Qual Viagem

COZUMEL

- Por Cláudio Lacerda Oliva

É um dos destinos mais desejados do México por suas paisagens naturais e pelos incríveis recifes de coral.

Um dos destinos mais completos e desejados do México é a ilha de Cozumel que está localizada no Caribe Mexicano, próxima a Cancun, conhecida pela beleza de seus recifes de coral, que tornaram-se famosos depois da visita de Jacques Cousteau na década de 60. Desde então o turismo por lá cresceu muito, e hoje existem vários resorts, clubes de praia, lojas de artesanato e de grifes internacio­nais, restaurant­es, e parques.

Graças à sua grande biodiversi­dade marinha, é considerad­o um local ideal para praticar mergulho. Os grandes bancos de recifes que formam os jardins subaquátic­os vivos abrigam uma rica e variada fauna marinha. Além de oferecer paisagens espetacula­res, possui uma grande variedade de atividades de ecoturismo, como tirolesa, rapel, kitesurf, windsurf, surf, nado com golfinhos, mergulho, pesca, golfe, passeios de moto, bicicletas, canoas e caiaques.

Lugares como o Parque Nacional de Chankanaab, a Zona Arqueológi­ca de San Gervasio ou o Submarino Atlantis, o levarão pelas profundeza­s do mar, são algumas das coisas que farão você se apaixonar por Cozumel. Mergulhe nas águas cristalina­s para descobrir o segundo maior recife de coral do mundo, o Great Mesoameric­an Reef, uma das áreas mais completas do mundo para mergulho.

Passear por todo o recife do paraíso e desfrutar do brilho dos peixes coloridos que se aglomeram ao seu lado, ou viver a experiênci­a de mergulhar durante a noite para descobrir as novas formas de aventura.

Outra experiênci­a única é visitar o Yucab, um dos maiores recifes do continente. Visite as tartarugas no recife de Santa Rosa. Palancar não pode ser perdido; é um dos recifes de corais mais espetacula­res do Caribe. Termine com Maracaibo e Barracudas, os mais extremos, com fortes correntes e os mais difíceis de acessar.

Cultive sua sensibilid­ade em um mergulho livre ao redor da lagoa de Chankanaab, onde há navios naufragado­s e onde está o Cristo de Cozumel, que atrai grandes grupos de peixes que se amontoam ao redor com a passagem de enormes arraias e tartarugas.

O litoral oeste da Ilha, voltado ao continente, é uma grande barreira de corais. Essa barreira começa em Cozumel e vai até Honduras, sendo considerad­a a segunda maior do mundo, atrás apenas da Grande

Barreira Australian­a. Portanto mergulhar por lá é uma das principais atrações. Em Cozumel há várias empresas que oferecem os mergulhos, mas a Blue Magic é uma das mais completas.

Cozumel é também um dos maiores destinos de cruzeiros marítimos do mundo, que fazem viagem para os Estados Unidos, Bahamas e para diversos países do Caribe. A Ilha é a terceira maior do país, e as opções de diversão para os turistas são muitas. Além dos mergulhos já citados, os turistas podem explorar ruínas, visitar praias desertas, realizar pescaria esportiva, além de contar com ótimas opções de gastronomi­a e um dos mais completos parques hoteleiros do México.

SÍTIO ARQUEOLÓGI­CO DE SAN GERVÁRIO

Com extensão total de 56 km, existe uma rodovia asfaltada, que circunda toda a ilha pela costa. Ela tem boas ciclovias em vários trechos. Esse passeio, pode ser completado em um dia onde você terá a oportu-

nidade de passear por praias deslumbran­tes, mirantes e, no centro da ilha, visitar o sítio arqueológi­co de San Gervásio.

O tour pode ser feito em carro, moto e, para os mais animados, de bicicleta. Existem também empresas de receptivo que realizam o passeio com guias. A sugestão é que o tour seja feito no sentido horário, porque as ruínas de San Gervásio - são o primeiro ponto de parada - Elas fecham religiosam­ente às 15h30. Assim, se deixar para o final não dará tempo de conhecê-la.

A DEUSA IXCHEL E A FERTILIDAD­E

Cozumel foi um importante local durante o apogeu do povo maia. Era local de culto à deusa da fertilidad­e, chamada de Ixchel. Todos os anos, eram realizadas peregrinaç­ões em seu louvor. Toda a ilha era cortada por sacbés - caminho branco, em maia - que eram estradas com revestimen­to branco para refletir a luz da lua e permitir viagens noturnas.

RUÍNAS: O MAIOR PATRIMÔNIO HISTÓRICO

As ruínas maias de San Gervasio, ficam no maior manto permanente de água doce da ilha, uma bênção para os antigos habitantes que sobreviver­am sem escassez graças a ela. O local fazia parte da extensa rede comercial da região e mostra a integração dos habitantes com a natureza. Andar pelos caminhos brancos que comunicam os diferentes conjuntos arquitetôn­icos do território que por séculos recolheu os passos dos peregrinos. Visite também as ruínas de El Cedral, o local sagrado que representa o primeiro assentamen­to maia na ilha. As ruínas não são as mais impression­antes do México, nem mesmo da região, mas vale a pena visitá-la.

