GHENT – Uma gos­to­sa vol­ta ao pas­sa­do

Qual Viagem - - BÉLGICA -

Qu­ar­ta mai­or ci­da­de bel­ga e im­por­tan­te re­du­to uni­ver­si­tá­rio do país, con­tras­ta com a agi­ta­ção de Bru­xe­las e com­bi­na com o char­me de Bru­ges. Tam­bém é cor­ta­da por mui­tos ca­nais e pre­ser­va o ar me­di­e­val do sé­cu­lo 7, quan­do foi fun­da­da ao re­dor das igre­jas St. Ba­vo e St. Ni­cho­las. Os prin­ci­pais atra­ti­vos es­tão con­cen­tra­dos no cen­tro his­tó­ri­co. São eles:

Ko­ren­markt – Prin­ci­pal pra­ça da ci­da­de e pon­to de par­ti­da pa­ra os pas­sei­os. Gra­vens­te­en (Cas­te­lo dos Con­des) – Cons­truí­do no sé­cu­lo 12, fi­ca bem no cen­tro da ci­da­de. Ser­viu até o sé­cu­lo 14 co­mo re­si­dên­cia dos Con­des de Flan­dres. An­tes de ser ad­qui­ri­do pe­la ci­da­de, em 1885, fun­ci­o­nou co­mo pri­são e até co­mo uma fá­bri­ca. Sím­bo­lo da épo­ca me­di­e­val, fi­ca ao re­dor de be­los ca­nais. Aber­to pa­ra vi­si­ta­ção, gu­ar­da re­lí­qui­as co­mo ins­tru­men­tos de tor­tu­ra e uma gui­lho­ti­na.

Cam­pa­ná­rio – Uma das três tor­res me­di­e­vais com vis­ta pa­no­râ­mi­ca pa­ra o cen­tro da ci­da­de, tem 91 me­tros de al­tu­ra e foi tom­ba­do co­mo Pa­trimô­nio His­tó­ri­co pe­la Unes­co. Foi cons­truí­do en­tre os anos de 1313 e 1380.

Ca­te­dral de São Ba­vo – Sua im­po­nen­te fa­cha­da im­pres­si­o­na. A cons­tru­ção da­ta de 1559 e mis­tu­ra os es­ti­los bar­ro­co, gó­ti­cos e ro­mâ­ni­co. É um dos car­tões-pos­tais da ci­da­de.

Ko­ren­lei e Gras­lei – Lo­cais pa­ra pa­rar e apre­ci­ar. Ou, me­lhor, sen­tar em um dos ca­fés e res­tau­ran­tes do lu­gar, pe­dir uma be­bi­da a cur­tir o movimento. O ce­ná­rio in­clui an­ti­gas cons­tru­ções co­lo­ri­das.

Pon­te St. Mi­cha­el – Lu­gar com uma das vis­tas mais lin­das da ci­da­de.

Vrij­dag­markt – Pra­ça gran­di­o­sa, foi pal­co da vi­da so­ci­al e po­lí­ti­ca da ci­da­de no pas­sa­do. Atu­al­men­te, é pon­to de en­con­tro nos seus vá­ri­os ca­fés e res­tau­ran­tes. Um mer­ca­do fun­ci­o­na no lo­cal às sex­tas e sá­ba­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.