O me­lhor pa­ra ca­da ida­de

Es­co­lher o chá vai além do gos­ti­nho e da oca­sião: a op­ção cer­ta é ca­paz de fa­zer mi­la­gres pa­ra mu­lhe­res de 20, 30, 40 e 50+ anos. Con­fi­ra!

O Poder dos Alimentos - - NEWS -

Em ca­da fa­se da vi­da, as mu­lhe­res pre­ci­sam aten­der a de­ter­mi­na­das ne­ces­si­da­des pa­ra fa­vo­re­cer o bom fun­ci­o­na­men­to do or­ga­nis­mo e, cla­ro, pa­ra aju­dar no ema­gre­ci­men­to. É nes­sa ho­ra que as er­vas en­tram em ação! Con­fi­ra os pro­ble­mas mais co­muns em ca­da ida­de e ve­ja quais são os chás mais re­co­men­da­dos pa­ra vo­cê fa­zer as pa­zes com o es­pe­lho, es­ban­jan­do saú­de e dis­po­si­ção.

20 anos SEU COR­PO: nes­sa ida­de, as mu­lhe­res ten­dem a so­frer com os sin­to­mas da TPM, que afe­tam o hu­mor e o ape­ti­te. Em ge­ral, o me­ta­bo­lis­mo es­tá tra­ba­lhan­do de for­ma equi­li­bra­da, mas se o es­ta­do emo­ci­o­nal não es­ti­ver sob con­tro­le, vo­cê cor­re o ris­co de pro­cu­rar re­fú­gio nos ali­men­tos, o que po­de pre­ju­di­car a di­e­ta.

VO­CÊ PRE­CI­SA: além de mais dis­po­si­ção pa­ra o dia a dia e pa­ra en­fren­tar a ma­ra­to­na de exer­cí­ci­os fí­si­cos, é ne­ces­sá­rio com­ba­ter o es­to­que de gor­du­ra, pois é nes­sa fai­xa etá­ria que as com­pli­ca­ções com o ga­nho do peso po­dem sur­gir e até se tor­na­rem pe­ri­go­sas.

PA­RA BE­BER: du­ran­te o dia, apos­te no chá ver­de, que po­de ser con­su­mi­do na quan­ti­da­de má­xi­ma de 1 li­tro, até às 17h. À noi­te, to­me 1 xí­ca­ra (200ml) de chá de hibisco, que aju­da a sa­ci­ar a fo­me.

OU­TROS ALI­A­DOS: o lei­te e seus de­ri­va­dos pos­su­em uma subs­tân­cia cha­ma­da trip­to­fa­no, que ga­ran­te sen­sa­ção de bem-es­tar. Já pa­ra bar­rar as gor­du­ri­nhas, con­te com o po­der do cál­cio. Mas cui­da­do: pa­ra não de­to­nar a di­e­ta, in­vis­ta nos la­ti­cí­ni­os des­na­ta­dos. “Crie no­vos há­bi­tos, co­mo in­se­rir no car­dá­pio ali­men­tos in­te­grais e fru­tas, e pra­ti­car ati­vi­da­de fí­si­ca”, com­ple­ta a nu­tri­ci­o­nis­ta Ka­ro­lin­ne Har­tung, nu­tri­ci­o­nis­ta.

30 anos SEU COR­PO: o or­ga­nis­mo começa a sen­tir os pri­mei­ros si­nais de mu­dan­ças co­mo, por exem­plo, o de­sa­ce­le­ra­men­to do me­ta­bo­lis­mo. Com is­so, a quei­ma de ca­lo­ri­as pas­sa a ser mais de­mo­ra­da, o que pre­ju­di­ca o su­ces­so da per­da de peso. Sem con­tar que os ra­di­cais li­vres po­dem fa­vo­re­cer o en­ve­lhe­ci­men­to pre­co­ce das cé­lu­las, e o re­sul­ta­do vo­cê vai per­ce­ber na pe­le e na ba­lan­ça.

VO­CÊ PRE­CI­SA: au­men­tar as de­fe­sas do cor­po e tur­bi­nar a quei­ma ca­ló­ri­ca são es­sen­ci­ais pa­ra ga­ran­tir o ema­gre­ci­men­to e a be­le­za aos 30. Ou­tro cui­da­do que de­ve ser to­ma­do são com os hormô­ni­os, que ten­dem a des­con­tro­lar o peso.

