Pla­nos de saú­de te­rão de co­brir tes­te de an­ti­cor­pos

Agên­cia in­cluiu exa­me so­ro­ló­gi­co pa­ra quem tem ou te­ve sin­to­mas em rol obri­ga­tó­rio

O Estado de S. Paulo - - Primeira página -

O tes­te so­ro­ló­gi­co pa­ra con­fir­ma­ção de in­fec­ção por co­vid-19 de­ve­rá es­tar en­tre os pro­ce­di­men­tos obri­ga­tó­ri­os dos pla­nos de saú­de. Fei­to com amos­tra de san­gue, ele é in­di­ca­do a par­tir do oi­ta­vo dia após o iní­cio dos sin­to­mas.

A Agên­cia Na­ci­o­nal de Saú­de Su­ple­men­tar (ANS) in­cluiu tes­tes so­ro­ló­gi­cos pa­ra con­fir­ma­ção da in­fec­ção pe­lo co­ro­na­ví­rus en­tre os pro­ce­di­men­tos obri­ga­tó­ri­os aten­di­dos pe­los pla­nos de saú­de. A me­di­da foi pu­bli­ca­da on­tem no Diá­rio Ofi­ci­al da União.

A no­va re­so­lu­ção de­ter­mi­na a co­ber­tu­ra obri­ga­tó­ria e a uti­li­za­ção de tes­tes so­ro­ló­gi­cos em cum­pri­men­to a uma de­ter­mi­na­ção da 6.ª Va­ra Fe­de­ral de Per­nam­bu­co. Uma ação ci­vil pú­bli­ca ha­via si­do pro­pos­ta pe­la As­so­ci­a­ção de De­fe­sa dos Usuá­ri­os de Se­gu­ro, Pla­nos e Sis­te­mas de Saú­de (Adu­seps).

Se­gun­do a nor­ma, os exa­mes la­bo­ra­to­ri­ais pas­sam a in­cluir a pes­qui­sa de an­ti­cor­pos IgA, IgG ou IgM em am­bu­la­tó­ri­os e hos­pi­tais nos ca­sos de pa­ci­en­tes que apre­sen­tem ou te­nham apre­sen­ta­do qu­a­dro clí­ni­co e sin­to­mas de sín­dro­me gri­pal ou sín­dro­me res­pi­ra­tó­ria agu­da gra­ve. Es­ses sin­to­mas in­clu­em fe­bre, tos­se, dor de ga­ran­ta, co­ri­za ou di­fi­cul­da­de res­pi­ra­tó­ria.

Os tes­tes pe­lo mé­to­do de so­ro­lo­gia são re­a­li­za­dos por meio de amos­tra de san­gue sim­ples e ve­ri­fi­cam a res­pos­ta imu­no­ló­gi­ca do cor­po em re­la­ção ao ví­rus a par­tir da de­tec­ção de an­ti­cor­pos em pes­so­as que fo­ram ex­pos­tas ao Sars-CoV-2.

Co­mo a pro­du­ção de an­ti­cor­pos só ocor­re após cer­to pe­río­do de ex­po­si­ção ao ví­rus, es­se ti­po de tes­te é in­di­ca­do a par­tir do oi­ta­vo dia de iní­cio dos sin­to­mas, se­gun­do a ANS.

Ou­tro tes­te, o RT-PCR, con­si­de­ra­do pa­drão ou­ro pa­ra de­tec­ção da co­vid-19, já ha­via en­tra­do no rol de pro­ce­di­men­tos obri­ga­tó­ri­os da ANS em mar­ço. Di­fe­ren­te­men­te do so­ro­ló­gi­co, es­se exa­me é uti­li­za­do pa­ra de­tec­ção du­ran­te a ma­ni­fes­ta­ção da do­en­ça e não é ca­paz de iden­ti­fi­car se um pa­ci­en­te que já não apre­sen­ta mais sin­to­mas te­ve con­ta­to com o ví­rus an­tes.

O va­lor do tes­te so­ro­ló­gi­co va­ria de acor­do com o mé­to­do de co­le­ta – se do­mi­ci­li­ar ou no la­bo­ra­tó­rio – e po­de sair en­tre R$ 280 e R$ 420, se­gun­do dois la­bo­ra­tó­ri­os ou­vi­dos pe­lo Estadão.

Em tra­mi­ta­ção. Por meio de no­ta, a As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Pla­nos de Saú­de (Abram­ge) in­for­mou que ope­ra­do­ras de pla­nos cum­pri­rão a de­ter­mi­na­ção da ANS, “que por sua vez foi in­cor­po­ra­da por de­ci­são ju­di­ci­al que ain­da es­tá em tra­mi­ta­ção e, por­tan­to, po­de ser re­vis­ta”.

Se­gun­do a Abram­ge, “mes­mo em pe­río­dos de epi­de­mi­as, co­mo o ca­so de zi­ka ví­rus em 2016, a agên­cia re­gu­la­do­ra fez aná­li­ses téc­ni­cas pa­ra em­ba­sar tais in­cor­po­ra­ções, ao con­trá­rio des­ta úl­ti­ma in­clu­são”.

GO­VER­NO SP - 16/5/2020

De­tec­ção. Tes­te so­ro­ló­gi­co é in­di­ca­do a par­tir do 8º dia do iní­cio dos sin­to­mas, diz a ANS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.