FI­QUE LON­GE DE TU­MO­RES

Ve­ja os po­de­res da hor­ta­li­ça quan­do o as­sun­to é pre­ven­ção do cân­cer

O Poder dos Alimentos - - CONTENTS - Tex­to LU­CAS FERREIRA/COLABORADOR | De­sign DI­E­GO DI­AS

Os an­ti­o­xi­dan­tes da hor­ta­li­ça são uma ar­ma po­ten­te pa­ra au­xi­li­ar na pre­ven­ção do cân­cer

UMA DAS CA­RAC­TE­RÍS­TI­CAS BENÉFICAS DA COU­VE É SER UM ALI­MEN­TO DE AL­TO PO­DER AN­TI­O­XI­DAN­TE! Des­sa for­ma, a hor­ta­li­ça atua no com­ba­te ao ex­ces­so de ra­di­cais li­vres no or­ga­nis­mo, di­mi­nuin­do a chan­ce do cân­cer se de­sen­vol­ver. “Ali­men­tos ri­cos em vi­ta­mi­nas A,C e E, co­mo a pró­pria cou­ve, es­tão exaus­ti­va­men­te re­la­ci­o­na­dos em es­tu­dos no mun­do to­do co­mo pro­te­to­res nos

pro­ces­sos oxi­da­ti­vos. Ou­tros com­po­nen­tes tam­bém en­con­tra­dos em fru­tas e hortaliças são con­si­de­ra­dos an­ti­car­ci­no­gê­ni­cos, co­mo as fi­bras e o se­lê­nio”, afir­ma a can­ce­ro­lo­gis­ta Rita Ma­ria de An­dra­de Bu­din.

Com cau­sas va­ri­a­das, o cân­cer po­de se de­sen­vol­ver por con­ta de fa­to­res ex­ter­nos ou in­ter­nos, co­mo meio am­bi­en­te, há­bi­tos ali­men­ta­res, cos­tu­mes cul­tu­rais e ge­né­ti­ca, por exem­plo. “Os tu­mo­res po­dem ter iní­cio em di­fe­ren­tes ti­pos de cé­lu­las. Quan­do co­me­çam em te­ci­dos epi­te­li­ais (co­mo pe­le ou mu­co­sas), são de­no­mi­na­dos car­ci­no­mas. Se o pon­to de par­ti­da for um te­ci­do con­jun­ti­vo, co­mo os­so, mús­cu­lo ou car­ti­la­gem, são cha­ma­dos sar­co­mas. O cân­cer po­de sur­gir em qual­quer par­te do cor­po, mas al­guns ór­gãos são mais afe­ta­dos do que ou­tros”, re­ve­la o on­co­lo­gis­ta San­dro Sa­lim La­na.

ES­CU­DO NA­TU­RAL

Má ali­men­ta­ção, po­lui­ção, es­tres­se, pro­du­tos tó­xi­cos, rai­os ul­tra­vi­o­le­ta e até mes­mo o exa­ge­ro de exer­cí­ci­os fí­si­cos são fa­to­res de ris­co pa­ra que o or­ga­nis­mo de­sen­vol­va ra­di­cais li­vres em ex­ces­so. Quan­do es­ses ra­di­cais se con­cen­tram em gran­de quan­ti­da­de no or­ga­nis­mo, eles da­ni­fi­cam as cé­lu­las, cau­san­do des­trui­ções em su­as mem­bra­nas. A cou­ve “con­tém glu­co­si­no­la­tos e in­dóis, que são po­de­ro­sas mo­lé­cu­las an­ti­cân­cer. Os an­ti­o­xi­dan­tes im­pe­dem a evo­lu­ção de tu­mo­res ma­lig­nos e fa­vo­re­cem a mor­te das cé­lu­las can­ce­ro­sas, além de me­lho­ra­rem o re­pa­ro do DNA e con­ta­rem com um efei­to que re­gu­la hormô­ni­os es­tro­gê­ni­cos, o que pre­vi­ne es­pe­ci­al­men­te o cân­cer de ma­ma”, ex­pli­ca a nu­tri­ci­o­nis­ta Lucya­ne Cro­sa­ra.

O po­der an­ti­o­xi­dan­te da cou­ve é pro­ve­ni­en­te das vi­ta­mi­nas que fa­zem par­te de sua com­po­si­ção, co­mo a vitamina A, que au­xi­lia a pe­le, os olhos e mu­co­sas; e a vitamina C, que pos­sui pro­pri­e­da­des pre­ven­ti­vas pa­ra gri­pes e res­fri­a­dos, além de au­xi­li­ar na for­ma­ção das cé­lu­las. Além dis­so, ou­tros nu­tri­en­tes en­con­tra­dos na hor­ta­li­ça tam­bém são fun­da­men­tais pa­ra pre­ve­nir e aju­dar na lu­ta con­tra o cân­cer, uma vez que a cou­ve éri­ca em mi­ne­rais, po­tás­sio, mag­né­sio, fós­fo­ro, vi­ta­mi­nas A,B 1, B2,B3,CeK, for­ta­le­cen­do, as­sim, o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co.

OU­TROS ALI­A­DOS

“Em ge­ral, ali­men­tos ver­des são ri­cos em an­ti­o­xi­dan­tes e de­sin­to­xi­cam o or­ga­nis­mo. Eles con­têm clo­ro­fi­la, áci­do fó­li­co, fer­ro, cál­cio, be­ta­ca­ro­te­no e iso­ci­a­na­tos. Su­as prin­ci­pais fon­tes são cou­ve, es­pi­na­fre, re­po­lho e bró­co­lis”, ga­ran­te a nu­tri­ci­o­nis­ta Grei­ce Ca­ro­li­ne Bag­gio. A cor é uma for­ma fun­ci­o­nal de re­co­nhe­cer os an­ti­o­xi­dan­tes pre­sen­tes em ca­da ali­men­to: os ver­me­lhos (ca­so do to­ma­te, da goi­a­ba e me­lan­cia) são ri­cos em li­co­pe­no; já os ala­ran­ja­dos (abó­bo­ra, ma­mão e man­ga), em be­ta­ca­ro­te­no; por fim, os roxos (amo­ra, be­rin­je­la e uva), em an­to­ci­a­ni­nas. Daí a im­por­tân­cia de sem­pre va­ri­ar aqui­lo que você co­lo­ca no pra­to.

Por pos­suir gli­co­si­no­la­tos e fi­toquí­mi­cos naturais, com ação de­sin­to­xi­can­te, a cou­ve es­ti­mu­la o or­ga­nis­mo a se li­vrar até mes­mo dos agen­tes can­ce­rí­ge­nos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.