PA­RA BE­BER: de ma­nhã, o ide­al é in­ge­rir 1/2 li­tro de chá de ca­va­li­nha ou chá ver­de. À tar­de, as su­ges­tões da nu­tri­ci­o­nis­ta Ka­ro­lin­ne são 1/2 li­tro de chá de me­lis­sa ou er­va-do­ce. An­tes de dor­mir, ex­pe­ri­men­te 1 xí­ca­ra (200ml) de chá de hibisco.

OU­TROS ALI­A­DOS: fru­tas co­mo amo­ra, mo­ran­go, uva e ou­tras de co­lo­ra­ção aver­me­lha­da são fun­da­men­tais no com­ba­te aos ra­di­cais li­vres. Quan­do con­su­mi­das re­gu­lar­men­te, evi­tam o en­ve­lhe­ci­men­to pre­co­ce das cé­lu­las, cui­dan­do até da be­le­za dos ca­be­los, da pe­le e das unhas.

40 anos SEU COR­PO: é uma fa­se cheia de trans­for­ma­ções hor­mo­nais. Al­gu­mas mu­lhe­res, in­clu­si­ve, já co­me­çam a so­frer com os pri­mei­ros sin­to­mas da me­no­pau­sa. Além dis­so, acon­te­ce uma gran­de per­da de co­lá­ge­no, o me­ta­bo­lis­mo fi­ca len­to e a quei­ma de gor­du­ra po­de fi­car com­pro­me­ti­da.

VO­CÊ PRE­CI­SA: fa­vo­re­cer o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co do seu cor­po, ace­le­rar a quei­ma de ca­lo­ri­as, es­ti­mu­lar a elas­ti­ci­da­de de sua pe­le, for­ta­le­cer os mús­cu­los e re­gu­la­ri­zar os ní­veis hor­mo­nais, ga­ran­tin­do as­sim bem-es­tar e mais dis­po­si­ção.

PA­RA BE­BER: pe­la ma­nhã, va­rie os di­as da se­ma­na com 1/2 li­tro de chá ver­de ou de ca­va­li­nha. En­tre o al­mo­ço e o jan­tar, apos­te em 1/2 li­tro de chá de car­que­ja. Se de­se­jar fa­zer a ceia, o ide­al é be­ber 1 xí­ca­ra (200ml) de chá de hibisco.

OU­TROS ALI­A­DOS: as er­vas vão aju­dar a com­ba­ter os mai­o­res pro­ble­mas que sur­gem aos 40 anos, mas vo­cê po­de in­ves­tir ain­da em ali­men­tos co­mo so­ja, ge­la­ti­na di­et, ra­ção hu­ma­na e amo­ra pre­ta.

50 anos + SEU COR­PO: é nes­sa fai­xa etá­ria que acon­te­ce uma sig­ni­fi­ca­ti­va per­da de mas­sa mus­cu­lar, au­men­tan­do as­sim a con­cen­tra­ção de gor­du­ra no cor­po. As irregularidades no pe­río­do mens­tru­al tam­bém são in­ten­sas, bem co­mo a de­fi­ci­ên­cia do hormô­nio es­tro­gê­nio.

VO­CÊ PRE­CI­SA: con­tro­lar os sin­to­mas da me­no­pau­sa, es­ti­mu­lar o com­ba­te às gor­du­ri­nhas, to­ni­fi­car a mus­cu­la­tu­ra e cui­dar da cir­cu­la­ção san­guí­nea. Pa­ra is­so, é ne­ces­sá­rio ali­ar er­vas po­de­ro­sas à boa ali­men­ta­ção e exer­cí­ci­os fí­si­cos.

PA­RA BE­BER: no ca­fé de ma­nhã, apos­te em 1/2 li­tro de chá ver­de. An­tes do al­mo­ço, pro­cu­re in­ge­rir 1/2 xí­ca­ra (100ml) de chá de gengibre. À tar­de, a nu­tri­ci­o­nis­ta re­co­men­da 1/2 li­tro de chá de cen­te­lha asiá­ti­ca, que tam­bém vai au­xi­li­ar na di­mi­nui­ção da ce­lu­li­te. No fim da noi­te, vo­cê po­de to­mar 1 xí­ca­ra (200ml) de chá de hibisco pa­ra man­ter o estô­ma­go pre­en­chi­do.

OU­TROS ALI­A­DOS: a so­ja e seus de­ri­va­dos são óti­mos ali­men­tos pa­ra quem de­se­ja en­fren­tar a me­no­pau­sa sem re­cor­rer à re­po­si­ção hor­mo­nal. Além dis­so, grãos e se­men­tes são re­co­men­da­dos con­tra a pri­são de ven­tre e a fo­me exa­ge­ra­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.