Cai mai­or tra­va ao adi­a­men­to de elei­ções pa­ra no­vem­bro

O Estado de S. Paulo - - Primeira página -

In­te­gran­tes do Cen­trão pas­sa­ram on­tem a apoi­ar o adi­a­men­to das elei­ções mu­ni­ci­pais pa­ra no­vem­bro. A mu­dan­ça de opi­nião veio após a cú­pu­la do Con­gres­so in­di­car con­tra­par­ti­das pa­ra a me­di­da pas­sar pe­la Câ­ma­ra. Uma de­las são R$ 5 bi­lhões pa­ra as pre­fei­tu­ras en­fren­ta­rem a pan­de­mia. Ou­tra é a re­to­ma­da dos pro­gra­mas par­ti­dá­ri­os no rá­dio e na TV.

Há li­ções a se­rem ti­ra­das das ne­go­ci­a­ções em tor­no do adi­a­men­to das elei­ções por cau­sa da pan­de­mia: 1) o Cen­trão, que só to­pou “con­ver­sar” após Ro­dri­go Maia e ou­tros lí­de­res se­rem pres­si­o­na­dos pe­lo STF, ain­da sol­ta e pren­de na Câ­ma­ra, ou se­ja, o blo­co po­de, sim, pro­te­ger Jair Bol­so­na­ro do im­pe­a­ch­ment, mas vai co­brar ca­ro; 2) a fatura do Cen­trão pa­ra re­fe­ren­dar o adi­a­men­to le­gi­ti­ma os bra­si­lei­ros que re­jei­tam o Con­gres­so; 3) as 58 mil mor­tes por co­vid-19 até ago­ra não con­se­gui­ram fa­zer a clas­se po­lí­ti­ca pri­vi­le­gi­ar in­te­res­ses do País.

» Mais um. Mes­mo com os avan­ços nas tra­ta­ti­vas pa­ra o adi­a­men­to das elei­ções mu­ni­ci­pais des­te ano, con­for­me an­te­ci­pou a Co­lu­na no do­min­go, um pon­to ain­da po­de tra­var a vo­ta­ção. Par­la­men­ta­res que­rem a vol­ta das pro­pa­gan­das par­ti­dá­ri­as, que são vei­cu­la­das fo­ra do pe­río­do elei­to­ral.

» Pre­ju. As emis­so­ras de TV, po­rém, cal­cu­lam um pre­juí­zo mi­li­o­ná­rio ca­so a per­mis­são vol­te a va­ler. O pre­si­den­te do Se­na­do, Da­vi Al­co­lum­bre, já si­na­li­zou po­si­ti­va­men­te por um pro­je­to nes­se sen­ti­do, mas de­pu­ta­dos ava­li­am que um ca­mi­nho ain­da pre­ci­sa ser des­bra­va­do pa­ra que ha­ja a ga­ran­tia das in­ser­ções.

» Ação! Em te­se, Maia de­fen­de a vol­ta de um mai­or pro­ta­go­nis­mo pa­ra a pro­pa­gan­da elei­to­ral na TV.

» Bye… PSL, Pros e PTB es­tão co­le­tan­do as­si­na­tu­ras pa­ra a for­ma­ção de um no­vo gru­po na Câ­ma­ra. Jun­tos, eles de­vem reu­nir 76 vo­tos e po­dem cau­sar al­gum aba­lo ao Cen­trão.

» …bye. A mo­vi­men­ta­ção tem ain­da, co­mo pa­no de fun­do, a elei­ção na Me­sa Di­re­to­ra, que, ape­sar de ser em fe­ve­rei­ro do pró­xi­mo ano, do­mi­na as con­ver­sas nos cor­re­do­res e nas vi­de­o­con­fe­rên­ci­as da Câ­ma­ra.

» Dei­xa a vi­da… Se­gun­do a Co­lu­na apu­rou, a ideia do gru­po é con­se­guir ter in­de­pen­dên­cia pa­ra com­por com o can­di­da­to do Cen­trão ou al­guém pró­xi­mo a Ro­dri­go Maia, que ho­je con­ta com o apoio de DEM, PSDB, MDB, Ci­da­da­nia e do blo­co de es­quer­da.

» …me le­var. O no­vo agru­pa­men­to de par­ti­dos es­tá de olho mes­mo é em va­ga na Se­cre­ta­ria-Ge­ral da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos.

» Qual é a sua? A Fi­esp ar­ti­cu­la reu­nião com Ma­rio Fri­as pa­ra ten­tar des­co­brir quais os pla­nos do no­vo se­cre­tá­rio da Cul­tu­ra. Tam­bém quer bus­car so­lu­ções pa­ra os gra­ves pro­ble­mas da clas­se ar­tís­ti­ca na pan­de­mia, es­pe­ci­al­men­te os re­la­ci­o­na­dos à Lei Rou­a­net. » Nú­me­ros… Após o anún­cio de lock­down em Goiás, al­gu­mas pre­fei­tu­ras do Es­ta­do si­na­li­za­ram que não vão cum­prir a me­di­da. Apa­re­ci­da de Goi­â­nia in­for­mou já re­a­li­zar dis­tan­ci­a­men­to so­ci­al in­ter­mi­ten­te e a pre­fei­tu­ra de Lu­zi­â­nia fez en­que­te no Ins­ta­gram so­bre even­tu­al ade­são.

» ...que não men­tem. Em Apa­re­ci­da de Goi­â­nia, que ado­tou o mo­de­lo no iní­cio de ju­nho, o nú­me­ro de in­fec­ta­dos cres­ceu 212%. Em Lu­zi­â­nia, hou­ve au­men­to de 409% nos no­vos ca­sos no úl­ti­mo mês. Ou se­ja, en­que­te pra que mes­mo?

» Alen­to. Pro­mo­vi­do a ge­ne­ral de Di­vi­são pe­lo Al­toCo­man­do do Exér­ci­to na quin­ta-fei­ra pas­sa­da, Mar­ce­lo Aran­tes Gu­e­don re­ce­beu a no­tí­cia no Hos­pi­tal das For­ças Ar­ma­das no DF, in­ter­na­do e en­tu­ba­do com co­vid-19, mas evo­luin­do.

COM MA­RI­A­NA HAUBERT. COLABORARA­M UBIRATAN BRA­SIL E ELIANE CANTANHÊDE.

RE­PRO­DU­ÇÃO/INS­TA­GRAM

» CLICK. O Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da tem no­vo in­qui­li­no: o pas­tor ma­re­ma­no ‘Au­gus­to Bol­so­na­ro’. Res­ga­ta­do das ru­as, ele foi ado­ta­do pe­la pri­mei­ra-da­ma Mi­chel­le Bol­so­na­ro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.