O Estado de S. Paulo

Guedes conversou com juiz, diz presidente eleito

Segundo Bolsonaro, seu futuro ministro da Economia foi o responsáve­l pela aproximaçã­o com Moro

- CONSTANÇA REZENDE e R.P. /

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), não disse ontem em que momento foi feito o contato com o juiz Sérgio Moro para que ele assumisse o Ministério da Justiça e Segurança Pública, se antes ou depois das eleições. “Não tem nada a ver se foi uma semana antes das eleições, um dia antes”, declarou.

Moro foi procurado pela campanha “há algumas semanas”, segundo o vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, disse à Folha de S. Paulo – a informação foi confirmada pelo Estado.

A aproximaçã­o do juiz ficou a cargo do economista Paulo Guedes, futuro ministro da Economia, segundo Bolsonaro. “Paulo Guedes que conversou com ele (Moro) depois da campanha.” Disse ainda que não sabia da declaração de seu vice sobre a data da sondagem. “Tenho pouco contato com o Mourão, estou aprofundan­do agora.”

Bolsonaro afirmou que nunca havia falado com Moro sobre sua ida para o governo ou para o Supremo Tribunal Federal, antes da eleição. Procurada, a assessoria de Moro informou que ele não se pronunciar­ia ontem.

“Eu nunca estive com Sérgio Moro até seis meses atrás, num encontro no aeroporto”, disse Bolsonaro, em referência a um episódio ocorrido, na verdade, no ano passado. “Logicament­e, ficou meio estranha aquela situação. Mas 15 dias depois, ele ligou e falei quase 20 minutos com ele. Foi desfeito o mal-entendido. Falei que ele tinha que ter comportame­nto como aquele mesmo, porque afinidade com política poderia dar margem a críticas futuras.”

A reunião de Moro e Bolsonaro foi fechada. O juiz foi à residência do presidente eleito, na Barra da Tijuca, no Rio, e eles conversara­m por cerca de 40 minutos. O Estado apurou que o clima do encontro foi só de acertos finais, como se uma combinação prévia já tivesse sido firmada. Antes de voltar para Curitiba, Moro almoçou com o economista no Gávea Golf Clube.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil