Qual Viagem

Huaca Pucllana: passado e presente não revelados

-

Do que se acreditava ser uma montanha em meio ao moderno bairro de Miraflores, em Lima, se descobriu, 30 anos atrás, uma imensa construção, datada entre 200 e 700 d.c. Aos poucos, a remoção do imenso véu de pedra e areia foi revelando Huaca Pucllana – complexo administra­tivo e sagrado de uma civilizaçã­o pré-inca.

Erguido ao longo de três séculos, todo feito de tijolos crus de argila, dispostos lado a lado, a área continua a exigir intenso trabalho dos pesquisado­res envolvidos. As condições climáticas da cidade favorecem a constância das escavações e explicam o motivo de o adobe nunca ter se desfeito ao longo de milhares anos: Lima recebe apenas 30 minutos de chuva por ano, ainda assim, em forma de garoa. Até mesmo as ruas da cidade são desprovida­s de sistemas de chuva e as casas, em sua grande maioria, são cobertas apenas por lajes de concreto.

A Huacca Pucllana tem 150 mil metros quadrados e se divide em dois setores: o primeiro, administra­tivo e o segundo, o da pirâmide (na verdade, mais trapezoida­l, pois não se eleva a um único topo), com atinge 23 metros de altura. No local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil