‘O rei do Bra­sil’

O Estado de S. Paulo - - Primeira Página - Ve­ra Ma­ga­lhães

A ma­lo­gra­da ideia de re­for­ma mi­nis­te­ri­al am­pla em de­zem­bro é atri­buí­da a Mo­rei­ra Fran­co. En­tre os co­le­gas, a an­ti­pa­tia em re­la­ção a ele se acen­tu­ou. Ago­ra, di­zem que Mo­rei­ra quer “man­dar em to­dos os mi­nis­té­ri­os”.

No dia em que se co­me­mo­ra a Pro­cla­ma­ção da Re­pú­bli­ca, o go­ver­no de Mi­chel Te­mer vi­ve uma re­be­lião con­tra um mi­nis­tro des­cri­to por seus pa­res co­mo can­di­da­to a “rei do Bra­sil”.

A ma­lo­gra­da ideia de re­for­ma mi­nis­te­ri­al am­pla pa­ra quem for can­di­da­to em de­zem­bro de­fla­grou re­a­ção ge­ne­ra­li­za­da e ime­di­a­ta de to­dos os par­ti­dos, e de­ve ser abor­ta­da tão rá­pi­do qu­an­to sur­giu no ho­ri­zon­te. O men­tor da ideia, di­zem ocu­pan­tes de vá­ri­os blo­cos da Es­pla­na­da, foi Mo­rei­ra Fran­co.

Se já ha­via uma an­ti­pa­tia di­fu­sa em re­la­ção ao ti­tu­lar da Se­cre­ta­ria-Ge­ral da Pre­si­dên­cia, ela se acen­tu­ou nas úl­ti­mas se­ma­nas, des­de que Mo­rei­ra con­cen­trou mais atri­bui­ções, co­mo co­or­de­nar o “Avan­ça Bra­sil” e cui­dar da pu­bli­ci­da­de ofi­ci­al. Ago­ra, di­zem co­le­gas, quer no­me­ar “in­te­gran­tes do se­gun­do es­ca­lão” pa­ra “man­dar em to­dos os mi­nis­té­ri­os”.

A re­vol­ta ga­nhou um ali­a­do de pe­so: o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia, que, ape­sar do pa­ren­tes­co com Mo­rei­ra, fez che­gar a Te­mer a con­tra­ri­e­da­de da ba­se com a ideia de que mi­nis­tros que o aju­da­ram a ar­qui­var as du­as de­nún­ci­as de Ro­dri­go Ja­not se­rão es­can­te­a­dos na ho­ra em que co­me­ça­rão a “co­lher” fru­tos das po­lí­ti­cas im­ple­men­ta­das em su­as pas­tas.

Ocu­pan­tes do pri­mei­ro es­ca­lão, lem­bram au­xi­li­a­res de Te­mer, fi­ca­ri­am “na chu­va”, sem fo­ro e ex­pos­tos à 1.ª ins­tân­cia da La­va Ja­to, co­mo Mar­cos Pe­rei­ra (De­sen­vol­vi­men­to) e Gil­ber­to Kas­sab (Co­mu­ni­ca­ções). Da­da a re­a­ção à ideia de an­te­ci­par a re­for­ma, o mais provável é que se aco­mo­de a si­tu­a­ção do PP – que de­ve ga­nhar Ci­da­des, mas po­de per­der Agri­cul­tu­ra, Saú­de ou o co­man­do da Cai­xa – e tu­do o mais fi­que co­mo es­tá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.