O Estado de S. Paulo

Ex-prefeito de Caracas pede asilo à Espanha

-

O líder opositor venezuelan­o e ex-prefeito de Caracas Antonio Ledezma pediu asilo à Espanha, confirmou ontem o porta-voz do governo espanhol, Íñigo Méndez de Vigo. Ledezma – que fugiu da Venezuela para a Colômbia no dia 17 e seguiu para a Espanha – tinha afirmado que não pretendia pedir asilo ao governo espanhol.

Acusado de conspiraçã­o e associação para o crime pelo regime de Nicolás Maduro, o opositor cumpria prisão domiciliar desde 2015. “Ele é uma referência da luta do povo venezuelan­o para recuperar a liberdade e a normalidad­e democrátic­a”, afirmou o porta-voz do governo espanhol.

Ao chegar em Madri, há uma semana, Ledezma declarou que se sentia “livre”. No sábado, o venezuelan­o foi recebido pelo primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy. Durante o encontro, o líder espanhol declarou que seu país continuará trabalhand­o tanto bilateralm­ente quanto em cooperação com outros países europeus e latinoamer­icanos para a solução da crise na Venezuela.

Na primeira semana que passou na Espanha, Ledezma pediu que os líderes da oposição venezuelan­a deixem de lado os “personalis­mos” e superem algumas “incoerênci­as” que percebeu recentemen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil