O Estado de S. Paulo

Trump defende uma resposta militar contra terrorista­s

Presidente americano defende intensific­ação do combate à ideologia extremista para derrotar o terrorismo

-

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou ontem o “covarde” atentado cometido contra uma mesquita no Egito e defendeu uma resposta militar contra os terrorista­s. Em mensagem na sua conta do Twitter, ele qualificou como “horrível” este ataque terrorista contra “inocentes e indefesos fiéis” em uma mesquita na Península do Sinai. “O mundo não pode tolerar o terrorismo, devemos derrotá-los militarmen­te e desacredit­ar a ideologia extremista que constitui a base da sua existência”, afirmou.

Trump, que está na Flórida com sua família por ocasião do tradiciona­l Dia de Ação de Graças, destacou no Twitter que pretendia conversar com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre “levar paz ao desastre que herdei no Oriente Médio”. Em um comunicado, a Casa Branca disse que “não pode haver tolerância com os grupos bárbaros que dizem atuar em nome de uma fé, mas atacam templos e assassinam inocentes e indefesos enquanto oram”.

O papa Francisco também manifestou sua firme condenação ao atentado que ele qualificou de “um ato de brutalidad­e sem sentido contra civis inocentes reunidos em oração”. Segundo o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Paroli, “o papa Francisco transmitiu solidaried­ade ao povo egípcio, pediu “a misericórd­ia de Deus às vítimas” e invocou bênçãos de “consolo e paz” para os parentes afetados.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou em comunicado sua condenação ao “covarde ataque terrorista”. Ele disse confiar que os responsáve­is pelo massacre serão rapidament­e levados à Justiça. Por sua vez, o Conselho de Segurança da ONU, em comunicado divulgado pelo presidente rotativo do órgão, o embaixador italiano Sebastiano Cardi, classifico­u o ataque como “covarde” e “atroz”.

 ?? AP ?? Reunião. Sissi e militares avaliam respostas para atentado
AP Reunião. Sissi e militares avaliam respostas para atentado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil