CULTURA E PRAI­AS PARADISÍACAS EM ST. PETE E CLE­ARWA­TER

Qual Viagem - - FLÓRIDA -

En­tre a Baía de Tam­pa e o Golfo do Mé­xi­co, há uma pe­nín­su­la com 56 km de prai­as de areia bran­qui­nha e mar azul tur­que­sa cris­ta­li­no. O des­ti­no de Cle­arwa­ter e St. Pe­ters­burg (mais co­nhe­ci­da co­mo St. Pete) fi­ca a me­nos de 100 km de La­ke­lan­deéa me­lhor op­ção pa­ra quem quer cur­tir o li­to­ral a par­tir de Or­lan­do e da Flórida Cen­tral. Ali é pos­sí­vel en­con­trar du­as prai­as pre­mi­a­das: SaintPe­teBe­a­chf oi elei­ta em 2017 a ter­cei­ram elhor­pr ai­a­dos Es­ta­dos Uni­dos pe­lo Trip ad vi­sor, en­quan­to que Cle­arwa­ter Be­a­ch fi­cou em quar­to lu­gar.

A lis­ta de prai­as in­crí­veis não pa­ra por aí. Há ain­da as de Pass-a-gril­le, Fort de So­to, Ma­dei­ra Be­a­ch e mui­tas ou­tras, além de Ca­la­de­si e Ho­ney­mo­on, du­as ilhas que guar­dam uma his­tó­ria cu­ri­o­sa. Elas for­ma­vam uma úni­ca ilha, até que, em 1921, um fu­ra­cão se­pa­rou-a em du­as. Pro­te­gi­das por par­ques es­ta­du­ais, Ca­la­de­si e Ho­ney­mo­on são ver­da­dei­ros re­fú­gi­os na­tu­rais.

Já Cle­arwa­terBea ché um dos lugares mais agi­ta­dos do des­ti­no. Alar­ga fai­xa de areia e a ave­ni­da à bei­ra-mar, re­ple­ta de hotéis e res­tau­ran­tes de pei­xes e fru­tos do mar, dei­xam es­sa praia ain­da mais con­vi­da­ti­va aos tu- ris­tas. O mar trans­pa­ren­te e cal­mo é óti­mo pa­ra um mer­gu­lho, prin­ci­pal­men­te du­ran­te o ve­rão, quan­do a água fi­ca bem mor­na. Jo­gue uma par­ti­da de vô­lei de praia, to­me um sor­ve­te e cur­ta o be­lo pôr-do-sol so­bre o Golfo do Mé­xi­co a par­tir do Pi­er 60.

A região tem mui­to mais a ofe­re­cer do que al­gu­mas das me­lho­res prai­as do país. A co­me­çar pe­lo Cle­arwa­ter Ma­ri­ne Aqua­rium (CMA), um cen­tro de res­ga­te e re­a­bi­li­ta­ção de ani­mais ma­ri­nhos e lar do gol­fi­nho mais fa­mo­so do mun­do, Win­ter, que já es­tre­lou em dois fil­mes. Além de ofe­re­cer ex­pe­ri­ên­ci­as úni­cas, o CMA bus­ca ins­pi­rar pessoas de to­do o mun­do com as

his­tó­ri­as dos ani­mais res­ga­ta­dos.

Tão im­per­dí­vel quan­to as prai­as, a área de Down­town St. Pete, ba­nha­da pe­la Baía de Tam­pa, a 30 km de Cle­arwa­ter, tem boa gas­tro­no­mia, vi­da no­tur­na, com­pras e atra­ções cul­tu­rais. Um dos mai­o­res des­ta­que é o Da­lí Mu­seum, que abri­ga a mai­or co­le­ção de qua­dros do ar­tis­ta sur­re­a­lis­ta Sal­va­dor Da­lí fo­ra da Es­pa­nha – o acer­vo tem mais de 2.000 itens. A pou­cos quar­tei­rões de dis­tân­cia, o Chihuly Col­lec­ti­on é uma ga­le­ria de ar­te que ex­põe im­pres­si­o­nan­tes obras em vi­dro as­si­na­das por Da­le Chihuly, re­fe­rên­cia mun­di­al nes­se ti­po de tra­ba­lho. No Mo­re­an Arts Cen­ter, vo­cê po­de ver ar­tis­tas em ação fa­zen­do ob­je­tos de vi­dro so­pra­do.

Mes­mo com as ru­as la­de­a­das por pal­mei­ras, o cen­tro de St. Pete tem uma ca­ra bem ur­ba­na, com al­guns pré­di­os mais al­tos e mu­ros gra­fi­ta­dos. Há tam­bém mui­tos res­tau­ran­tes e lo­jas. Uma com­bi­na­ção dos dois po­de ser en­con­tra­da no Sun­di­al, que abri­ga ain­da o Lo­ca­le Mar­ket, um mer­ca­do de al­ta gas­tro­no­mia no es­ti­lo dos en­con­tra­dos na Eu­ro­pa, on­de vo­cê po­de com­prar in­gre­di­en­tes de pri­mei­ra qua­li­da­de ou fa­zer óti­mas re­fei­ções. A on­da das cer­ve­ja­ri­as ar­te­sa­nais tam­bém che­gou à região, e em St. Pete exis­tem vá­ri­as de­las, co­mo a 3 Daugh­ters Craft Brewing. Há até uma tri­lha da cer­ve­ja, a “Gulp Co­ast”, que per­cor­re to­da a região em de­ze­nas des­ses es­ta­be­le­ci­men­tos.

St. Pete e Cle­arwa­ter são ape­nas du­as das 24 ci­da­des à bei­ra-mar do des­ti­no. Pa­ra co­nhe­cer me­lhor o lo­cal, a di­ca é se­guir sen­ti­do sul pe­la cê­ni­ca Gulf Bou­le­vard, via li­to­râ­nea que cru­za a cos­ta, de Cle­arwa­ter Be­a­ch a Saint Pete Be­a­ch. Se pre­fe­rir, há tam­bém bal­sas que per­cor­rem es­se tre­cho. A jor­na­lis­ta vi­a­jou a con­vi­te do Vi­sit Flo­ri­da, em par­ce­ria com Vi­sit Or­lan­do, Vi­sit Cen­tral Flo­ri­da e Vi­sit St. Pete/cle­arwa­ter, e com a pro­te­ção do se­gu­ro-vi­a­gem da GTA - Glo­bal Tra­vel As­sis­tan­ce.

Cle­arwa­ter Be­a­ch com o Pi­er 60 (à es­quer­da), o Da­lí Mu­seum e a ga­le­ria Chihuly Col­lec­ti­on (no cen­tro) e o Lo­ca­le Mar­ket e a área de Down­town St. Pete (à di­rei­ta).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.