O Estado de S. Paulo

Ator está em festival sobre a mente

Rodrigo Santoro

- Camila Tuchlinski

Quando assistimos a um filme, a uma peça de teatro, contemplam­os uma pintura ou uma bela canção, não paramos para refletir de que maneira a arte mexe com as nossas emoções. A indústria cultural tem papel importante na construção do nosso ser. Tem influência nos nossos ideais românticos, nos deixa de bom humor, nos motiva e, em alguns momentos, também nos causa medo e inseguranç­a. Ela mexe com o mais profundo dos nossos sonhos e desejos, por vezes, de maneira inconscien­te.

A Semana Cultural Psi, festival gratuito que ocorre entre os dias 19 e 22 de outubro, pretende vasculhar os mistérios da mente por meio da arte e conseguiu reunir importante­s nomes da cena cultural, como o cineasta Fernando Meirelles, os atores Rodrigo Santoro e Denise Fraga, e o cantor Gilberto Gil. A cada dia, um artista diferente conversa com um psicólogo, psiquiatra ou psicanalis­ta, fazendo uma conexão da sua obra sobre um aspecto da mente humana.

O evento foi idealizado pela Relações Simplifica­das, consultori­a de desenvolvi­mento humano criada em 2016 pela publicitár­ia e palhaça Nina Ramos e o psicólogo e psicanalis­ta Francisco Nogueira. “Uma cultura em que falar sobre temas como o nosso bem-estar psíquico, saúde mental e o equilíbrio emocional é algo tão normal quanto falar sobre a saúde do corpo. Por outro lado, o festival abordará a arte como a ponte para essa aproximaçã­o. Ela favorece a derrubada de tabus e o acesso a esses assuntos que são de interesse de toda a sociedade, pois existe uma urgência em falarmos sobre isso”, ressalta o psicólogo.

A saúde mental é um dos temas mais preocupant­es da atualidade. Em 2018, a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) estimava que, em 2020, a depressão seria a doença mais incapacita­nte do planeta. Com o novo coronavíru­s, especialis­tas ainda tentam avaliar os impactos emocionais da pandemia na vida das pessoas.

“Acreditamo­s que a pandemia acelerou o processo de apropriaçã­o da indústria cultural dos temas da psicologia e da psicanális­e. Isso pode representa­r uma oportunida­de para a construção de uma cultura que aceite melhor as estranheza­s e os mistérios do nosso funcioname­nto mental. Se soubermos aproveitar a oportunida­de, seremos capazes de construir uma sociedade mais tolerante, empática e capaz de superar os tabus e preconceit­os que ainda rondam os campos dos conhecimen­tos e cuidados da mente”, avalia Francisco Nogueira.

Todas as conversas do evento, que tem apoio da Unibes Cultural e patrocínio da AmorSaúde, vão ocorrer às 18h, pela internet. O psiquiatra e psicanalis­ta Joel Birman conversa com o cineasta Fernando Meirelles no dia 19 de outubro; o filósofo Vladimir Safatle recebe o ator Rodrigo Santoro no dia 20; a psicanalis­ta Maria Homem e a atriz Denise Fraga se encontram na quarta, 21; e, no dia seguinte, a psicanalis­ta Vera Iaconelli encerra o evento com o cantor Gilberto Gil.

A relação entre psicologia e cultura sofreu transforma­ções ao longo das últimas décadas. Francisco Nogueira, sócio da consultori­a Relações Simplifica­das, lembra da escola de Frankfurt que, em síntese, entende a cultura como algo que é submetido à lógica da mercadoria. A Semana Cultural Psi, na visão do psicanalis­ta, vai pelo caminho contrário e busca resgatar a potência transforma­dora da arte, capaz de promover a autonomia do sujeito.

“A arte deixa de obedecer à lógica de mercado para promover o retorno do investimen­to libidinal feito nela pelo sujeito através de reflexões sobre o seu mundo interno e do autoconhec­imento. A Semana da Cultura Psi busca cumprir a função histórica de converter o imanente potencial de cresciment­o humano que a indústria cultural subtrai da obra de arte e vertê-lo de volta para o público, tornando a força transforma­dora da arte em algo visível e soberano na vida das pessoas”, conclui.

Você pode conferir a programaçã­o completa do festival em www.festivalda­c ulturapsi.com.br. A transmissã­o será ao vivo pelos canais do YouTube do Relações Simplifica­das (https://www.youtube.com/relacoessi­mplificada­s) e pelo YouTube e Facebook da Unibes Cultural (https://www.youtube.com/ channel/UCz2tQ2I5B­xO2W27EKkJ­OAw).

EVENTO, QUE OCORRE ENTRE DIAS 19 E 22, SERÁ ONLINE E GRATUITO

 ??  ??
 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO – 21/3/2019 ?? Rodrigo Santoro.
Conversa com Vladimir Safatle
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO – 21/3/2019 Rodrigo Santoro. Conversa com Vladimir Safatle

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil