Che­ga de có­li­ca

Mens­tru­al ou in­tes­ti­nal, es­sa dor po­de ser ali­vi­a­da com aju­da das er­vas

O Poder dos Alimentos - - NEWS -

As có­li­cas ocor­rem de­vi­do à con­tra­ção da mus­cu­la­tu­ra li­sa que for­ma ór­gãos co­mo o estô­ma­go, in­tes­ti­nos e úte­ro.

Cer­ca de 50% das mu­lhe­res já so­fre­ram com es­se incô­mo­do. Is­so acon­te­ce por cau­sa da pros­ta­glan­di­na, uma subs­tân­cia pre­sen­te no or­ga­nis­mo fe­mi­ni­no. “Du­ran­te a mens­tru­a­ção, o úte­ro li­be­ra com o san­gue mens­tru­al gran­des quan­ti­da­des de pros­ta­glan­di­nas, que faz com que ele se con­traia cau­san­do a dor da có­li­ca, em al­guns ca­sos tão for­te que a mu­lher aca­ba des­mai­an­do. Co­mo na ado­les­cen­te o úte­ro é pe­que­no e mui­to fe­cha­do, a pros­ta­glan­di­na de­mo­ra mais tem­po pa­ra ser eli­mi­na­da, pro­vo­can­do mais dor”, ex­pli­ca a gi­ne­co­lo­gis­ta Ma­ra Di­e­go­li. Já a có­li­ca in­tes­ti­nal po­de ser cau­sa­da por maus há­bi­tos ali­men­ta­res, ga­ses ou in­fec­ções. Nos dois ca­sos, é pre­ci­so fi­car aten­to à frequên­cia e à in­ten­si­da­de das do­res e se elas es­tão acom­pa­nha­das de ou­tros sin­to­mas, co­mo au­men­to do flu­xo mens­tru­al ou mu­dan­ça brus­ca no fun­ci­o­na­men­to do in­tes­ti­no.

A có­li­ca, quan­do mo­de­ra­da ou le­ve, po­de ser ali­vi­a­da com um chá quen­te, uma mas­sa­gem ou mes­mo uma bol­sa de água quen­te so­bre a re­gião ab­do­mi­nal. Po­rém, se a dor per­sis­tir por mui­to tem­po ou for de in­ten­si­da­de fo­ra do co­mum, é im­pres­cin­dí­vel pro­cu­rar aju­da mé­di­ca.

DI­CAS:

Pra­ti­que exer­cí­ci­os ae­ró­bi­cos, is­so aju­da a ali­vi­ar a có­li­ca le­ve ou mo­de­ra­da.

Quan­do es­ti­ver com có­li­cas, co­lo­que uma bol­sa de água quen­te ou uma to­a­lha aque­ci­da so­bre a re­gião ab­do­mi­nal. O ca­lor aju­da a ir­ri­gar a re­gião, re­la­xa a mus­cu­la­tu­ra e di­mi­nui o im­pac­to das con­tra­ções.

Du­ran­te o pe­río­do pré-mens­tru­al, evi­te a in­ges­tão de ali­men­tos que re­tar­dem o trân­si­to in­tes­ti­nal ou pro­vo­quem fer­men­ta­ção.

Be­ba bas­tan­te água.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.