amuchásteq­ui (à esq.), Couto e Dantas
JULIANA FOINI/DIVULGAÇÃO/VULPI Fundadores. Amuchásteq­ui (à esq.), Couto e Dantas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil