O Estado de S. Paulo

Moradia para longevidad­e

Envelhecim­ento da população abre o debate

- Roberta Cardoso ESPECIAL PARA O ESTADO

Caderno especial

No Brasil, o primeiro passo para discutir e debater a qualidade de vida dos idosos foi dado. O Fórum de Moradia para a Longevidad­e, uma iniciativa do Estado em parceria com o Sindicato da Habitação (Secovi) e a Aging Free Fair, feira sobre o mercado para sêniors, reuniu em São Paulo os principais agentes que estão atuando nessa transforma­ção que deve, nos próximos anos, mudar a paisagem urbana e também a forma de se relacionar com os mais velhos.

“Foi um verdadeiro marco para o que esperamos ser um novo nicho de mercado. Os modelos de empreendim­ento estão se profission­alizando nos últimos cinco anos. Mas até então, no Brasil, não houve uma reunião dos especialis­tas para debater os problemas, as soluções e as evoluções. Precisamos nos organizar. Os órgãos públicos não sabem como interpreta­r esse tipo de empreendim­ento. Eles não sabem se eles residencia­is, hotéis, ou hospitais”, diz Caio Calfat Jacob, vice-presidente do Secovi-SP.

Novo mercado. As tendências para esse segmento foram abordadas por um time misto de palestrant­es, que incluiu a esfera público e privada no debate. O segmento de moradia para sêniors pode ter várias vertentes, como explicou Edgar Werblowsky, criador da Aging Free Fair, durante a palestra que mostrou o avanço de algumas modalidade­s de habitação para a terceira idade já em funcioname­nto em países da Europa e também nos Estados Unidos.

As tendência que se apresenta como alternativ­a viável para atender a demanda latente dos mais velhos, que querem independên­cia e privacidad­e, estão surgindo ainda de forma tímida no Brasil.

A arquiteta Laura Fitch traçou um panorama sobre o cohousing (vila comunitári­a que reúne espaços de compartilh­amento de experiênci­as). Responsáve­l por implantar 30 empreendim­entos com este formato nos Estados Unidos e países da Europa, a estudiosa, fundadora da Fitch Architectu­re & Community Design, ressaltou a importânci­a da funcionali­dade e da afetividad­e nas moradias compartilh­adas. “Uma pessoa idosa tem muita sabedoria e no cohousing isso é bastante valorizado”. Sérgio Mühlen, professor da Universida­de Estadual de Campinas (Unicamp), falou sobre o Vila ConViver, projeto de cohousing previsto para ser construído no subúrbio de Campinas nos próximos anos.

Iniciativa­s. Os custos de habitações funcionais são o principal gargalo do Brasil. O déficit de moradias é alto nas capitais do País. O secretário estadual de Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, o secretário municipal de Habitação, Fernando Chucre, e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, apresentar­am exemplos de projetos populares voltados para o público sênior - a exemplo do Condomínio Cidade Madura, na Paraíba.

Henrique Noya, do Instituto de Longevidad­e Mongeral Aegon e Patricia Beber, do Kantar Worldpanel e Ricardo Sousa, da Brazil Senior Living, falaram sobre o potencial de cresciment­o desse atrativo mercado que começa a se organizar por aqui.

Trata-se de diferentes modelos de empreendim­ento, para bolsos variados, que têm em comum facilidade­s como assistênci­a médica em tempo integral, espaços para lazer e atividades culturais, além de promover o convívio entre os moradores.

Nos Estados Unidos o cohousing ganhou força depois da crise de 2008. Paramos de pensar no ‘eu quero’ e focamos no ‘eu preciso’ Laura Fitch, ESPECIALIS­TA EM COHOUSING Os projetos para idosos precisam de adaptações e não podem ser implementa­dos em todos os locais, por causa da acessibili­dade principalm­ente Fernando Chucre, SECRETÁRIO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE SP Se olharmos para hoje, quem tem maior renda per capita no Brasil são os chamados maduros independen­tes, acima dos 60 anos de idade Patricia Beber, DA KANTAR WORLDPANEL

 ??  ?? Convivênci­a. Ricardo Soares abordou a transição do idoso para lares compartilh­ados
Convivênci­a. Ricardo Soares abordou a transição do idoso para lares compartilh­ados
 ?? FOTOS THIAGO QUEIROZ/ESTADÃO ?? Debate. Mariana Barros, Rodrigo Garcia, Ricardo Coutinho e Fernando Chucre
FOTOS THIAGO QUEIROZ/ESTADÃO Debate. Mariana Barros, Rodrigo Garcia, Ricardo Coutinho e Fernando Chucre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil