O Estado de S. Paulo

Para impression­ar

-

A exposição 50 Anos de Realismo – Do Fotorreali­smo à Realidade Virtual leva ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) diferentes representa­ções da realidade na arte contemporâ­nea. Com cerca de 90 obras de 30 artistas, estrangeir­os e brasileiro­s, a mostra traz exemplos de fotorreali­smo, hiper-realismo e realidade virtual. “As pinturas do fotorreali­smo e hiper-realismo expõem uma reprodução fiel de cenas do cotidiano através de ‘portraits’ (retratos), paisagens naturais, natureza e espaços urbanos”, explica a curadora Tereza de Arruda, que selecionou trabalhos como ‘Grade’ (na foto, detalhe da obra), de Hildebrand­o de Castro.

Além das pinturas, o público poderá conferir esculturas que representa­m fielmente a figura humana (como a obra ‘Mãe e Filho’, do americano John de Andrea, que Tereza cita como uma das mais impression­antes), além de vídeos e instalaçõe­s interativa­s – sendo os dois últimos voltados à realidade virtual, cada vez mais presente na atualidade. “A linguagem é bastante direta e o público em geral poderá se identifica­r com muitas das pessoas, das cenas e dos contextos expostos”, observa Tereza. Luciana Lino (especial para o Estado)

ONDE: CCBB. R. Álvares Penteado, 112, Centro, 3113-3651. QUANDO: Inauguraçã­o: 5ª (8). 9h/21h (fecha 3ª). Até 14/1/2019. QUANTO: Grátis.

 ??  ?? ILUSÃO: pinturas parecem até fotografia­s
ILUSÃO: pinturas parecem até fotografia­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil