ALI­MEN­TOS QUE PO­DEM PRE­JU­DI­CAR O ESTÔ­MA­GO

O Poder dos Alimentos - - ÍNDICE -

Con­fi­ra re­cei­tas de chás com gen­gi­bre pa­ra acal­mar o estô­ma­go!

Pa­ra aju­dar na pro­te­ção des­se ór­gão tão im­por­tan­te, o gas­tro­en­te­ro­lo­gis­ta Ri­car­do Por­ti­e­ri lis­tou al­gu­mas op­ções ca­pa­zes de ge­rar al­gum des­con­for­to. Con­fi­ra a se­guir:

Sal­ga­di­nhos e su­cos em pó: são ri­cos n em co­ran­tes e con­ser­van­tes, por is­so, pi­o­ram a gastrite.

Fri­tu­ras e em­bu­ti­dos co­mo: mor­ta­de­la, n sal­si­cha, sa­la­me e os co­nhe­ci­dos sal­ga­di­nhos de ani­ver­sá­rio.

Chi­cle­tes em ge­ral: com ou sem açú­car, n são pre­ju­di­ci­ais a quem tem gastrite. O estô­ma­go se pre­pa­ra pa­ra re­ce­ber o ali­men­to sem­pre que há mas­ti­ga­ção, pro­du­zin­do uma quan­ti­da­de mai­or de su­co gás­tri­co. Co­mo o su­co é ácido, pre­ju­di­ca o estô­ma­go.

Lei­tes e seus de­ri­va­dos: co­mo são con­si­de­ra­dos n ali­men­tos pro­téi­cos, al­te­ram a ação di­ges­ti­va (co­mo acon­te­ce com a carne ver­me­lha).

Con­di­men­tos for­tes e pi­men­tas: eles n cau­sam ir­ri­ta­ção e au­men­tam a gastrite, por is­so de­vem fi­car de fo­ra da di­e­ta.

Açú­car e do­ces: por se­rem de rá­pi­da n di­ges­tão au­men­tam a fer­men­ta­ção do in­tes­ti­no e pre­ju­di­cam o estô­ma­go.

Ca­feí­na: por ser um po­ten­te ir­ri­tan­te n gás­tri­co, de­ve ser evi­ta­da du­ran­te o tra­ta­men­to da gastrite. A ca­feí­na es­ta pre­sen­te no ca­fé, nos re­fri­ge­ran­tes a ba­se de co­la, e nos chás pre­to e ma­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.