Ma­té­ria do mês: Misturas rá­pi­das

Se­te ma­nei­ras di­fe­ren­tes pa­ra pre­pa­rar car­ne e va­ri­ar a re­fei­ção da fa­mí­lia

Receita Minuto - - ÍNDICE DE RECEITAS -

Co­zi­nhar a mis­tu­ra pa­ra to­dos os di­as da se­ma­na, va­ri­an­do apre­sen­ta­ção e sa­bor não é ta­re­fa fá­cil. Se vo­cê fi­ca sem­pre em dú­vi­da na ho­ra de pre­pa­rar o car­dá­pio da fa­mí­lia, sai­ba que is­so po­de ser mais sim­ples do que se ima­gi­na. Con­fi­ra 7 su­ges­tões e ano­te as di­cas pa­ra ca­da ti­po de preparo:

1 Em bi­fes Evi­te mar­te­lar bi­fes, pois as fi­bras se rom­pem e is­so di­mi­nui o sa­bor. Vo­cê po­de ama­ci­ar a car­ne dei­xan­do em uma ma­ri­na­da com su­co de aba­ca­xi, lei­te de ma­mão ou cer­ve­ja por 10 mi­nu­tos. Ao fri­tar, evi­te fu­rar a car­ne com o gar­fo pa­ra não sair o su­co e fi­car du­ra. Pa­ra bi­fe ro­lê, bas­ta en­ro­lar a car­ne co­mo ro­cam­bo­le, co­lo­can­do den­tro ti­ras de ce­nou­ra, va­gem e ba­con, por exem­plo. Fe­char com pa­li­tos de den­tes e co­zi­nhar na pa­ne­la de pres­são com tem­pe­ros e to­ma­te pi­ca­do pa­ra for­mar um mo­lho.

2 De pa­ne­la As me­lho­res op­ções de car­ne bo­vi­na pa­ra o preparo na pa­ne­la são acém, pi­ca­nha, la­gar­to, co­xão du­ro, co­xão mo­le, fral­di­nha e mús­cu­lo. As car­nes po­dem ser co­zi­das com vi­nho, cer­ve­ja ou re­fri­ge­ran­te de co­la pa­ra fi­ca­rem mais ma­ci­as e com um to­que es­pe­ci­al.

3 Moí­da A car­ne moí­da é mui­to prá­ti­ca e ver­sá­til. Po­de ser fei­ta ape­nas com tem­pe­ros ou com ou­tros ingredientes, co­mo ba­ta­ta, ce­nou­ra, abó­bo­ra, abo­bri­nha, ba­ta­ta- do­ce, be­rin­je­la, to­ma­te, va­gem, qui­a­bo, mi­lho, er­vi­lha etc. Lem­bre-se de sem­pre usar a car­ne moí­da em tem­pe­ra­tu­ra am­bi­en­te, sem ne­nhum pon­to con­ge­la­do, pa­ra não for­mar gru­mos. Com car­ne moí­da vo­cê ain­da pre­pa­ra almôn­de­gas, bo­lo de car­ne, ham­búr­guer e bo­li­nhos.

4 Es­pe­ti­nhos Os es­pe­ti­nhos são uma ou­tra for­ma de pre­pa­rar car­nes. Eles po­dem ser de car­ne bo­vi­na, suí­na e até de peixe. En­tre as car­nes bo­vi­nas, os cor­tes mais in­di­ca­dos são al­ca­tra, acém e ma­mi­nha. Já os tem­pe­ros mais uti­li­za­dos cos­tu­mam ser alho, sal, pi­men­ta, co­mi­nho e co­lo­rau. Vo­cê po­de in­ter­ca­lar os cu­bos de car­ne tem­pe­ra­dos com le­gu­mes no es­pe­to de ma­dei­ra pa­ra dei­xar mais char­mo­so e sa­bo­ro­so.

5 Pa­pil­lo­te Es­se ti­po de preparo é ide­al pa­ra as­sar fi­lés de peixe. Fa­ça um en­ve­lo­pe com pa­pel-alu­mí­nio e co­lo­que o peixe den­tro com tem­pe­ros, co­mo alho, ce­bo­la, azei­te, su­co de la­ran­ja ou de li­mão, sal e pi­men­ta. Fe­che bem e le­ve ao for­no. Os peixes mais in­di­ca­dos pa­ra es­se preparo são mer­lu­za, ba­de­jo e ro­ba­lo. Ro­de­las de alho-po­ró dão sa­bor es­pe­ci­al ao tem­pe­ro.

6 As­sa­da Pa­ra a car­ne não res­se­car en­quan­to es­ti­ver no for­no, não re­ti­re to­da sua gor­du­ra. Além dis­so, pre­fi­ra co­lo­car a ca­pa de gor­du­ra vi­ra­da pa­ra ci­ma. Se usar car­nes mais ma­gras, le­ve ao for­no co­ber­tas com pa­pel-alu­mí­nio, prin­ci­pal­men­te nos pri­mei­ros 30 mi­nu­tos. De­pois, vo­cê po­de re­ti­rar o pa­pel e dei­xar dou­rar a car­ne. Ou­tro tru­que é re­gar a car­ne com o mo­lho que fi­ca na fôr­ma en­quan­to as­sa. Se fi­zer pe­da­ços de frango no for­no, tem­pe­re com pó pa­ra cre­me de ce­bo­la. Fi­ca uma de­lí­cia!

7 Re­che­a­da Car­nes em pe­ça po­dem ser as­sa­das in­tei­ras, mas tam­bém fi­cam mui­to bo­ni­tas e sa­bo­ro­sas ao se­rem re­che­a­das an­tes de ir ao for­no. Abra a pe­ça de car­ne com uma fa­ca afi­a­da for­man­do uma man­ta, dis­tri­bua o re­cheio, en­ro­le co­mo ro­cam­bo­le e fe­che com pa­li­tos de den­tes ou amar­re com bar­ban­te cu­li­ná­rio. O re­cheio po­de ser uma fa­ro­fa, es­ca­ro­la re­fo­ga­da com ba­con ou ti­ras de lin­gui­ça ca­la­bre­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.