PES­QUI­SA FEI­TA PE­LA UNI­VER­SI­DA­DE FE­DE­RAL DE PER­NAM­BU­CO DES­CO­BRIU QUE UMA ES­PÉ­CIE DE MORCEGO ES­TÁ SE ALIMENTANDO DE SAN­GUE HU­MA­NO!

O Poder dos Alimentos - - CIÊNCIA & SAÚDE -

Os mor­ce­gos da es­pé­cie Diphyl­la ecau­da­ta (co­nhe­ci­do co­mo morcego vam­pi­ro de per­nas pe­lu­das) co­me­ça­ram a se ali­men­tar de san­gue hu­ma­no! O fa­to foi des­co­ber­to por pesquisadores da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Per­nam­bu­co (UFPE), que ana­li­sa­ram 15 amos­tras de DNA do ani­mal, cons­ta­tan­do que três de­las con­ti­nham tra­ços de san­gue hu­ma­no. Até en­tão, era sa­bi­do que o morcego se ali­men­ta­va do san­gue de aves, po­rém os ci­en­tis­tas acre­di­tam que, de­vi­do a mu­dan­ças cau­sa­das pe­lo ho­mem no am­bi­en­te, as po­pu­la­ções de aves vêm di­mi­nuin­do, fa­zen­do com que o morcego pro­cu­re no­vas for­mas pa­ra se ali­men­tar.

Um dos prin­ci­pais pe­ri­gos cau­sa­dos pe­los mor­ce­gos é a trans­mis­são de do­en­ças, co­mo a rai­va. Após qual­quer con­ta­to com o ani­mal, de­ve-se bus­car au­xí­lio em pos­tos de saú­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.