Outra experiênci­a interessan­te é visitar o Museu de La Isla que oferece quatro salas com exposições permanente­s sobre a geomorfolo­gia, corais, outras espécies animais e a história da ilha. É bem fácil de chegar. Está no Malecón, na avenida beira mar, bem próximo à praça central.

Alguns passeios impression­am pelo colorido e pelos degradês das águas do mar que cercam a ilha. A Playa Corona é uma barreira de corais que oferece ao visitante a possibilid­ade de realizar mergulhos e experiên-

cia única das paisagens do fundo do mar. Não perca a chance de visitar o El Cielo – um banco de areia repleto de estrelas do mar. A impressão é de você ter acabado de aterrizar no céu, tamanha a beleza das areias brancas e fofas, das muitas estrelas do mar e da água turquesa que cerca esse local. Em Punta Molas, vale visitar o farol, e no caminho realizar uma parada nas lagoas próximas. Punta Moras é o local de passeio mais distante do centrinho de cozumel.

AS SAUNAS DE TEMAZACAL

Temazcal é uma sauna de origem pré-hispânica, que mistura o banho de vapor com um ritual de meditação e reflexão. É realmente uma experiênci­a única. O vapor do banho ajuda a liberar toxinas e gordura, fazendo você sentir-se totalmente relaxado revitaliza­ndo corpo e alma.

A BELEZA ÍMPAR DE PUNTA SUR

A Punta Sur, como nome diz, é o ponto mais ao sul de Cozumel. É um parque estadual, onde há praias e lagoas. O Farol Celarain também fica aqui, onde do topo tem-se uma completa visão da ilha. Talvez seja um dos lugares mais bonitos de Cozumel. É cobrada a entrada, e inclui um passeio de barco em uma das lagoas onde é possível avistar crocodilos. No local é possível fazer snorkel, caiaque, ou apenas relaxar em redes à beira da praia. Há serviço de restaurant­es. Vale passar um dia inteiro por aqui.

Para curtir calmamente a cidade, vale caminhar ao longo do calçadão à beira-mar apreciando as belas esculturas e mirantes, o riso das crianças e o passeio romântico dos casais que andam de mãos dadas refletindo a doçura do azul turquesa do Caribe que se expande para os outros cantos do mundo.

Caminhe pela praça central e prove a noite um sorvete artesanal feito com frutas in natura. Vale comer também os famosos churritos uma guloseima local deliciosa. Sente-se em um banco sob as enormes palmeiras e as poincianas reais que lhe dão a laranja de suas flores e admire o por do sol, além de ver a partida de inúmeros cruzeiros em direção a outros destinos.

Explore as lojas e galerias que oferecem as criações artísticas do povo de Cozumel, e leve para casa uma lembrança que você se lembrar de sua visita. Escolha um restaurant­e que lhe ofereça o melhor da comida gastronomi­a típica e encante-se com o povo local, que é acolhedor e solicito. Visitar Cozumel é isso. Desligar-se da rotina do trânsito, das eternas mensagens de celular, das notícias ruins dos telejornai­s. Visitá-la é acima de tudo estar conectado diretament­e com a natureza, praticando um mergulho, pescando, nadando em lagoas, andando de biki ou simplesmen­te observado coisas simples com um céu recheado de estrelas e um por do sol inesquecív­el. Tente combinar a sua visita a ilha com Cancun. Recomendam­os ficar em Cozumel no mínimo três noites. Viste também Playa Del Carmen, um destino mais descolado e agitado. Se tiver tempo explore os parques de Xcaret e conheça os principais destinos históricos e de praia da Riveira Maia. Confira!

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? esquerda, Praia Chen Rio, de areia branquinha e águas cristalina­s. À direita, mergulho para explorar um dos incríveis recifes de corais de Cozumel. Abaixo, o Parque Chankanaab, parque nacional marinho repleto de belezas naturais.
esquerda, Praia Chen Rio, de areia branquinha e águas cristalina­s. À direita, mergulho para explorar um dos incríveis recifes de corais de Cozumel. Abaixo, o Parque Chankanaab, parque nacional marinho repleto de belezas naturais.
 ??  ??
 ??  ?? Ao lado, mergulho perto de um navio naufragado. Abaixo, da esquerda para a direita, as ruínas maias de San Gervasio e a Playa Corona, uma das mais paradisíac­as do destino.
Ao lado, mergulho perto de um navio naufragado. Abaixo, da esquerda para a direita, as ruínas maias de San Gervasio e a Playa Corona, uma das mais paradisíac­as do destino.
 ??  ?? Praia de Punta Sur, um dos lugares mais bonitos da ilha. Abaixo, turistas passeiam pelo tranquilo calçadão à beira-mar.
Praia de Punta Sur, um dos lugares mais bonitos da ilha. Abaixo, turistas passeiam pelo tranquilo calçadão à beira-mar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil