TE­NHA EM CA­SA

Plan­tar cou­ve é uma ati­vi­da­de mais sim­ples do que se ima­gi­na! Ve­ja co­mo e te­nha sua pró­pria hor­ta em ca­sa

O Poder dos Alimentos - - CONTENTS - Tex­to LU­CAS FERREIRA/COLABORADOR | De­sign DI­E­GO DI­AS

Apren­da co­mo plan­tar cou­ve no quin­tal ou no va­so e con­su­ma a ver­du­ra sem ne­nhum agro­tó­xi­co!

ALÉM DE SEUS MUI­TOS PO­DE­RES CO­MO ALI­MEN­TO BE­NÉ­FI­CO PA­RA A SAÚ­DE, a cou­ve pos­sui fá­cil plan­tio, sen­do pos­sí­vel, in­clu­si­ve, tê-la em ca­sa. Des­cu­bra co­mo cul­ti­var a hor­ta­li­ça de for­ma sim­ples e sem agro­tó­xi­cos!

CO­MO PLAN­TAR?

O pri­mei­ro pas­so é pre­pa­rar o lo­cal de plan­tio afo­fan­do bem a ter­ra. Em se­gui­da, adi­ci­o­ne o adu­bo de sua pre­fe­rên­cia uni­for­me­men­te. Plan­te a mu­da ou as se­men­tes, co­brin­do cui­da­do­sa­men­te com ter­ra, re­gan­do com um pou­co de água. Pa­ra ir­ri­gar o so­lo, te­nha o cui­da­do de não dei­xá-lo en­char­ca­do, por­que você te­rá que dar água com frequên­cia. Além da água, o sol tam­bém me­re­ce des­ta­que, por is­so, se pos­sí­vel, dei­xe o pé em con­ta­to di­re­to com a luz do so­lar. A cou­ve tam­bém cos­tu­ma crescer bas­tan­te, en­tão, se for pre­ci­so in­ter­vir, co­lo­que es­ta­cas e amar­ras pa­ra que a plan­ta te­nha on­de se apoi­ar.

SÓ BE­NE­FÍ­CI­OS!

Uma das prin­ci­pais qua­li­da­des em cui­dar do pro­ces­so de plan­tio é que na hor­ta ca­sei­ra não exi­ge o uso de agro­tó­xi­cos, que tan­to pre­ju­di­cam a saú­de. “As di­e­tas de­se­qui­li­bra­das, po­bres em ali­men­tos naturais e ri­cas em in­gre­di­en­tes in­dus­tri­a­li­za­dos, agro­tó­xi­cos e adi­ti­vos ali­men­ta­res ten­dem a re­du­zir a ca­pa­ci­da­de de­to­xi­fi­can­te do or­ga­nis­mo”, ex­pli­ca a nu­tri­ci­o­nis­ta Eli­a­ne Pe­te­an Are­na.

Além dis­so, quan­do o pro­du­to é com­pra­do em mer­ca­dos, de­ve-se sa­ber que até che­gar às mãos do con­su­mi­dor ele pas­sa pe­la eta­pa de trans­por­te, que mui­tas ve­zes é lon­go e da­ni­fi­ca a qua­li­da­de fi­nal, prin­ci­pal­men­te pe­la cou­ve ama­re­lar fa­cil­men­te. Em ca­sa, os pe­ri­gos da ma­ni­pu­la­ção da hor­ta­li­ça são di­mi­nuí­dos e as chan­ces de apro­vei­tar o me­lhor do ali­men­to são mai­o­res.

Além de to­dos os be­ne­fí­ci­os que o ali­men­to traz pa­ra or­ga­nis­mo, o ato de plan­tar acom­pa­nha inú­me­ras van­ta­gens pa­ra a men­te, sen­do uma ati­vi­da­de na­tu­ral e te­ra­pêu­ti­ca

Pa­ra pra­ti­car o plan­tio de for­ma pro­du­ti­va e sem er­ros, con­fi­ra uma lis­ta de ma­te­ri­ais e itens es­sen­ci­ais pa­ra atin­gir o re­sul­ta­do es­pe­ra­do!

Se­men­tes ou mu­das: as se­men­tes de­mo­ram um pou­co mais pa­ra crescer e de­vem ser in­se­ri­das na ter­ra com, no mí­ni­mo, 5cm de pro­fun­di­da­de. Já as mu­das po­dem ser en­con­tra­das em hor­tos e fi­ca mais fá­cil pa­ra plan­tar em va­sos.

Va­so ou es­pa­ço no quin­tal: a cou­ve se adap­ta bem tan­to em quin­tais quan­to em apar­ta­men­tos, den­tro de va­sos. O im­por­tan­te mes­mo é ter um es­pa­ço ade­qua­do - no ca­so do va­so, no mí­ni­mo 20cm de di­â­me­tro - e con­tar com ilu­mi­na­ção so­lar mo­de­ra­da.

Ter­ra: pa­ra que a plan­ta cres­ça sau­dá­vel, é pos­sí­vel pre­pa­rar a ter­ra da se­guin­te ma­nei­ra: co­lo­ca-se 2 par­tes de ter­ra ve­ge­tal pa­ra ca­da 1 par­te de ter­ra ver­me­lha e 1 par­te de areia.

Re­ga­dor: pa­ra al­can­çar to­da a ex­ten­são da cou­ve de­li­ca­da­men­te, es­se ins­tru­men­to mos­tra-se fun­da­men­tal. Mas as ir­ri­ga­ções não po­dem ser exa­ge­ra­das: de­vem ser fei­tas di­a­ri­a­men­te, mas sem en­char­car o so­lo. Adu­bo: ele é fun­da­men­tal pa­ra que não exis­tam pro­ble­mas em re­la­ção ao cres­ci­men­to do ma­ço de cou­ve. Po­de ser fei­to a par­tir de ter­ra ve­ge­tal, es­ter­co de cur­ral bem cur­ti­do ou hú­mus de mi­nho­ca. O ide­al é usá­lo quan­do a ter­ra es­ti­ver com­pac­ta­da pe­las se­gui­das ir­ri­ga­ções.

Tesoura de po­da: ela se­rá ne­ces­sá­ria pa­ra que as fo­lhas se­jam co­lhi­das in­di­vi­du­al­men­te e de ma­nei­ra cor­re­ta, sem atra­pa­lhar o cres­ci­men­to das de­mais par­tes da hor­ta­li­ça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.