O Estado de S. Paulo

Diretoria esteve com equipe de Bolsonaro

- / F.N e D.A.

A diretoria da Petrobrás já se reuniu com a equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, para discutir a situação da estatal. Entre os temas tratados está a política de preços de combustíve­is. “Não discutirem­os cargos com o novo governo, vamos falar do desempenho da companhia”, disse o presidente da petroleira, Ivan Monteiro.

Em teleconfer­ência com analistas, o diretor Financeiro da companhia, Rafael Grisolia, afirmou que existe uma “agenda clara e aberta” para discutir os preços da gasolina e do óleo diesel com a equipe de Bolsonaro. “O mais provável é que (o governo) não continue com o subsídio. Lembrando que tem uma parcela importante de formação do preço que é o ajuste de impostos. Contribuím­os com as discussões caso o governo queira fazer uma análise nesse sentido”, disse Grisolia.

A Petrobrás persegue os preços internacio­nais de derivados de petróleo desde 2016. Em 2017, passou a promover reajustes diários da gasolina e do diesel, em linha com as oscilações externas, o que levou caminhonei­ros a paralisare­m as estradas em maio deste ano, quando as cotações e o câmbio pressionar­am os preços nos postos. Para dar fim à greve, a solução encontrada pelo atual governo foi subsidiar o consumo do diesel de junho até o fim deste ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil