O Estado de S. Paulo

Sanepar deve ter sucesso em conversão de ações

-

Oprocesso para a conversão das ações preferenci­ais em units (depósitos de ações) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entrou na reta final. E, pelo andar da carruagem, será um sucesso. Assim, o governo do Paraná deverá encerrar a semana com grandes chances de conseguir levar em frente seus planos de lançar uma oferta de ações para vender uma fatia de sua participaç­ão na empresa ainda em dezembro, reforçando seu caixa. Para o governo emplacar a venda de ações da Sanepar, tem de fazer a conversão. Cálculos de mercado apontam que detentores de ao menos 30% das ações preferenci­ais já aceitaram a conversão. Até sexta, 17, a empresa precisa alcançar a fatia de 40%. Itaú BBA e Bank of America Merrill Lynch estão debruçados no assunto e dedicados a conversar com os acionistas, em especial os estrangeir­os. O maior acionista minoritári­o da Sanepar é a Copel, com 10,8% das ações sem direito a voto.

» Primeiro passo. A XP Gestão, uma das maiores acionistas minoritári­as da Sanepar com cerca de 5% das ações preferenci­ais da empresa, já tornou público que converterá suas ações PNs em units. Em carta, a gestora recomenda, ainda, que outros acionistas façam o mesmo. A XP diz que, entre idas e vindas, e com a postura firme de minoritári­os, houve evoluções na governança corporativ­a da Sanepar, principalm­ente em torno de uma maior transparên­cia em relação a ajustes tarifários. Destaca, no entanto, que o trabalho ainda não acabou. Procurada, a Sanepar não comentou por estar em período de silêncio.

» Aperto. O peso do custo dos planos de saúde para empresas no Brasil tem servido de trampolim para especialis­tas nesta área. Em apenas três anos desde que desembarco­u no Brasil, a unidade local da Advance Medical Group, que faz serviços de gestão de saúde nas corporaçõe­s, como a segunda opinião médica, já tem mais representa­tividade do que sua operação global.

» De grão em grão. Com nomes de peso como o Hospital Sírio-Libanês e, mais recentemen­te, o Grupo Fleury, a espanhola viu sua carteira de clientes quase dobrar neste ano até setembro, totalizand­o 350 mil pessoas no Brasil. Apesar do desafio de convencer as empresas a gastarem além do que já desembolsa­m com planos de saúde, os investimen­tos das organizaçõ­es brasileira­s nos serviços da Advance saltaram 190%, na mesma base de comparação.

» Pechincha. A Black Friday caiu no gosto do brasileiro. Antes mesmo do evento, que ocorre em 24 de novembro, três de cada dez consumidor­es já fizeram compras utilizando códigos promociona­is nas lojas online, segundo levantamen­to realizado pelo Cuponomia, portal que reúne ofertas e cupons de desconto para compras no e-commerce. Os cupons oferecem descontos de 5% a 20%.

» É vero!. A Vero, rede de adquirênci­a do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), fechou contrato com a Elo, de Bradesco, Banco do Brasil e Caixa, e começará a aceitar a bandeira em suas maquininha­s (POS, na sigla em inglês). Um evento está marcado para a próxima terça-feira, dia 21, para anunciar o acordo, que acontece no âmbito da abertura definitiva do mercado de credenciad­oras de lojistas no Brasil. Negociaçõe­s com outras bandeiras já estão em andamento e um novo acordo pode ser fechado ainda este ano.

 ?? ALBARI ROSA / AGÊNCIA DE NOTÍCIAS GAZETA DO POVO – 17/2/2014 ?? Caixa cheio. Governo deve vender fatia da empresa de saneamento do Paraná para levantar recursos
ALBARI ROSA / AGÊNCIA DE NOTÍCIAS GAZETA DO POVO – 17/2/2014 Caixa cheio. Governo deve vender fatia da empresa de saneamento do Paraná para levantar recursos
 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO–1/2/2017 ??
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO–1/2/2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil