‘Al­guns de­le­ga­dos da PF ti­ve­ram des­vi­os po­lí­ti­co-par­ti­dá­ri­os’

Novo di­re­tor-ge­ral da Po­lí­cia Fe­de­ral ne­ga ter ‘pa­dri­nhos’ e diz que ope­ra­ções da ins­ti­tui­ção são ‘to­das blin­da­das’

O Estado de S. Paulo - - Política - Fa­bio Se­ra­pião / BRA­SÍ­LIA

O novo di­re­tor-ge­ral da Po­lí­cia Fe­de­ral, Fer­nan­do Se­go­via, ne­gou on­tem que seu no­me te­nha si­do in­di­ca­do ao car­go por po­lí­ti­cos do PMDB, en­tre eles o mi­nis­tro Eli­seu Pa­di­lha (Ca­sa Ci­vil) e o ex-se­na­dor Jo­sé Sar­ney (AP). Em en­tre­vis­ta, ele dis­se que pre­ten­de tra­ba­lhar pa­ra unir a cor­po­ra­ção.

O sr. é apontado co­mo apa­dri­nha­do do mi­nis­tro Eli­seu Pa­di­lha, do ex-se­na­dor Jo­sé Sar­ney e do mi­nis­tro do TCU Au­gus­to Nar­des. Qual sua re­la­ção com eles? Não te­nho re­la­ção ne­nhu­ma nem com o mi­nis­tro Pa­di­lha nem com o ex-pre­si­den­te Sar­ney. O mi­nis­tro Nar­des co­nhe­ci em mis­são na Áfri­ca do Sul. Co­mo eu era adi­do po­li­ci­al foi pe­di­do que eu fi­zes­se tra­ba­lho de apoio e se­gu­ran­ça. Quan­do a gen­te vol­tou ao Bra­sil o mi­nis­tro con­ver­sou com o Le­an­dro Dai­el­lo so­bre a pos­si­bi­li­da­de de eu aju­dar no TCU pa­ra que fos­se fei­to lá um ga­bi­ne­te de se­gu­ran­ça ins­ti­tu­ci­o­nal. O mi­nis­tro Pa­di­lha eu não co­nhe­ço pes­so­al­men­te. Co­nhe­ci no Pa­lá­cio do Pla­nal­to quan­do te­ve a con­fir­ma­ção da in­di­ca­ção. Di­zer que eu sou apa­dri­nha­do do Sar­ney, eu não o co­nhe­ci em momento al­gum quan­do es­ta­va no Ma­ra­nhão, en­con­trei com ele uma única vez aqui em Bra­sí­lia.

Mas sua in­di­ca­ção é apon­ta­da co­mo po­lí­ti­ca.

Até eu fi­quei in­tri­ga­do pa­ra sa­ber co­mo foi es­sa cons­tru­ção to­da. O dou­tor Dai­el­lo, que es­ta­va que­ren­do a tran­si­ção, por­que es­ta­va can­sa­do, re­sol­veu man­dar uma lis­ta pa­ra o mi­nis­tro da Justiça com os no­mes dos de­le­ga­dos que po­de­ri­am su­ce­der-lhe. O Dai­el­lo co­lo­cou pri­mei­ro os da sua di­re­to­ria, de­pois su­pe­rin­ten­den­tes re­gi­o­nais e, por fim, adi­dos po­li­ci­ais. Fui o 9.º no­me da lis­ta que foi pa­rar no Mi­nis­té­rio da Justiça.

O sr. cre­di­ta a quem as afir­ma­ções so­bre seu apa­dri­nha­men­to? Eu cre­di­to a pes­so­as que não que­ri­am me ver sen­ta­do aqui co­mo di­re­tor da PF.

O que o mi­nis­tro Tor­qua­to Jar­dim dis­se ao se­nhor?

Ele quer o for­ta­le­ci­men­to da PF co­mo um to­do, in­ter­na e ex­ter­na­men­te. Prin­ci­pal­men­te uma pro­je­ção mai­or da PF no ce­ná­rio in­ter­na­ci­o­nal, por­que o cri­me tran­sa­ci­o­nal tem de ser com­ba­ti­do com mais for­ça.

Co­mo foi seu en­con­tro com o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer?

O pre­si­den­te que­ria con­ver­sar so­bre al­guns te­mas da PF. A ideia é que a PF cum­pra fi­el­men­te a Cons­ti­tui­ção e as leis. A gen­te per­ce­be que al­gu­mas in­ves­ti­ga­ções da PF ti­ve­ram al­guns des­vi­os nas li­nhas in­ves­ti­ga­ti­vas. Al­guns de­le­ga­dos ti­ve­ram des­vi­os no sen­ti­do, eu di­ria, até po­lí­ti­co-par­ti­dá­ri­os. En­tão há uma ne­ces­si­da­de muito gran­de que a PF te­nha um tra­ba­lho muito pro­fis­si­o­nal.

Po­de ha­ver in­ter­ven­ção? Di­go com to­da sin­ce­ri­da­de que hoje to­das as ope­ra­ções são blin­da­das.

Na La­va Ja­to hou­ve al­gum ti­po de atu­a­ção po­lí­ti­co-par­ti­dá­ria? Exis­tem ru­mo­res, es­pe­ci­al­men­te, de um gram­po na épo­ca do (Alberto) Yous­sef e pa­re­ce que a PF tem in­ves­ti­ga­ções na Cor­re­ge­do­ria. Mas to­das es­sas su­po­si­ções es­tão sen­do ave­ri­gua­das. Qual­quer des­vio de con­du­ta de de­le­ga­do nos­so nós fa­re­mos ave­ri­gua­ção.

O se­nhor dis­se que pre­ten­de dar um ‘up­gra­de’ nas in­ves­ti­ga­ções de pes­so­as com fo­ro... Co­mo há es­sa de­man­da re­pri­mi­da no STF e a ne­ces­si­da­de de que se tra­gam es­sas in­ves­ti­ga­ções na mes­ma ve­lo­ci­da­de das ou­tras, tal­vez ha­ja ne­ces­si­da­de de reforço nes­sas in­ves­ti­ga­ções. Va­mos sen­tar com o dou­tor Eu­gê­nio Ri­cas (novo di­re­tor de Com­ba­te ao Cri­me Or­ga­ni­za­do), e ele que vai fa­zer es­sa aná­li­se.

LE­O­NAR­DO DUARTE/SECOM-ES

Car­go. Fer­nan­do Se­go­via vai to­mar pos­se no dia 20

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.