Trump cri­ti­ca pro­pos­ta de Exér­ci­to de Ma­cron

Em vi­si­ta à França, ame­ri­ca­no ata­ca es­tí­mu­lo fran­cês à cri­a­ção de uma for­ça mi­li­tar eu­ro­peia; am­bos con­cor­dam com gas­to mí­ni­mo na Otan

O Estado de S. Paulo - - Internacional - An­drei Net­to COR­RES­PON­DEN­TE / PA­RIS

Os pre­si­den­tes dos EUA, Do­nald Trump, e da França, Em­ma­nu­el Ma­cron, ten­ta­ram apa­zi­guar a re­la­ção bi­la­te­ral ontem, em Pa­ris, ho­ras de­pois de o lí­der ame­ri­ca­no ter, via Twit­ter, se di­to “mui­to in­sul­ta­do” pe­lo fran­cês, que na ter­ça-fei­ra fez de­cla­ra­ções so­bre a ne­ces­si­da­de de cri­a­ção de um Exér­ci­to da União Eu­ro­peia.

A reu­nião bi­la­te­ral ocor­reu no Pa­lá­cio do Eli­seu, na vés­pe­ra das so­le­ni­da­des pa­ra o Cen­te­ná­rio do Ar­mis­tí­cio, ho­je. O de­sen­ten­di­men­to en­tre os dois acon­te­ceu após uma en­tre­vis­ta con­ce­di­da por Ma­cron à rá­dio Eu­ro­pe 1, na ter­ça. Fa­lan­do de ci­ber­de­fe­sa, o pre­si­den­te da França afir­mou que a Europa pre­ci­sa se pro­te­ger me­lhor das gran­des po­tên­ci­as da área.

“Nós estamos sen­do atin­gi­dos por ata­ques de hac­kers no ci­be­res­pa­ço. Te­mos de nos pro­te­ger em re­la­ção à Chi­na, à Rús­sia e até dos EUA”, dis­se o fran­cês. Mi­nu­tos de­pois, Ma­cron evo­cou a ne­ces­si­da­de de cri­a­ção de For­ças Ar­ma­das in­te­gra­das pa­ra a União Eu­ro­peia, um pro­je­to de França, Ale­ma­nha, Itá­lia, Bélgica, Ho­lan­da e Lu­xem­bur­go que da­ta de 1952, nun­ca exe­cu­ta­do.

“Fren­te à Rús­sia, que es­tá em nos­sas fron­tei­ras e de­mons­trou von­ta­de de ser ame­a­ça­do­ra, pre­ci­sa­mos de uma Europa que pos­sa se de­fen­der me­lhor so­zi­nha, sem de­pen­der ape­nas dos EUA”, afir­mou Ma­cron.

O te­ma foi ob­je­to de uma re­por­ta­gem do con­ser­va­dor Wall

Stre­et Jour­nal, on­de as de­cla­ra­ções fo­ram apre­sen­ta­das co­mo se Ma­cron de­fen­des­se a cri­a­ção de um Exér­ci­to eu­ro­peu pa­ra se de­fen­der con­tra a Rús­sia, a Chi­na e os EUA. Ho­ras de­pois, ao che­gar à França no fi­nal da noi­te de quin­ta-fei­ra, Trump tui­tou so­bre o as­sun­to, usan­do a mesma abor­da­gem. “O pre­si­den­te da França, Ma­cron, su­ge­riu que a Europa cons­trua sua pró­pria for­ça mi­li­tar pa­ra pro­te­ger-se dos EUA, da Chi­na e da Rús­sia”, afir­mou. “É mui­to in­sul­tan­te, mas tal­vez a Europa de­ves­se pri­mei­ro pa­gar o per­cen­tu­al cor­re­to da Or­ga­ni­za­ção do Tra­ta­do do Atlân­ti­co Nor­te (Otan), que os EUA, sub­si­di­am.”

Ao ser re­ce­bi­do no Pa­lá­cio do Eli­seu ontem, Trump e Ma­cron de­mons­tra­ram me­nos ca­lor hu­ma­no que usu­al­men­te, com um aper­to de mão bre­ve e me­nos elo­gi­os de par­te a par­te. Na sequência, os dois tiveram uma reu­nião bi­la­te­ral de três ho­ras, que en­vol­veu ain­da um al­mo­ço com as pri­mei­ras-da­mas, Bri­git­te Ma­cron e Me­la­nia Trump.

Na reu­nião, Ma­cron afir­mou que os paí­ses eu­ro­peus de­vem mesmo ele­var seus in­ves­ti­men­tos mi­li­ta­res pa­ra cum­prir os acor­dos de fi­nan­ci­a­men­to da Otan, que pre­vê 2% do PIB de ca­da país de­vo­ta­dos aos gas­tos mi­li­ta­res. “Eu apre­cio o que vo­cê dis­se so­bre o com­par­ti­lha­men­to do far­do. Vo­cê co­nhe­ce meu pon­to de vis­ta: nós que­re­mos uma Europa for­te”, afir­mou Trump.

Além disso, a Casa Bran­ca in­for­mou que Trump par­ti­ci­pa­rá das so­le­ni­da­des do Cen­te­ná­rio do Ar­mis­tí­cio, ho­je, na Ave­ni­da Champs Ely­sées, mas não mais com­pa­re­ce­rá ao Fó­rum da Paz, or­ga­ni­za­do pe­lo go­ver­no da França e que com a pre­sen­ça de de­ze­nas de lí­de­res po­lí­ti­cos de to­do o mun­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.